x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 15

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/07/2010
    Idade
    38
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    o que significa O.D. no cambio aut.




    olá, nunca tive carro 4x4 automatico, agora tenho um pajero io aut. gostaria de saber o que significa esse botão O.D. e para que serve? qual seria a posição ideal do cambio para andar em dunas e trilhas L ou 2?


    obrigado!!!!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    15/06/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    177
    Agradecimentos: 0
    OD significa over drive que é na verdade a ultima marcha , no seu caso seria a 4 marcha. Se vc desliga-lo a as marchas sao engatadas só até a 3. Uma utilidade dele seria por exemplo ao fazer uma ultrapassagem em estrada....

  • #3
    Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    51
    Posts
    844
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por drbart Ver Post
    OD significa over drive que é na verdade a ultima marcha , no seu caso seria a 4 marcha. Se vc desliga-lo a as marchas sao engatadas só até a 3. Uma utilidade dele seria por exemplo ao fazer uma ultrapassagem em estrada....
    Só p/ complementar o que o drbart te explicou, use o OD tbm como freio motor, quando estiver chegando em uma curva de alta velocidade, ou descendo uma serra por exemplo. O OD esta disponivel nas maiorias dos carros automaticos, e não somente nos 4x4.
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

  • #4
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    54
    Posts
    626
    Agradecimento: 1
    O Post do Drbart é claro.. Overdrive bom é overdrive "desligado" ou seja, a luz nao tem de aparecer no painel.. Se a luz estiver aparecendo no painel é porque o seu carro somente está usando até a 3a marcha.. Isso pode ser usado como freio motor como disse nosso amigo alefull mas para 99% do tempo a luz tem de estar apagada..

  • #5
    Uma dúvida.....reduzindo o carro com o O/D nas paradas de sinal....economiza combustível???
    O meu carro é sedã.....e li em outro fórum que o computador de bordo indica redução de consumo nestas ocasiões.......será?
    ABRAÇOS!!!!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/03/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Cordiais saudações!

    Renato: não acredito em economia, pois quando Vc estiver próximo ao semáforo, Vc já vai estar em marcha mais baixa, portanto o O.D. (sobre marcha ou 4ª marcha nas TR4) não vai mais estar engatado ou atuando.

    O que tenho notado, e tenho carros automáticos desde sempre, é que em semáforos ou paradas demoradas, colocando em N, se tem alguma economia, pois a marcha lenta consome menos quando o câmbio esta desengatado (portanto não esta empurrando e não precisa ficar fazendo pressão nos freios).

    Agora, tenho lido (4rodas, etc) que colocar no N com o veículo ainda em movimento ou em ladeiras não economisa, pois com o uso do freio motor, a central de injeção eletronica corta o combustível, o que não ocorre em marcha lenta.

    Nos veículos com computador de bordo onde aparece o consumo instantâneo isto é bem visível.
    Birigui - TR4_2005 "Black Pearl"
    "Não tenha pressa, mas não perca tempo."

  • #7
    Usuário Avatar de Alefull
    Entrada
    14/05/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    51
    Posts
    844
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Birigui Ver Post


    Renato: não acredito em economia, pois quando Vc estiver próximo ao semáforo, Vc já vai estar em marcha mais baixa, portanto o O.D. (sobre marcha ou 4ª marcha nas TR4) não vai mais estar engatado ou atuando.
    Isso mesmo, nesse caso, somente o cambio sequencial "tiptronic" faz o sistema trabalhar em cut-off, que é o nome dado ao corte de combustivel que o sistema de injecao faz quando se tira o pe do acelerador.

    O que tenho notado, e tenho carros automáticos desde sempre, é que em semáforos ou paradas demoradas, colocando em N, se tem alguma economia, pois a marcha lenta consome menos quando o câmbio esta desengatado (portanto não esta empurrando e não precisa ficar fazendo pressão nos freios).
    Tambem penso igual a vc, mas ja vi um estudo que diz que manter o cambio engatado nessa situação é recomendado p/ lubrificar o sistema.

    Agora, tenho lido (4rodas, etc) que colocar no N com o veículo ainda em movimento ou em ladeiras não economisa, pois com o uso do freio motor, a central de injeção eletronica corta o combustível, o que não ocorre em marcha lenta.
    Nos veículos com computador de bordo onde aparece o consumo instantâneo isto é bem visível.[/
    Isso mesmo... é o tal cut-off.
    .
    4X4 Brasil
    Pajero Full HPE 5p 2011 - 272cv "by REIKO"

  • #8
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    54
    Posts
    626
    Agradecimento: 1
    O que economiza é tirar o pé antes do sinal com antecendencia.. "

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/10/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    68
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Ando o tempo todo com o Over-Drive OFF na cidade. Descobri que fazendo isso o consumo melhorou em quase 10%.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade