Olá Pessoal,

Acabei de entrar no 4x4 comprando uma TR4 2010 0km (a 2011 já estava no pátio e a autorizada "torrou" umas 2010 remanescentes, como o carro é o mesmo, aproveitei o bom desconto).

Minhas primeiras impressões. Antes de mais nada, eu tinha um Focus Flex 2008 e sabia exatamente onde estava me metendo ao fazer a troca. Com todo o respeito, vejo colegas aqui do fórum reclamando de consumo, suposta falta de desempenho da TR4 e esquecem o que a viatura é: um off road autêntico (não é SUV), logo, deve ser encarado como tal ao ser analisado o conforto, rendimento, etc.

1) Sobre as autorizadas em Curitiba: nenhuma delas pareceu realmente "decidida" a fechar negócio. Fui nas duas, fiz test drive, falei em preços, condições, descontos, deixei meu número de telefone, duas semanas e nada! Acho que não botaram fé em mim, uma vendedora foi até esnobe, dizendo que "não fazemos muito esforço na venda da TR4, porque é um modelo que a Mitsubishi colocou apenas para fazer volume no mercado". Leia-se: "Por conta desta maldita TR4 que eu tenho que aguentar 'pobres' como você vindo aqui procurar um carro que custa 73 mil reais..." Que contradição: o carro foi feito para fazer volume de venda e os vendedores não tem interesse em vendê-lo!

2) Sobre manutenção, lendo aqui no fórum, vou fazer como nos meus outros carros: espero a garantia terminar e sumo das autorizadas! 160 reais a hora da mão de obra, como estava em um cartaz na oficina de uma autorizada aqui? Só se eu estiver louco! Em tempo, algum colega de Curitiba tem indicação de um mecânico de confiança em TR4 por aqui?

3) Consumo: comprei uma MT porque fiz um test drive na AT e detestei. A 1a e 2a até vão bem (o teste foi feito em percurso urbano e um trecho na BR277, saindo do Parque Barigui), mas a 3a e 4a são mal escalonadas e câmbio não é esperto, ficou jogando entre estas duas últimas, não se acertava. Daí pensei: 73 mil em um câmbio automático que nem 5 marchas tem? Enfim, no álcool, amaciando ainda, tem feito média de 5,0 km/l com o ar ligado na cidade. Ao fim do amaciamento, a média deve subir um pouco, vá lá, que seja para 5,5 km/l. O meu antigo Focus, 1.6 Rocam Flex, fazia 6,5 km/l com ar ligado na cidade. Mas não podia ir na terra, não subia e descia barranco, não passava riacho... acho justo o consumo a mais pelas novas funcionalidades do carro.

4) Desempenho: jipe não é carro. Fiz um passeio até São Luiz do Purunã, na volta, pela citada BR 277 (para quem não conhece, estrada com excelente pavimento, pista dupla, alto tráfego, vindo de Ponta Grossa para Curitiba), o jipe me pareceu confiável em termos de estabilidade e ruído do motor até uns 120 km/h, no máximo. Acima disto, já balança muito, inclina nas curvas rápidas. Ou seja, comprou um jipe? O ritmo é outro. Minha esposa até comentou: "Com este párabrisa grande, a velocidade é esta mesmo, compramos o carro para passear, conhecer lugares novos, com natureza..." Enfim, rodando entre 80 e 110 km/h, acompanhei o tráfego na boa, sem barulho (não precisei aumentar o volume do som), o motor não parecia estar esgoelando e fiz ótimas retomadas reduzindo no máximo de 5a para 4a. Se alguém escreve aqui no fórum dizendo que perdeu pra carro 1.0 fazendo retomada em subidas, ou não sabe dirigir ou estava com um exemplar com apenas 3 cilindros queimando! Agora, claro, comparando com um CARRO (não JIPE), qualquer 1.6 ou 2.0 anda mais do que a TR4. Mas não foi feito para isto mesmo.

5) Na terra: no passeio citado acima, peguei cerca de 40 km por terra, coisa leve. Como o clima está seco, foi uma poeira danada! Não entrou pó no carro, não precisei pisar fundo para o TR4 subir ladeiras fortes, enfim, o jipinho aparentou sempre estar "sobrando" na situação. À medida que eu for pegando mais "a manha", vamos indo para passeios mais exigentes.

6) Espaço interno: somos apenas eu, minha esposa e teremos uma criança no final do ano. Acho que dá tranquilo. O conforto na frente é muito bom, fiquei bem encaixado na posição de dirigir, gostei do banco (saindo de um Ford, qualquer banco é bom). O porta malas com a criança deve ficar pequeno para viagens, mas daí vou colocar aqueles bagageiros de fibra no teto (vejo várias TR4 e Tracker assim nas estradas). Lembro que a TR4 é bem mais curta que o Focus e ainda carrega 2 eixos motrizes, 3 diferenciais... óbvio que tudo isto ocupa espaço!

7) O que gostei: sensação de robustez, agilidade no trânsito urbano, uma delícia de dirigir na estrada asfaltada, excelente nas estradas de terra.

8) O que não gostei: acabamento! Os materiais utilizados são de boa qualidade, mas a montagem não parece ser boa. Na porta do motorista, a cavidade que serve de puxador está frouxa e trepida, o mesmo acontece com aquele pequeno painel onde ficam os controles dos vidros elétricos e dos retrovisores. Na estrada de terra, notei vários rangidos, acho que vindos da tampa do porta malas, bancos traseiros... isto é normal?

Enfim, esta são as primeiras impressões de um debutante no 4x4. Estamos bem felizes aqui em casa com o TR4. Recomendo a compra, repetindo o que falei no começo, caso vc saiba o que precisa e o que está comprando. Se quiser apenas um carro mais alto e com cara de off road para ir pro shopping, compre um EcoSport ou mande levantar um Fiesta, duas opções que dão no mesmo.

Abraço a todos!