Postado originalmente por
Mauro.SB
Entendo seu ponto, concordo e penso que é o somatório dos dois.
O que você comentou está certo, incluindo o aspecto emocional do Brasileiro, que paga mais por design do que segurança, mecânica, conforto...
Mas Impostos pesam sim, Argentina, Chile, Estados Unidos, todos tem impostos sobre o consumo menores que os nossos... Em alguns Países não existe imposto de importação.
No Brasil a carga de impostos sobre o consumo é uma das mais altas do mundo seja qual for o segmento, e isso posso te afirmar pois trabalho numa Multi-nacional do setor de varejo.
Sim , a lei da oferta e da procura por aqui ainda é muito mais favorável a quem oferece no caso montadoras e importadores como você comentou... E apesar do produto, o papel da Hyundai por exemplo é importante para derrubar isso.
Lembra quando os impostos de importação caíram na abertura no início da década de 90, pois é rapidinho o Governo elevou para não quebrar a indústria automobilistica Nacional... Sem falar no que foi o BOOM de venda de veículos nesse último ano e 1/2, em função da redução do IPI, pena que sejam em grande maioria de "Carroças" como já dizia o Collor.
Abraço