Prezados amigos,
Tenho uma Pajero Sport 4X4 V6 Gasolina 2001. Há 2 dias fui fazer a troca de óleo do carter e ao entrar embaixo do carro, quando o mesmo estava no elevador, notei um vazamento na caixa de direção. Verifiquei o nível do fluido hidráulico, que estava baixo. Completei o nível. Preocupado com esse vazamento, levei o carro na Mitsubishi (concessionária) para verificar. Os caras deram uma olhada por cima (nem colocaram no elevador) e recomendaram trocar a peça. Não noto nenhuma alteração do funcionamento do carro: não há barulho, nem quando a direção é esterçada, nenhuma trepidação, vibração, nada. Só o vazamento do fluido.
Gostaria de saber dos amigos mais experientes com o carro e com mecânica: (1) é realmente necessário trocar a caixa de direção? (2) é possível reparar essa peça ou só trocando mesmo? (3) caso a troca da peça seja indispensável, consigo obtê-la no mercado paralelo ou em desmanches?
Peço desculpas pela minha ignorância, e agradeço desde já a valiosa ajuda dos amigos daqui do forum.
Procure uma boa oficina que trabalhe com direção hidráulica. Estou com a da minha Pajero, que é 2002 gasolina, começando a bater. Fiz orçamento para reparo e, no pior caso, gastarei em torno de R$ 750,00 para conserto, com garantia de 6 meses.
óla pessoal,
Minha pajero tem um barulho tec-tec no volante quando anda em paralelepipedo,ou asfalto irregular,troquei todos os terminais,buchas de bandeja,pivô,enfim dei uma geral mais o tec-tec,continua.
Então começei a procurar por folgas... achei defeito em um rolamento da coluna de direção,com muito custo substitui o mesmo,tec-tec ainda continua,revisei toda a coluna tirei volante,revisao geral e tudo ok, e o tec-tec continua,analizando com muita atenção a caixa de direção com um relógio comparador eu percebi folga no eixo de saida da caixa de direção,entao retirei a mesma e fui analizando rolamentos,até chegar em um conjunto com fuso de esfera recirculante,que ao lavar o conjunto,percebi uma folga no mesmo o qual imagino que seja o criador do barulho tec-tec no volante.
Depois deste relato ficam as perguntas:
1-alguem ja abriu uma caixa de direção destas?
2-existe alguma forma de colocar esfera maior,para corrigir a folga?
3-sera que realmente estou mechendo no lugar certo?
4-quem tem pajero nota este barrulho no volante?
5-voces conhecem alguma loja que mexa com esta caixa de direção?
Estou com a minha Pajero 2002 na oficina para tirar o barulho da caixa de direção e um pouco da folga do volante. Antes já troquei o braço pitman (é assim que se escreve?) e o braço auxiliar, pois ambos estavam com folga. Logo que comprei, o veículo desviava bruscamente a trajetória quando encontrava irregularidades no asfalto, em especial aquelas provocadas por caminhões com excesso de peso. Todo o trabalho custará R$ 800,00 (esqueceram de cotar a geometria quando me deram o primeiro preço).
E aí pessoal tenho uma 2008 esta com 46.000 km e tem este barulho, li em um tópico aqui mesmo no fórum dizendo que este problema e normal nas pajeros tanto que fiz revisão dos 50000km e na concessionaria nem
mencionaram isso!
Vou usando assim, caso alguém tenha melhores informações, ou soluções avisem por favor!
Pessoal boa noite.
Afffffff,enfim resolvi a droga do tec tec na direção da minha pajero sport.
Depois de ter quase desmontado o carro inteiro,digo,gastado uma nota com terminais de direção,pivô,pitman,auxiliar,caixa de direção eu descobri onde realmente faz o bendito tec-tec quando se anda em terreno irregular,quebra molas,e paralelepipedo,e frenagem para troca de marcha D para R. E a carroceria se movimentando no chassi e puxando a estria para frente e para tras.
O problema estava no canote estriado que liga caixa de direção e a coluna de direção que vai do assoalho ate o volante. Somente retirei uma abraçadeira de aço que aperta as pontas estriadas do canote,aliviando a pressão do mesmo eu consegui aliviar o atrito entre as estrias macho com a femea.
No caso eu retirei a abraçadeira e parou imediatamente o tec tec,so nao sei oque vai acontecer,mas tenho de encontrar uma barra desta urgente,
alguem saberia onde consigo uma sem ser na mit pq la a facada e grande,980 dinheiro.
Estive falando com a Concessionaria Ramada aqui do RS mais precisamente de Poa sobre este problema do tec tec na direção, como já havia adiantado este problema caracteriza as Pajeros Sport, para solucinar ele me adiantou que será necessário o desmonte da barra de direção com uma solução simples, preencher as lacunas com silicone sanando assim a folha que ocasiona o ruído, lembrando que isto será uma solução definitiva, porém desnecessária visto que caso não seja feita em nada afeta futuras manutenções indesejadas, pois o tec tec não causa desgaste das partes, sua solução somente sanara o ruído mesmo, e nada mais ao custo de $=700,.
Por este motivo a menos que o barulho aumente e muito não vejo a necessidade de fazer pois o que mais interessa será a parte mecânica e isto em nada sofre.