Valeu Lindóia pelas infos. Com 500km+ de autonomia é muito satisfatório para uso cotidiano. Agora os 250~300km do TR4 antes de 2006 é que enche o saco.
Versão Imprimível
Vale mais a pena uma Pajero io ou uma GV, sendo as duas do mesmo ano?
Acabaram as respostas??????
To na mesma duvida, ou pego uma tr4 2004 por uns 38mil ou uma parati 2009...
custo beneficio???? qual delas?
abraços
TR4 ou Parati? Você está naquela de quem não sabe se casa (casamento) ou compra uma bicicleta. Dois carros completamente diferentes. Tudo depende do uso que você vai dar à viatura.
Saudações 4x4
Grand Vitara ou TR4/IO...
As duas opções lhe deixarão com boa opção de conforto x offroad x confiabilidade.
Tenho uma PAJERO IO 2000, e estou bem satisfeito.
Já tive samurai, niva e jpx(diesel), com bom desempenho off road e com desconforto.
A IO/TR4 tem fama de beberrão, mais acho o consumo bem condizente com um veículo (gasolina) 4x4 com redução e bloqueio, e com conforto de um carro de passeio.
Consumo cidade vai de 5 a 8 km/lt, e estrada de 8 a 11km/lt, dependendo do local e jeito de dirigir.
Quando fui comprar, queria um veículo 4x4, alto, não muito grande, e cheguei a a olhar a tracker / grand vitara, mais optei pelo mitsubishi, pois em Goiás tem muita mit rodando, além de ser mais alto que o GV.
Cheguei a olhar os diesel, mais o custo benefício me fez escolher o menor investimento no veículo a gasosa, além de diminuir despesas com seguro e risco de roubo/assaltos.
Boa sorte!
fiquei longe por uns dias ...
então, a Pajero IO não recomendo não, e pode perguntar pra qualquer mecânico que entende de 4x4 e jipes. É furada, um excelente 4x4 pra estradinha de terra em mal estado, no máximo. a falta de um chassi robusto torna-se um problema crônico nesse carro pra quem quer fazer trilhas moderadas e eventualmente mais pesadas. a IO é monobloco, que é uma carroceria estrutural, sem chassi, e tudo vai preso nessa estrutura, desde suspensão, motor, câmbio, eixos, até os vidros e adesivos, a alma do carro é essa estrutura, o problema é que a torção frequente do monobloco causa quase que sempre, TRINCAS no material,:putz: é uma fadiga de causa natural pela torção da chapa que compõe o monobloco,e não adianta soldar, vai trincar bem ao lado da solda, isso ocorre pq na soldagem, e mesmo pelo esforço de torções, o material da chapa perde força, destempera, daí é jogar no lixo, ou usar só na cidade mesmo ...:sad::sad::sad:
O GV, não tenho certeza, precisa confirmação:pensativo:, acredito que seja monobloco com semi-chassi, que é o seguinte, o mesmo monobloco montado sobre uma estrutura mais resistente, que se parece um chassi, mas não percorre todo o carro, é só p/ fixação da suspensão e eixos, e esse conjunto, fixado ao monobloco, garantindo maior resistência, conforto e possibilidade de reparos, mas ainda sofre um pouco com torções, mas bem menos que o monobloco puro. E além disso, tem bastante diferença entre um IO e uma TR4, só tem aparência semelhantes. A TR4 é muitíssimo mais evoluída e robusta, é só perguntar pra quem usa na trilha, mas acho tudo muito caro nas Mitsubishi's todas ... é uma pena... um dia terei condições .
Pra trilha o ideal mesmo é um carro com chassi, que são 2 trilhos "paralelos" atravessando o carro de ponta a ponta, onde se fixa praticamente tudo no carro, a célula da cabine, os painéis da carroceria, motor, câmbio, suspensão, eixos, etc, TUDO de mecânica vai fixado no chassi, o que garante maior resistência ainda, sendo que a maior torção será absorvida pelo chassi, e não pela carroceria do carro. a desvantagem disso é o maior peso e consequente maior instabilidade on-road, mas nos carros mais modernos a suspensão corrige essa instabilidade.
Os vitarinhas todos, assim como os samurais, tem sistema de chassi, durabilidade e resistência garantidos. :concordo:
espero ter esclarecido à tempo.
