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Convex Datacenter
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  • #1
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    Pajero Dakar AT numa subida




    Amigos,

    Tenho uma Pajero Dakar 10/11. O carro e so elogios. Muito confortavel, motor valente, etc. No entanto, hoje passei um pouco de apuros com ele e queria ouvir a opiniao de voces sobre o que pode ter acontecido.

    O fato e que eu estava numa subida bastante ingreme, dentro da cidade, esperando o transito ficar um pouco mais livre para entrar na pista principal. Quando isso ocorreu, acelerei normalmente o carro. Acontece que inexplicavelmente o carro nao respondeu e comecou a descer. Era como se ele precisasse de mais forca e menos espaco para conseguiria responder com mais agilidade a aceleracao. E o meu primeiro carro com cambio automatico, mas confesso que nao fiquei satisfeito quando me vi refem de uma resposta rapida do motor para subir de vez. Resposta essa que nao vejo. Engatei a re e tive que desistir de subir por aquele caminho.

    E normal isso acontecer com carro automatico? Em cima de uma subida, com o carro parado, ele nao ter forca IMEDIATAMENTE para subir de vez, mesmo apertando o acelerador ate o talo?

    Ajudem-me.


    Abracos

  • #2
    Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

    Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.
    4X4 Brasil

  • #3
    Citação Postado originalmente por André F Ver Post
    Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

    Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.

    muito estranho , se voce um gol 1000 , mas um carro com o torque da Dakar , dentro da cidade , nao tenho duvidas , a Pajero tem que encarar qualquer subida.

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Alguma coisa tem de errado ai... voce leu bem atentamente o manual??? ja que é o seu primeiro AT, era melhor ter estudado bem antes de encarar um desafio desse, ou voce ja tinha feito isso antes, creio que não, mas qualquer coisa engata a 4x4 hi se não for muito ingrime, ou a 4x4 low se for muito ingrime ( acima de 70º ). e altera no cambio tambem deixa sempre em L pra quando passar da aceleração limite ele nçao trocar as marchas... pode ter ocorrido isso se voce tivesse com ele em D.
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #5
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    Citação Postado originalmente por André F Ver Post
    Amigo, desculpe, mas tem certeza que o câmbio estava em drive?

    Se a rampa for muito íngreme, saia com a reduzida, e em L - mas isso não é uma situação em que carros normais possam transitar.
    Andre,

    O cambio certamente estava em drive. Pensei tambem em colocar 4x4, mas a sensacao que eu tinha nao era que estava faltando tracao. O carro nao deslizava. O carro estava sem forca de retomada. Como disse, parecia que ele estava pedinco mais espaco para responder so pedido de aceleracao. Como nao tinha, ele foi descendo, descendo...


    Amigos,

    Estou perto do final do manual. E la - ate agora - nao tem nada que justifique o ocorrido. E realmente muito estranho. Tenho certeza que se tivesse em qualquer carro com cambio manual essa situacao iria ser fichinha. Dai a minha duvida do que aconteceu.


    Abs!

  • #6
    George,

    Nem a TR4 faria isso. Já subi ruas muito íngrimes com ela no "D" e desce pouco até o câmbio responder. Esse comportamento da sua Dakar é anômalo.

    Já tentou reproduzir o problema ?

    Abraço,
    Neilson


  • #7
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    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    George,

    Nem a TR4 faria isso. Já subi ruas muito íngrimes com ela no "D" e desce pouco até o câmbio responder. Esse comportamento da sua Dakar é anômalo.

    Já tentou reproduzir o problema ?

    Abraço,
    Neilson
    Neilson, tudo bem?

    Ainda nao tentei reproduzir isso, porque essa subida ingreme e muito movimentada ja que da acesso a varias praias do litoral. Tentarei fazer em alguma outra subida num bairro residencial.

    O meu cambio nao tem o L. Por isso, sera que seria o caso de utilizar a 4LLc, o bloqueio do diferencial central, aumentando o torque na saida?

    Abracos

  • #8
    George,

    Beleza !

    Subentendo que há carros baixos trafegando por essa subida já que ela é movimentada. Um Dakar tem motor suficiente pra subir uma ladeira assim mesmo que tiver carregada. Bloquear e reduzir (4x4LLc) é transformar o carro num trator ... força desproporcional pra uma situação com essa.

