Recentemente comprei uma Pajero IO 2000 - esse é o primeiro veículo que tenho nessa categoria, a opção por ele foi é por frequentar a cidade e terrenos acidentados na Chapada Diamantina (BA). Na minha primeira viagem detectei um problema de baixa de óleo, perco 1L a cada 1000km aproximadamente. Não há vazamento de óleo externo ao motor e essa semana comecei a ouvir um leve barulho que acredito ser o batimento de uma válvula.
Durante a viagem a alavanca da tração travou, o motivo é desgaste da bucha. A MIT vende apenas o kit inteiro, custa R$ 1.300, alguém conhece outra solução para esse problema?
Como não entendo sobre a longevidade desse veículo não sei se invisto na recuperação do motor ou troco por um modelo mais novo.
O veículo tb demonstra desgate no coxim do motor traseiro e amortecedores.
Se a compra é recente, e o motor realmente está danificado e necessita retifica, vc. pode, e deve, procurar a loja ou o ex-proprietario e tentar um ressarcimento das despesas do conserto.
Um veículo com mais de 10 anos de uso, é compreensivo a baixa de óleo.
Pode ser de muitas origens, tais como:
- o motor foi pro pau! (a pior)
- retentores de válvula ruins,
- anéis gastos, etc...
Quanto aos amortecedores, troque-os, eles não durarão para sempre.
Buchas, coxins, troque-os ou recondicione-os...
Um veículo mais novo, se possível, na maioria das vezes é uma melhor opção. Restaurar motor importado, é caro.
OLHE ESSE LINK sobre manutenção da PAJERO IO: http://oficinabrasil.com.br/index.ph...dor&Itemid=178