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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Fumaça preta na L200




    Olá pessoal.

    Essa semana notei que a minha viatura está jogando muita fumaça preta pelo escapamento ao acelerar acima dos 3000RPM. Como é meu primeiro veículo diesel, não sei se isso é normal. Fiz o teste parado, ao andar não consigo notar nada.

    Poxa, ela está muito nova, com apenas 32000km comprovados. Acabou de voltar da revisão e eu ando sempre na maciota, trocando de marchas nos 2000RPM. Estou desconfiado do diesel, que estou colocando em um posto BR da dutra, onde o preço é bem baixo devido ao alto número de caminhões que lá abastecem. Poderia ser isso? Ou o óleo já venceu? Ou foi o tal do STP que colocaram nela na revisão? Ou eu tenho que andar em rotação maior? Ou o motor já tá indo pro saco? (Deus me livre!)

    Obrigado.
    L200 Outdoor GLS 08

  • #2
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    Smile Fumaça Preta!

    Ola..

    Olha pode ser inumeras coisas...

    voce vai ter que ir eliminando...

    Primeiro, observe , se o carro ta engasgando, ta ruim pra pegar de manha,
    o desempenho do carro.. nivel de oleo de manha..

    se nao tiver sumindo oleo e o carro estiver tudo normal.. pode ser regulagem na BI ( Bomba Injetora).. so regular e o carro para de sair
    a fumaça.., se depois de regular ainda sair fumaça, pede pra dar uma vistoriada nos bicos injetores..
    agora compensa tambem dar uma trocada de posto, pra ver se nao e diesel ruim..

    Estes dias fui aqui na MITCAR em BH, tentar regular a bomba, o atendente lah teve a coragem de me cobrar R$ 280,00 para fazer !!! tem gente que nao tem noção das coisas! vai numa autorizada BOSH

    curiosidade, seu carro e automatico?
    4X4 Brasil

  • #3
    A minha é mecânica.

    Bom, o carro pega bem de manhã. Mesmo no frio. Pega de primeira, no estalo. Se a BI veio desregulada, desregularam ela na concessionária, pq não tava assim antes. Hj vou encher o tanque no posto Ipiranga, com diesel aditivado. É bem mais caro, mas por aqui todo mundo fala que é bom.

    Obrigado pela dica!

    Abraços.
    L200 Outdoor GLS 08

  • #4
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    É perfeitamente normal quando se acelera forte fumaçar "preto", que no caso é sinal de uma boa dose de combustível sendo queimado.

    Quando se mantém o carro em velocidade constante em 3000RPM ou mais, praticamente não se vê fumaça alguma também.

    Se o carro saiu da revisão e trocaram os filtros de óleo, ar e combustível, então está normal. Se não trocaram ainda ( ou você não trocou ainda ), então essa é razão pra fumaça sair bem preta...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #5
    Então é por isso q a fumaça preta tinha cheiro de dinheiro queimando!

    Já foram trocados todos os filtros. Realmente não deve ser nenhum problema mecânico. Mas só por desencargo de consciência, já mudei de posto.
    L200 Outdoor GLS 08

  • #6
    Passei por isso também, fiquei num medo danado...
    Troquei de posto e a mardita fumaça acabou...
    Pajero Sport HPE M/T Turbo Disney - Negona
    Troller T4 2.8 33" - Vermelhão
    Ex L200 Sport HPE M/T TOP!

  • #7
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    É perfeitamente normal quando se acelera forte fumaçar "preto", que no caso é sinal de uma boa dose de combustível sendo queimado.

    Quando se mantém o carro em velocidade constante em 3000RPM ou mais, praticamente não se vê fumaça alguma também.

    Se o carro saiu da revisão e trocaram os filtros de óleo, ar e combustível, então está normal. Se não trocaram ainda ( ou você não trocou ainda ), então essa é razão pra fumaça sair bem preta...
    X2

    Fumaça preta em baixo giro é normal;

    Fumaça preta acelarando forte é normal;

    Andando com marcha errada na faixa de velocidade é normal.

    O que não é normal é na faixa de 2500 a 3000 rpm e velocidades constantes.

    Se isso está ocorrendo, procure um bombista.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    O meio mais simples é deixar o carro ligado em ponto-morto, até aquecer o motor em temperatura padrão. Com o carro parado eu acelero variando entre 2500/3500 giros pra ver como se comporta a fumaceira.

    Como eu uso o LDA alterado, meu carro se acelerar de uma vez nas saídas, ele fumaça um pouco até os 3000RPM entre 1ª e 3ª marchas, daí em diante fica normal como se nem fosse carro diesel, praticamente não sai fumaça alguma.

