Pessoal, tenho uma dúvida para efetuar a aferição correta do nível de óleo na vareta da minha Pajero 1997. O problema é que devido ao fato da vareta realizar um caminho curvo até o interior do carter, quando é retirada para aferição, de um lado da vareta está acima do nível, e do outro está pouco acima ou no nível mínimo. Perguntei em uma concessionária mitsubishi qual face da vareta indica a leitura correta, mas eles não souberam responder, disseram apenas que se eu respeitei a quantidade de óleo especificada no manual (4.3 L sem trocar o filtro) que eu não precisaria me preocupar, pois estaria no nível correto. Outra coisa que me disseram era que isto era uma falha no projeto e que por isto, nas novas, a vareta de óleo fica no lado do motorista próximo à bateria.Como não achei correta esta solução, venho pedir ajuda a outros colegas que tenham este mesmo motor nos carros e que porventura já tenham tido experiência parecida. Agradeço a todas as informações pertinentes. Abraços, Márcio Sampaio.
Marcio, tambem tinha esse problema na minha pajero, quando olhando pelo desenho do manual do proprietário "descobri o lado correto".
Parece que é na posição que aquela bola (puxador) fica mais pro lado da cabine do veículo. Essa posição inclusive da pra verificar que ela entra mais fácil...
Se tiver ai o manual tenta identificar pelo desenho...
Outro "macete" é você tirar a vareta, limpar, esperar uns 5 min e depois inseri-la ao final e verificar o nível.