Se for comprar esse V6 mesmo, fica esperto com a corrente de comando ( não é correia dentada não, é corrente e vai dentro do motor, tem que abrir, e tudo sai caro, por isso fique ligado ) e seus tensores. O kit de corrente e agregados necessários sai caro, compre original, pois o modelo paralelo é fraco, quebra e dá PT no motor mesmo, rasga o cabeçote, estora tudo. Não use essa corrente de segunda linha, é muito arriscado.
Veja se o antigo dono fez alguma retífica no motor, câmbio e caixas de tranferencia. troca de óleo pra esse motor é igual hemodiálise, chegou o prazo, tem que fazer, sob risco de perda. Tem que ser correto.
É uma pena, mas esse modelo V6 além de raro em qualquer estado, mais difícil ainda encontrar em bom estado, geralmente pelo motor mais potente, o pessoal acaba abusando mais do coitado.
grande abraço
Concordo com tudo o que você falou sobre as vantagens do chassi sobre o monobloco no "off road" e desvantagens no "on road". Só ressalto a forma de contrução da TR4, não posso falar da IO porque não sei se sua plataforma é igual à da TR4. A TR4, que é uma evolução da IO, tem chassi integrado ao monobloco, que é diferente do semi chassi. Na TR4 a resistência estrutural é muito superior à de um veículo com semi chassi e similar à de um veículo com chassi tipo trilhos, e, tem a dirigibilidade de um carro montado em monobloco.
Saudações 4x4
Fala Cadu Smith , gostei da aula a respeito da diferença estrutural (chassis e monobloco).E o que vc me diz da pagerinho GLS B 3.5 v6 com relação a suspenção e aspectos gerais?Aguenta trilha mesmo?
Então a TR4, no caso a 2010, aguenta qualquer tipo de porrada do uso urbano?
Digo uso urbano pq é 99,9% do meu uso e quero pegar uma dessas pq estou de saco cheio dos buracos, ficar andando devagar por causa deles etc e tal, fico judiando do azera e quero parar com isso pegando uma TR4 pro dia a dia.
E usando ela sem dó, estilo sovietico mesmo, fica perdendo alinhamento ou qualquer outra coisa com suspensão? Isso no uso urbano!
Só pra ilustrar, pra mim qualquer coisa no minimo igual a minha kia grand besta 2005 em termos de resistencia, já pode ser considerado um tanque de guerra, o uso dela é 110% sovietico e hj com 89 mil km eu ainda não precisei trocar NADA da suspensão, nunca perde alinhamento nem nada, é incrivel!
Se a TR4 2010 for nesse mesmo estilo, me animo novamente a pegar uma.
Valew!
[]'s
Paulo
Bom, a pajero GLS-B é uma lenda.. na minha opinião, a melhor e mais bela pajero que a Mit já produziu. É boa, mas não é um tanque de guerra, nenhum SUV é. E se for, acaba virando jipe durão e instável. O melhor mesmo é experimentar o máximo de opções e escolher pela melhor pra vc. Eu particularmente gosto dos carros japoneses, principalmente Nissan e Toyota.
Eu tb não conheço a construção da TR4, principalmente da 2010, não posso dizer nada. Só acredito que a melhor solução é chassi/carroceria, pois entre um chassi e uma carroceria existem os pontos de ancoragem da carroceria, que se movimentam e se acomodam, permitindo uma torção do conjunto sem tanto stress de material da carroceria, que é bem mais fraco que um chassi. O inconveniente é que com o tempo, esse pontos de fixação, que tem calços de borracha, e essa desgasta e enfraquece, e o carro fica mais barulhento, mas sem perigo .
A verdade é uma só. Observe TODOS os veículos off-road ditos "sérios", e mesmo os mais renomados e tradicionais como o Jeep Wrangler e o Defender, vem sendo constantemente automatizados e remodelados, levando sempre em consideração muitíssimo maior o conforto e aparência, e o desempenho off-road ocupando posição secundária, senão terciária nos novos projetos.
Não sei pq acontece isso.
Mas não costumo confiar em carro muito novo no sentido de resistência e confiabilidade. Prefiro algo mais primitivo e confiável talvez..
uma fogueira ao invés do microondas, pois vc acende em qualquer lugar.
grande abraço