    Se estiver fumaçando constante, é bom trocar filtro de ar ( geralmente um dos vilões ) e mudar de posto ( o principal causador ).

    Outra maneira ( mas aí tem que ter manha pra distinguir ) é "sentir" o cheiro e observar a opacidade da fumaça. Pq se tiver queimando óleo no lugar de diesel... Xiiiii!

    PS: Só abasteço SEMPRE no mesmo posto, por questão de atendimento e proximidade de minha casa, e só uso diesel Texaco aditivado!
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #9
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    Full com Fumaça

    Pessoal, minha primeira vez aqui, me corrijam se cometer alguma gafe.Ontem fui obrigado a voltar mais cedo para casa pq. a minha Full 2002 me largou na mão, do nada ela apagou o motor, acendeu aquela luz amarela que parece um raio dentro de uma pilha (sensor de poluição acho), não desligava essa luz, partida normal, não tinha força, parecia que estava com cilindro falhando, afogada (sei lá) e muuuiiitttaaaa fumaça ora branca ora preta.Achei melhor rebocar e estou aguardando a opinião dos mecânicos. A primeira hipótese deles foi falta de mistura AR X Diesel, melhor né ? Não ouvi nenhum barulho de motor (Graças a Deus). Ela já havia falhado e morrido outras 4 vezes, e ligava em seguida sem problemas, só 1 vez soltou muita fumaça, já viajei 2 vezes com ela depois disso e estava tudo bem. Já providenciei filtro de combustível e de ar novos para serem substituídos. Atpe esse apagão geral, não faltou potência / força em nenhum momento. Alguém tem alguma idéia ?
    Citação Postado originalmente por RicardoMalta Ver Post
    Ola..

    Olha pode ser inumeras coisas...

    voce vai ter que ir eliminando...

    Primeiro, observe , se o carro ta engasgando, ta ruim pra pegar de manha,
    o desempenho do carro.. nivel de oleo de manha..

    se nao tiver sumindo oleo e o carro estiver tudo normal.. pode ser regulagem na BI ( Bomba Injetora).. so regular e o carro para de sair
    a fumaça.., se depois de regular ainda sair fumaça, pede pra dar uma vistoriada nos bicos injetores..
    agora compensa tambem dar uma trocada de posto, pra ver se nao e diesel ruim..

    Estes dias fui aqui na MITCAR em BH, tentar regular a bomba, o atendente lah teve a coragem de me cobrar R$ 280,00 para fazer !!! tem gente que nao tem noção das coisas! vai numa autorizada BOSH

    curiosidade, seu carro e automatico?

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Vc deve revisar os bicos e bomba , vai numa autorizada bosch e pede para eles passarem o scanner no carro, pois pode ser algum sensor com defeito tb .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #11
    Citação Postado originalmente por JK1982 Ver Post
    Olá pessoal.

    Essa semana notei que a minha viatura está jogando muita fumaça preta pelo escapamento ao acelerar acima dos 3000RPM. Como é meu primeiro veículo diesel, não sei se isso é normal. Fiz o teste parado, ao andar não consigo notar nada.

    Poxa, ela está muito nova, com apenas 32000km comprovados. Acabou de voltar da revisão e eu ando sempre na maciota, trocando de marchas nos 2000RPM. Estou desconfiado do diesel, que estou colocando em um posto BR da dutra, onde o preço é bem baixo devido ao alto número de caminhões que lá abastecem. Poderia ser isso? Ou o óleo já venceu? Ou foi o tal do STP que colocaram nela na revisão? Ou eu tenho que andar em rotação maior? Ou o motor já tá indo pro saco? (Deus me livre!)

    Obrigado.



    estranho , historia mau contada , l200 nao esquenta , esse carro nao da problema .......

  • #12
    Amigo, a melhor solucao é se livrar de sua L-200....
    Ela é feita pra clima frio...TODAS L-200 esquentam se voce for fazer uso intenso..quem nao ferveu sua L-200 é pq so foi ao shopping de domingo.
    Ela tem erro de projeto no dimensionamento da vazao da bomba d´agua e a MMC do Brasil nao da o braco a torcer.
    Agora a 3.2 é outra coisa....essa é show !!!
    Quando tiver um motor MWM ou Maxion vai ver que aconteca o que acontecer (diesel ruim, diesel com agua, ou qq outra porcaria) o motor nem sente...e dura..dura...dura muuuuito !!!

    Abs,
    CJ-5 2009 - Flecha de Prata 3000 31"
    DEFENDER 110 2002-ZHME 12.000 LBS / Hella 500

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