Postado originalmente por
Kappa GB
Fala Bart,
Sobre não confiar nos numeros, vc deu um bom exemplo, a GV3 tem um motor muito mais moderno que a TR4, com variação no tempo de abertura das valvulas e tudo o mais, o qual ajuda demais na relação de potencia e principalmente torque e mesmo assim tem mais de 1mKgf de torque a menos que a TR4! Se for comparar com a TR4 de 140cv a diferença fica ainda mais esquisita, até pq torque e potencia são 2 grandezas que andam juntas e as diferenças dessas 2 grandezas na tr4 gasolina pra flex são meio desproporcionais.
Tem um outro motor que serve de exemplo, o GM familia 2 que equipa astra/vectra e algumas outras coisas, ele com seus 2 litros e 8v consegue 140cv no alcool, valor até que respeitavel para esse motor e tem "apenas" 19,7 mKgf, digo apenas comparando com TR4, mas já é exatos 1mKgf de torque a mais que o GV3 que tem um motor absurdamente mais moderno! O fato de ter apenas 8v ajuda bastante em conseguir um torque maior, dai a diferença pra GV3. Como a TR4 consegue esses numeros é uma boa pergunta! hehe
Sobre o v6 da miti, talvez ela não botou numeros mais altos justamente pq existem concorrentes e todos eles andam bem mais, então ficaria bem estranho dizer que tem a mesma potencia andando um caminhão a menos. No caso da TR4 não tem concorrente, GV3 pra mim não é concorrente por questão principalmente de preço.
Sobre averiguação, no br que eu saiba não existe nada que vá testar os veiculos para comprovar sua potencia, prova disso é que já tivemos casos de carros serem vendidos com potencia declarada abaixo da real somente para pagar menos imposto.
Fora que medição de potencia é algo complicado, 2 medições uma atraz da outra já da diferença, então o fabricante iria sempre alegar isso, diferenças de temperatura, umidade do ar, etc e tal, ae iriam criar uma margem de tolerância, chuto 10%, pronto em 140cv já dá respeitaveis 14cv, assim sendo toda TR4 saindo com 126cv está de acordo com as regras.
Mas a verdade é que tudo não passa de pura especulação! haha
[]´s
Paulo