Tenho uma pajero Sport que quando atinge 70-80km e piso de leve no acelerador para manter a rotação o motor da uma falhada, engasga e o contagiro oscila. Se apertar o acelerador ela responde e não falha, mas ao voltar nesta velocidade e manter o giro volta a falhar. Esse problema é intermitente e acontece somente de vez em quando. Alguém pode me explicar o que pode ser? Aproveitando, alguém tem indicação de alguma oficina de confiança para indicar em Curitiba. Abs.
Meu caro, também tenho essa Pajero e também falha, porém é a 100 / 110 km/h. no meu caso acho que é o câmbio automático que fica oscilando entre a 4 marcha e o over drive, é uma falha muito chata e até hoje não consegui arrumar!
Meu caro, também tenho essa Pajero e também falha, porém é a 100 / 110 km/h. no meu caso acho que é o câmbio automático que fica oscilando entre a 4 marcha e o over drive, é uma falha muito chata e até hoje não consegui arrumar!
A minha falha é exatamente igual a sua!
A sua é automática?
Entre 4ª marcha e over drive? tens certeza? não seria entre 3ª e over drive??
Já levou na concessionaria, pode ser a programação do cambio...
Vamos lá:
Testei o câmbio e esta tudo ok, fora da Mit, o pessoal da Ramada (Mit aqui no RS) são completamente despreparados e desequipados e cobram 170 a hora, um roubo!
O câmbio da 2.8 hpe é diferente dos 2.5, não tem o botão do over drive, é um câmbio inteligente, que se ajusta conforme o piloto.
Arranca em 1, 2, 3 e 4. Após a quarta a uns 80 a 100km/h o giro cai uns 300 RPM (entra o over drive), como se engatássemos uma quinta no câmbio manual. Ai vem a minha falha, fica oscilando entre a quarta e o over drive (mais ou menos 300 rpm que oscila o conta giros). Se acelerar ou tirar o pé a viatura volta ao normal.
Vamos lá:
Testei o câmbio e esta tudo ok, fora da Mit, o pessoal da Ramada (Mit aqui no RS) são completamente despreparados e desequipados e cobram 170 a hora, um roubo!
O câmbio da 2.8 hpe é diferente dos 2.5, não tem o botão do over drive, é um câmbio inteligente, que se ajusta conforme o piloto.
Arranca em 1, 2, 3 e 4. Após a quarta a uns 80 a 100km/h o giro cai uns 300 RPM (entra o over drive), como se engatássemos uma quinta no câmbio manual. Ai vem a minha falha, fica oscilando entre a quarta e o over drive (mais ou menos 300 rpm que oscila o conta giros). Se acelerar ou tirar o pé a viatura volta ao normal.
Bem, pelo visto o Invecs II conta com o bloqueio de conversor de torque na 4ª marcha..
Não verifiquei essa questão da entrada de ar, mas hoje percebi que com o tanque cheio isso não acontece e acontece com o tanque de combustivel abaixo de 1/4, será que tem algo haver?
Alexandre, além da falha, meu cambio é automático e se comporta exatamente como vc descreveu.
Nesta 2a. feira um mecanico irá avaliar e posto o seu diagnóstico.
Aqui em Curitiba a hora na Mit é R$ 195,00!!! Um absurdo!
Abraços.
Carlos é automatica e oscila quando a rotação chega a 2.500 giros e o comportamento é mesmo descrito pelo Alexandre, parece que diminui uma marcha subindo o giro mais uns 300 rpms, vai e volta, fica oscilando. A velocidade é entre 100 e 110 km p/h.
Sim alexandre, o que aparentemente parecia problema de alimentação + o Cambio, foi constatado que é cambio e em algum componente eletronico. Após o carnaval vai para oficina para ver exatamente qual o problema. Valeu!
Tenho Pajero Sport HPE AT 2.8 Diesel 04/05 ... essa da foto ...
