Olá pessoal, recém comprei uma TR4 2007 AT, está com 87.000km qual seria o óleo ideal para o Clima de Santa Catarina?
O 10w40 que o pessoal mais usa ou o 20w40 do manual?
Versão Imprimível
Olá pessoal, recém comprei uma TR4 2007 AT, está com 87.000km qual seria o óleo ideal para o Clima de Santa Catarina?
O 10w40 que o pessoal mais usa ou o 20w40 do manual?
Jerry, bom dia.
Eu tenho uma TR4 2008 e uso nela 10w40.
Eu nunca entendi o por que o pessoal usa 10w40, nunca achei literatura técnica da Mit que faça essa orientação!
Eu uso na minha TR4 15w40! Me parece mais racional.
E com relação a marca, eu sou fã da Castrol! Principalmente do produto Magnatec!
Esse óleo é sem duvida fantástico.
Uso em todos os meus carros, eu sempre tive a TR4 e outro carro, para a família, Eu não vejo a hora de acabar a garantia do carro para colocar Magnatec neles, a ultima foi uma Spin, é impressionante a mudança que vc vê no motor na mesma hora que vc troca o óleo. O muda o som do motor, vc sente ele rodando mais macio, muda totalmente o desempenho, no Álcool então, o motor mesmo zero lembrava um motor diesel, com Magnatec ficou muito mais silencioso.
Desde que comprei a minha TR4 (2011) sempre uso o Lubrax Extremo 5w30, sem maiores problemas, baixar nível ou barulhos estranhos. Moro em Teresina, bem friozim aqui kkk...
Moro no Rio de Janeiro possuo uma tr4 2003 com 113k KM rodados e estou seriamente propenso a colocar o 15w40 semissintético que de acordo com o gráfico de temperaturas atende muito bem para a minha região onde o calor chega ao pico de 42ºC e sendo um óleo semissintético deve ter um maior poder de lubrificação, proteção e limpeza
Tem bastante informação desencontrada nesse tópico.
Quem tiver interesse em saber os princípios por detrás de um oleo multiviscoso, recomendo esse video:
Qual e o melhor oleo pro seu carro? (Ou: tudo que voce precisa saber sobre oleo) - YouTube
Muito esclarecedor. Em tempo, uso sintético 5w30 na minha TR4 (156.000km) e o motor funciona macio desde sempre.
O "30" é a viscosidade na temperatura de trabalho do motor, que independe da temperatura externa. Pode estar fazendo 40o ou 0o la fora, o sistema de arrefecimento do motor vai mante-lo na temperatura de serviço, nem mais, nem menos. Comento isso porque algumas pessoas pensam que em clima mais quente o motor trabalha mais quente e daí precisa de oleo mais grosso, o que não está certo. O motor vai trabalhar na temperatura de serviço, e nessa temperatura o óleo tem que ter a especificação certa.
Por outro lado, quando o motor está frio é o momento em que ocorre o maior desgaste, pois as peças estão frias, ainda não sofreram a dilatação térmica a e por isso o atrito e o desgaste são maiores. Nesse momento, quando vc dá a partida é importante que o óleo possa rapidamente alcançar a parte superior do motor, o que facilita se o oleo for um pouco mais fino. Por isso mudei a especificação do oleo da minha Tr4 de 10w30 para 5w30. Lembrando que o w significa "winter"(inverno) então o numero que vem antes do w é a viscosidade na fase fria.
Depois que o motor esquenta e atinge a temperatura de trabalho, a viscosidade será equivalente a 30 (igual nos dois oleos) e o fato do numero antes do w ser 5 ou 10 não faz mais diferença, ou seja, tanto o oleo 5w30 ou 10w30 vao ter a mesma viscosidade com o motor do carro quente (temperatura de trabalho).
Gui Marques
------------------
Mit Pajero TR4 (2010)
Alfa Romeo Spider Veloce (1976)
Gui,
Está corretíssimo. Permita-me adicionar algumas informações.
Além do SAE (Viscosidade) Ex: 5W30, é importante observar o API, Ex.: API-SN.
Se não me engano a TR4, pede óleo '40", então o ideal seria utilizar o 5W-40 para melhor "Selagem do motor" e evitar baixar óleo pelas folgas naturais dos componentes do motor.
De acordo com o API (Instituto de Pesquisa Americano), quanto maior for a 2ª letra após o S (Spark), mais avançados são os aditivos adicionado ao lubrificante. Ex: SL, SM, SN.
Então, resumindo. O melhor óleo para o seu veículo, é o SAE recomendado no manual do veículo e aditivos mais modernos.
Nunca, Jamais, utilizem óleo Mineral. Óleo sintético é muito superior e mais econômico que o semi-sintético.
Além da sopa de letrinhas acima, priorizem óleos que venham com ILSAC GF-5.
Minha sugestão:
SHELL ULTRA. Por ter o óleo básico produzido a partir do Gás Natural, evapora e degrada muito pouco e ainda melhora o consumo do veículo. Façam o teste. Um abraço.
Em primeiro lugar a tabela existente no manual do Pajero Tr nada tem haver com a temperatura ambiente de regiões onde o veiculo se encontra. Essa temperatura tem haver com a viscosidade do óleo na partida e na temperatur de funcionamento normal do motor. Então baseado na sugestão do manual que indica 20W40 ou 20W50, conclui-se que a viscosidade de funcionamento normal do motor é pelo menos SAE40 Dito isso levamos em consideração o seguinte: 20W40 é óleo mineral que sendo o óleo de qualidade inferior deve ser trocado em kilometragens bem inferiores(3000 km) bem como em tempo reduzido (Max 3 meses). Já o 15W40 (semi-sintético) atente também podendo ser trocado em intervalos um pouco maior tanto em kilometragens (5000km) e tempo (6 meses). Já um óleo sintético seja 5W ou 10W40 seria uma opção mais inteligente já que permite trocas em períodos maiores sejam 10000km ou 1 ano. Considerando que o momento mais critico para o motor é na partida, o ideal que o óleo fosse o 5W40, mas estes por serem mais avançados e modernos e considerando sua capacidade de limpeza detergente, podem vir a dissolver a borra existe no interior do motor caso esses tenham sido submetido a óleos minerais e de baixa qualidade durante muito tempo. Nesse momento optei por óleo 10W40 API SM totalmente sintétic, haja vista ter constatado haver crostas de óleo no interior do motor, mas pretendo no futuro mudar para o 5W40 que seria o ideal para preservar a saúde desse motor. Minha viatura é 2006/2007 gasolina.