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  • #1

    Smile Pajero 98 GLS 3.0 Gasolina 4x4 Câmbio Manual




    Olá pessoal da lista.

    Há alguns dias estou acompanhando o fórum buscando informações sobre um veículo que estou "namorando". Encontrei o fórum através do google e achei fantástica a comunidade. Vejo que vocês são como uma família que adora trocar experiências, parabéns por isso.

    Atualmente sou proprietário de um hatch Volkswagen, porém surgiu a oportunidade de fazer um upgrade do veículo e gostaria que me passassem suas impressões.

    Encontrei uma Pajeiro 1998 GLS 3.0 Gasolina 4x4, câmbio manual, com 4 portas.

    Similar a da imagem abaixo:

    Fiquei de levar a um mecânico para dar uma conferida no material, porém está perfeita de lata, nunca foi batida. Contém, inclusive, manual original.


    Minha dúvida é similar as dúvidas da maioria do fórum.

    Como estou saindo de um carro de passeio (Polo 2003) para um carro, mais antigo e utilitário, não sei o que devo cuidar antes de comprar (suspensão, tração, etc).

    Não sei com que período devo realizar a troca do óleo, qual o tipo de óleo.

    Custo de manutenção (tenho a vantagem de morar em Foz do Iguaçu-PR, muitas das peças são um terço do preço no Paraguai).

    Consumo médio cidade e estrada.

    Enfim, gostaria das impressões dos demais colegas sobre este veículo, tenho medo de entrar numa enrascada, rs.

    O seu valor está um pouco acima da tabela, a fipe está em torno de 28.000 "latinhas" seu atual proprietário está pedindo 35.000 "latinhas", acho um pouco fora, mas aparentemente, trata-se de um veículo impecável, com cerca de 90.000km rodados.

    Gente é isso, aguardo o conselho de vocês!!!!

    Abraço a todos!!
    4X4 Brasil

  • #2
    Ninguém tem nada a declarar?

    Surgiu a oportunidade também de uma Pajero TR4 2004.

    Muito mais "atual" porém com menor espaço interno.

    O que sugerem?

  • #3
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Caro colega...
    Gosto é gosto e não se discute... então elogiar ou criticar vai muito de q vc tem de intenção com o veículo.... veja q pra mim só o fato de vc sair de um Polo... já vale a pena... kkkk
    Se vc encontrou uma viatura boa, com certeza vai gostar e a mesma não vai t deixar na mão... mesmo sendo mais velha...
    A Pajero é pau pra toda obra e dificilmete dá pau... mas quando dá a manutenção não será barata... mas como vc ta do lado dos hermanos... pode desconsiderar q falei....
    Outra coisa é q vc vai gastar mais com gasolina e seguro... então...vc tem de ver q é importante pra vc....

    No mais.... eu não acreditaria nestes 90mkm... mas se for isso na real e o carro tiver bom... sem dúvida vale negociar com o proprietário....

    Bom... se vc tá entrando no mundo 4x4... seja a viatura q escolher, afinal ambas são muito boas... leve num mecânico q conheça dessas viaturas... pois o mais importante de estar bom nelas são os diferenciais, acionamento aut. das RLs... e ver a reduzida.... o restante é o de praxe de qquer veículo
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Caro colega...
    Gosto é gosto e não se discute... então elogiar ou criticar vai muito de q vc tem de intenção com o veículo.... veja q pra mim só o fato de vc sair de um Polo... já vale a pena... kkkk
    Se vc encontrou uma viatura boa, com certeza vai gostar e a mesma não vai t deixar na mão... mesmo sendo mais velha...
    A Pajero é pau pra toda obra e dificilmete dá pau... mas quando dá a manutenção não será barata... mas como vc ta do lado dos hermanos... pode desconsiderar q falei....
    Outra coisa é q vc vai gastar mais com gasolina e seguro... então...vc tem de ver q é importante pra vc....

    No mais.... eu não acreditaria nestes 90mkm... mas se for isso na real e o carro tiver bom... sem dúvida vale negociar com o proprietário....