Comprei ela em 08/2010 ... com 75000 km (hodômetro)... fiz uma revisão no meu mecânico, tudo Ok ... em 09/2010 fiz uma viagem, rodei uns 2500km ... perfeito ... apenas um detalhe ... ao sair de ré do estacionamento do hotel, onde havia uma rampa, na descida, por umas duas vezes parece que ela "desengatou" a marcha e o carro simplesmente não ia prá frente nem prá trás ... achei estranho mas como nunca tive carro AT antes e tinha lido no manual que poderia ocorrer algo parecido em algumas situações não dei muita bola ...
Um fato curioso, foi após o retorno de outra viagem, onde fiz 500km e, chegando em casa desliguei o carro por uns instantes ... quando liguei novamente e fui dar uma saída percebi um aquecimento além do normal, na manhã seguinte vi que, do nada, tinha acabado a água do sistema do radiador ... simplesmente coloquei água novamente e o carro voltou a se comportar como antes ... nada demais, atualmente está baixando um pouso a água, de vez em quando ... sem maiores explicações ... a princípio pode ser em vazamento mínimo ainda não encontrado (???) ...
De lá prá cá ela vinha se comportando razoavelmente bem, até que, de meados de fevereiro prá cá percebi este problema que vcs relataram ... oscilação no giro na troca de marchas quando chega a 1900 giros ... ela fica "indo e voltando" no giro e na troca...
Também percebi que ela "meio que patinava" na troca de marchas quando estava em baixa rotação ... tipo cambio manual quando vc troca a marcha, acelera e ela "não anda" ...
Porém percebi tb que isso estava ocorrendo "eventualmente"... sexta-feira passada peguei a estrada novamente ... fis uns 400 km e ela se comportou normal ... sem nenhum problema, inclusive quanto à tal oscilação no giro / troca de marchas ...
Ontem porém, voltando dessa viagem, na estrada ela não estava se comportando como sempre, eu tentava acelerar e quando ela ia passar da 3. para a 4. marcha, o giro subia rapidamente de 2700 para 3500 rpm e ela não desempenhava, tanto com o Ar Condicionado ligado ou desligado ... isso me irritou bastante na viagem ... percebi que quanto mais rapidamente eu acelerava para forçar a troca, ela patinava ainda mais ... e não andava ... consegui contornar o problema (de certa forma), acelerando bem lentamente e quando via que ela ia patinar tirava um pouco o pé e acelerava devagar novamente ...
Quando cheguei em casa, parei em um lugar novamente numa rampa, com uma inclinação de uns 30 graus, coloquei a marcha no "P" desliguei o carro, fiz o que tinha que fazer, liguei o carro novamente, quando passei a marcha para o "D" tive que fazer uma certa força, pois parecia que havia travado, ela fez meio que um estalo, "tipo carro quando a embreagem não está boa" mas o cambio foi normalmente para a posição "D"...
Porém, quando tentei sair da rampa de ré, novamente ela estava desengatada, e só percebi isso na hora em que estava na rua, pois como ela desceu a rampa não pude perceber antes ...
Ao passar o cambio para o "D" e acelerar para sair, o giro não passava de 900 / 1000 rpm e andava muito lenta, tipo a 5km/h ... como na ocasião anterior depois de alguns segundo ela voltava a engatar ... tentei reengatar e sair, sem sucesso...
Depois de algumas tentativas e uns 100 metros a frente, sem sucesso, ela começou a fazer usn efeitos sonoros no motor e não ligou mais, ou seja, o motor não liga ... cheguei em casa de guincho!!! E estou muito preocupado, pois parece que o motor travou mesmo ...
O pior é que hoje é feriado na minha cidade, e não consegui falar com o mecânico, mas antes mesmo de falar com ele gostaria de saber se alguém pode me dar uma luz, sobre o que pode estar acontecendo ...
Aguardo retorno...
Obrigado.
Cristiano
Ps. Desculpe pela extensão do e-mail, mas fiz questão de detalhar o máximo possível!!!