Elocubração de projeto: motor de L200 (2.5 diesel) no Pajero TR4 AT
Colegas Foristas,
Eu gostaria de receber comentários dos senhores sobre um possível projeto, descrito a seguir:
Eu quero “montar” um bom veículo 4x4, pra uso diário e para algumas trilhas leves, talvez intermediárias, mas gostaria que fosse diesel, relativamente confortável, pequeno, tivesse 4 portas e tivesse câmbio automático, porta malas não interessa. O atual carro da família é um Toyota RAV4 e deve continuar sendo.
Um Pajero TR4 atenderia parte de meus requisitos, pois tem 4 portas, é pequeno e tem câmbio automático, relativo conforto e poderia receber lifts, protetores, parachoques de aço e outros mais, porém não é diesel e gasta muito combustível. Sei que talvez uma L200 outdoor HPE AT ou um Pajero FULL, atenderiam meus requisitos (embora sejam grandes) mais facilmente, mas penso em algo realmente personalizado.
Sendo específico, não tenho o motor e nem a TR4, mas tenho a vontade de partir pra um projeto específico, demorado e caro (tenho consciência disso), felizmente tenho as condições financeiras para adquirir a viatura, o motor e arcar com os custos de adaptação, mas antes de me decidir por tal, queria saber um pouco mais em como seria tal adaptação. Entendo pouco de mecânica, mas sou curioso e estudioso, e por isso quero aprender com este meu projeto. Minha idéia seria comprar uma TR4 2008 ou 2009 para a preparação e adaptação, isso em função do modelo que mais me agrada.
Então pergunto-lhes:
- Você acha que a colocação do motor de L200 (2.5) diesel seria viável no TR4 com câmbio AT (ouvi dizer que o câmbio AT é o mesmo)?
- Haveria espaço suficiente no cofre do motor?
- O casamento motor câmbio seria complicado ou não?
- E a eletrônica envolvida? Seria problema ou a maioria dos controles e interface entre câmbio e motor é mecânica?
- Você acredita que o resultado final ficaria bom? Em termo de torque, potência e resultado final?
- Além de suspensão que teria que ser refeita/recalibrada, o que mais você vê como necessário?
- E o que mais poderia se apresentar como grandes problemas (nesse momento, não estou preocupado com a legalização junto aos órgãos de trânsito)?
- Você conhece alguém/alguma empresa próximo a Marília/SP ou Uberlândia/MG que tenha conhecimento, condições e interesse em uma empreitada como essa?
- Você tem idéia dos custos envolvidos (mesmo que superficiais – o famoso chute)?
Desde já agradeço aos colegas pelas respostas vindouras.
Gilson