    O câmbio do Dakar é consagrado (Invecs-II) e continuo achando que esse comportamento não é o esperado.

    Tentar reproduzir o problema é um bom começo ...

    Abraço,
    Neilson


  • #9
    Citação Postado originalmente por George W Ver Post
    O cambio certamente estava em drive.
    Opa, falei bobagem - o câmbio da Dakar não tem L.

    Se depois do teste conseguir repetir o problema, leve um mecanico da concessionária e faça de novo, mostre p/ eles. Tem algo errado, como o pessoal comentou, grande chance de ser algo relacionado com o combustível.

    Conta p/ gente aqui como resolveu tudo depois.
    Abraço!

  • #10
    Usuário Avatar de carlos abatepaulo
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    Citação Postado originalmente por George W Ver Post
    Amigos,

    Tenho uma Pajero Dakar 10/11. O carro e so elogios. Muito confortavel, motor valente, etc. No entanto, hoje passei um pouco de apuros com ele e queria ouvir a opiniao de voces sobre o que pode ter acontecido.

    O fato e que eu estava numa subida bastante ingreme, dentro da cidade, esperando o transito ficar um pouco mais livre para entrar na pista principal. Quando isso ocorreu, acelerei normalmente o carro. Acontece que inexplicavelmente o carro nao respondeu e comecou a descer. Era como se ele precisasse de mais forca e menos espaco para conseguiria responder com mais agilidade a aceleracao. E o meu primeiro carro com cambio automatico, mas confesso que nao fiquei satisfeito quando me vi refem de uma resposta rapida do motor para subir de vez. Resposta essa que nao vejo. Engatei a re e tive que desistir de subir por aquele caminho.

    E normal isso acontecer com carro automatico? Em cima de uma subida, com o carro parado, ele nao ter forca IMEDIATAMENTE para subir de vez, mesmo apertando o acelerador ate o talo?

    Ajudem-me.


    Abracos
    Existe ainda a hipotese de super aquecimento do oleo do cambio automatico, caso voce estivisse enfrentando um congestionamento na subida durante muito tempo.
    Na TR4 AT se não utilizar a reduzida em situações de esforço prolongados em subidas ingremes ele apresenta um sintoma semelhante a perda de potencia.
    Pajero TR4 2007 AT Gasolina
    www.abatepaulo.com.br

  • #11
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    Citação Postado originalmente por carlos abatepaulo Ver Post
    Existe ainda a hipotese de super aquecimento do oleo do cambio automatico, caso voce estivisse enfrentando um congestionamento na subida durante muito tempo.
    Na TR4 AT se não utilizar a reduzida em situações de esforço prolongados em subidas ingremes ele apresenta um sintoma semelhante a perda de potencia.



    Opa, bom dia, se tiver superaquecimento no oleo do cambio a luz do painel ascende?
    Obrigado

  • #12
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Mirandex Ver Post
    Opa, bom dia, se tiver superaquecimento no oleo do cambio a luz do painel ascende?
    Obrigado
    1 - Você desconfia que houve o aquecimento do óleo da caixa ou acendeu alguma luz no painel?
    2 - Lendo o tópico todo, vimos que não houve resposta para a dúvida do usuário George, nem o reteste dele em outra situação.
    Mas, é de se concluir que nenhuma rua tenha tanta inclinação, que não permita um carro subir, seja ele com câmbio manual ou automático.
    Quanto à falha de fornecimento de combustível, teria acendido a luz de verificação de motor no painel, e ainda assim continuaria andando normalmente.
    Uma simples alteração no sensor do filtro já faz acender a luz no painel, mas continua andando normal.
    Minha Full 2008 já acendeu três vezes em anos distintos.
    A última vez foi nesta segunda-feira.
    Viatura muito parada por conta da pandemia, foi pegar a BR por 150 Km´s e já acendeu a luz.
    Basta trocar o filtro e resetar o erro via aparelho de diagnose.
    Nem levo mais susto quando isso acontece.
    A outra vez aconteceu em Comodoro Rivadavia, Argentina, a 3.500 Km´s de casa.
    Segui viagem normalmente.
    Por isso, acho difícil a tese de problema de combustível.
    4X4 Brasil

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