Este final de semana fui contemplado com a queima do fusível número 6 (durante a prova do Mitsubishi Motors). Este fusível fica embaixo do painel da Pajero Full (lado motorista) e que simplesmente desabilita uma série de funções (mostrador do combustível, RPM, Velocidade, tração etc etc). Sem ele, o carro continua funcionando (ok), porém devido a uma ligação em série (e não paralelo), o sistema de seleção dos modos de tração (4x4 reduzida, 4x4 terra, 4x4high e 4x2) fica totalmente inoperante. Acredito que faz o check se a velocidade esta inferior a 100km/h, se o câmbio esta em Neutro etc, mas deveria ser uma ligação em paralelo e não série.....
Identificamos o sintoma do problema do não funcionamento/indicação dos mostradores pela substituição do fusível, entretanto uma das luzes de indicação da tração (indicação de luz da tração direita traseira) fica apagada (somente "uma roda acesa"). Desmontamos o painel e verificamos que a luz encontra-se queimada (tive de encomendar na MIT, não tem estoque...nem me espanto +), porém ao substituir por uma nova, a mesma continua apagada (???).
A minha pergunta é a seguinte.
Quando ligamos o carro, ele faz um check up das condições do veículo. No caso da tração, ele verifica algo mais, ou só a indicação se o modo 4x2, 4x4 estão ativados, ou se existir uma falha, ele não acende? (exemplo: no caso do 4x4, quando só o 4x2 esta ativo, só as duas rodas traseiras ficam acesas.....)
Valeu
DK
ps: a outra opção seria o fusível ter sido queimado por algum curto interno...mas qual seria o possível motivo?
PAJERO FULL GLS 2001 GAS. POWERED BY REIKO
RODAS L2OORS, PNEUS BF MUD KM2 / AMORTEC. KYB BY EUA / PROTEÇÕES ROAD TECH
Krabbe
nao creio que ao ligar o veiculo haja alguma checagem do modo de tracao, isso deve ser algum relé que que ativa / desativa as lampadas.. O unico checkup que deveria existir relativo a tracao é se o cambio nao está em Drive ( no caso dos automaticos).. eu tinha um fusivel que controla os retovisores. Era o isqueiro que estava em curto.. Pode ser qq um dos componentes atendidos pelo fusivel 6...