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Hybrid View

  • #1

    TR4 05 / Problema Correia Dentada - Ferrou!




    É pessoal, parece que me dei mal.

    Estava com a TR4 05 subindo uma avenida quando do nada ouvi um forte barulho e um tranco, como se alguém tivesse batido no carro.
    O motor morreu na mesma hora e fiquei parado no meio da avenida.

    Antes de acontecer tudo isso, voltaremos um pouco no tempo para analisar o que aconteceu antes.... O carro completou 50.000 Kms e levei para revisão, onde foi feita a troca da correia dentada. Após a troca, o motor ficou com um forte chiado agudo sempre que o motor estava em baixas rotações, principalmente ponto morto. Retornei na concessionária e me falaram que a correia era nova, e que ia "laceando" e ficaria normal.

    Pois ontem, com 65.000 Kms, aconteceu esse problema, e na hora, pelo "sintoma" e pelo barulho persistente que estava, já pensei logo na tal da correia dentada.

    Mecanico chegou, tirou aquela proteção de plástico que tem envolta dela, e a principio ela estava lá, inteira. Pediu para dar uma partida, e aparentemente todo o conjunto girava sem problemas. Estanho!

    Ele então removeu a tampinha por onde coloca o óleo e disse: Ao tentar a partida deveremos ver o comando de válvulas girando lá dentro... Pois ai estava o problema... Tentei dar a partida, e nada! A polia por fora gira, mas o movimento não passa lá pra dentro... fica tudo parado!

    Segundo o mecanico, deve ter estourado uma tal de chaveta ou o próprio eixo do comando. E ainda segundo o mecanico, as consequencias podem ser as mesmas de uma correia estourada.

    Levei lá na concessionária e agora estou na espera da notícia bombástica.... que por ineficiencia (pra variar) da concessionária, ainda nem olharam e sinto que se não ficar no pé não vão olhar tão cedo.

    O mecanico que olhou e outros que conversei disseram que esse ruido que eu comentei já representava alguma "cagada" que foi feita na hora que eles trocaram a correia dentada, que foi gerando desgaste e agora arrebentou alguma coisa.

    Se arrebentou o motor, vou brigar até na justiça se for preciso, mas não vou assumir esse prejuízo sozinho! Se todas as concessionárias da Mitsubishi forem ruins igual essa que tem aqui em Campinas-SP, nós proprietários de carros da marca estamos com sérios problemas!!!

    Só para constar a história completa: Quando levei para revisão aos 50.000 Km, o carro estava perfeito, sem barulho, sem nada de errado. Saiu da revisão 2 dias depois com esse ruído e com o motor totalmente fraco, sem potencia... Mal conseguia subir rampas de garagem de prédio em 1a marcha. Levei de volta lá e falaram que teria que substituir a bomba de combustível (2800 reais). Questionei sobre a coincidencia deles terem mexido para a revisão e ter dado o problema, e alegaram que ao trocar o filtro de combustível, a vazão do combustível abriu totalmente e a bomba, que segundo eles já estava com falha iminente, começou a trabalhar com capacidade total e perdeu capacidade. Pois bem, sem opção, fiz a troca, gastei essa fortuna, e o problema da potencia foi resolvido. Mas o barulho continuou e falaram que sumiria com o tempo. Acreditei e deixei assim.

    Pois agora, 10.000 KMs depois da revisão, me acontece isso! Vão querer me dizer que é coincidencia de novo, que a correia nova forçou a peça que já tava prestes a estourar, to até vendo a história já. Mas desta vez não vou engolir. Vai dar problema! Nem que eu tenha que mandar e-mail na sede da Mitsubishi sei lá onde reclamando desse lixo de concessionária!

    Se alguem tiver alguma dica, sugestão, história parecida, é só mandar aqui!

    Abraço a todos...
    (Fora das trilhas por um bom tempo pelo jeito).

  • #2
    Usuário Avatar de fernandotf
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    Puxa, que chato!

    A minha sugestão é tentar negociar "numa boa"... caso contrário, vai para a briga!

    Neste fórum tem contatos da Mit Japão... talvez seja uma forma eficiente de pressionar...

    Qual a concessionária em questão?
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

  • #3
    Olá Fernando!
    Grato pela dica! Se precisar, usarei os contatos até da Mit Japão sim! Passando pela fábrica em Catalão antes.

    A concessionária é a AVEC aqui de Campinas-SP, antiga M-CAMP (que mudou de nome provavelmente porque já estava muito queimada aqui na região).

  • #4
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    Agardim, diante do seu problema, se tem mesmo intenção de acionar a empresa na Justiça, procure se documentar.
    Provavelmente vc deve ter as notas fiscais dos serviços anteriores.... procure pegar da concessionária um orçamento por escrito do que deve ser feito agora, mesmo que não pretenda executar o serviço lá....
    Se pretender a execução do serviço em outra oficina, procure obter um laudo dessa oficina de tudo o que ocorreu e PORQUE OCORREU. Qualquer boa oficina está apta a te fornecer esse documento.
    Pegue notas fiscais de tudo que for feito daqui pra frente.
    Procure saber também o nome completo e endereço do primeiro mecânico que te socorreu e todas as demais pessoas que tomaram conhecimento do fato no momento em que ele ocorreu. Indague dessas pessoas a possibilidade de deporem como suas testemunhas em Juízo.
    Por fim, verifique a possibilidade de confecção de um Boletim de Ocorrência junto à delegacia de Polícia Cívil.

    Contrate um advogado da sua confiança. Não caia na enrascada de postular sozinho no Juizado Especial, a menos que possua o conhecimento jurídico necessário.

    Agindo dessa forma, vc esatrá se municiando de municiando seu advogado de todas as ferramentas necessárias para obter sucesso em uma ação judicial.

    BOA SORTE

  • #5
    Olá Fernando, agradeço suas dicas! Serão muito válidas caso a coisa chegue a esse nível. Ficou marcado para amanhã, 8 da manhã, minha ida à concessionária para que eles me mostrem o que aconteceu. É ai que saberem que rumo a coisa vai tomar... Com certeza se chegar nesse ponto contratarei advogado sim, não tenho o mínimo conhecimento e nem dom de me meter sozinho com essas coisas.

    Obrigado!

  • #6
    Acabo de chegar da concessionária.
    Quebrou o eixo do comando de válvula, por dentro do cabeçote. Nem o mecanico sabe como aconteceu uma coisa dessas com um motor praticamente novo assim e disse que é a 2a vez que ele ve uma coisa assim.
    Primeira consideração: Não tem como culpar a revisão que fizeram... não tem como provar que algo que possa ter sido feito na revisão provocasse um estrago desses.

    Numa dessas, lá se vai 16 valvular empenadas, cabeçote danificado, e um orçamento da concessionária de aproximadamente 15 mil reais.

    Pagar 15 mil para arrumar um carro de que vale 40? Fora da realidade e totalmente fora de cogitação.

    Começa a fase 2 da operação agora, garimpar ferro velho.

    Abraços!

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