    Bom... se vc tá entrando no mundo 4x4... seja a viatura q escolher, afinal ambas são muito boas... leve num mecânico q conheça dessas viaturas... pois o mais importante de estar bom nelas são os diferenciais, acionamento aut. das RLs... e ver a reduzida.... o restante é o de praxe de qquer veículo
    Concordo plenamente com estas sábias palavras, acrescentando que quando se compra um veículo, tem que se ter em vista o tipo de uso dele.
    Não adianta comprar um jipe e andar somente na cidade, porque vc estará indo de encontro à relação custo/benefício.
    Se vc tem intenção de se aventurar no mundo off road, ainda que leve, vale a pena investir em jipe, sobretudo em Pajero, que na minha modesta opinião é um show de veículo. Se não tem intenção, melhor ficar com o Polo mesmo.

    Fernando Massad - Pajerinho V 6 3500

  • #5
    Obrigado pelas respostas, estão sendo de grande ajuda. Na verdade quero um veículo para uso diário, porém, estou estudando biologia, e nesta região tem muita estrada de chão e lugares para se aventurar, gostaria de fazer um passeio neste sentido de vez em quando.

    Minha grande dúvida se dá em questão de conforto, manutenção e consumo de ambas. Para mim o espaço de uma TR4 é satisfatório, porém longe do ideal, já a outra, mais velhinha (6 anos)...

  • #6
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por rlauferbr Ver Post
    Obrigado pelas respostas, estão sendo de grande ajuda. Na verdade quero um veículo para uso diário, porém, estou estudando biologia, e nesta região tem muita estrada de chão e lugares para se aventurar, gostaria de fazer um passeio neste sentido de vez em quando.

    Minha grande dúvida se dá em questão de conforto, manutenção e consumo de ambas. Para mim o espaço de uma TR4 é satisfatório, porém longe do ideal, já a outra, mais velhinha (6 anos)...
    Vamos lá então, pelo que vc colocou:
    Conforto: sofá da sua casa, sem trancos ou balanços desagradáveis, com espaço interno suficiente;
    manutenção: difíciílimo quebrar, mas se ocorrer, não é barato e vc pode ter certa dificuldade em achar peças, a menos que já tenha o canal;
    consumo: nunca vai fazer mais de 8 km/litro, e aí entram duas questões:
    já acelerou a bagaça?? já viu que barulho chique????? isso te motiva a pisar e aí o consumo sobe na mesma velocidade da adrenalina.
    No mais, velho, é um jipe de primeira qualidade. Se bem comprado vai te trazer muitas alegrias.
    Mas aí, vou com o Paulo novamente: Gosto é gosto e não se discute...

    abç

  • #7
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Levando em conta seus últimos comentários e sendo realista:
    Se vc quizer qualquer 4x4... fique ciente q nenhum modelo existente combina com economia... este é o custo do prazer e da aventura... se quizer um pouco de economia, parta pro diesel.... mas dae já vai pagar mais caro pelo seu 4x4
    Conforto... obviamente a V6 e bem mais espaçosa q a TR4.... mas ambas vão te levar por aventuras com muito conforto...
    Idade para uma viatura como a V6.... não quer dizer nada.... q conta é o estado e manutenção.
    Manutenção... já dito... não é barata, mais em compensação raramente dá se for bem cuidada...
    E finalmente... dirija ambas... e a q te der mais tesão... COMPRE ao invéz de ficar ouvindo nossos pitacos...kkkk
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #8
    Usuário Avatar de buchmann
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    Cara.. abra o olha para a quilometragem.. menos de 9mil por ano, é estranho, não acha??
    Eu tenho uma V6 3000 99, soh que 3portas.. 3 anos e 40mil km de pura alegria, nunca deu problema, mas sempre mantenho a manutenção em dia.
    Peças, se não encontra com los hermanos, na internet encontra-se tudo.
    Agora, Vantagem da V6: Conforto, Vantagem da Tr4: metragem menor entre eixo: melhor para estacionar e menor para fazer trilhas (não raspa no fundo).
    Mas o que manda mesmo é o gosto..

    Boa compra
    ex-Pajero 99 3000 2p
    ex-Niva 93
    Defender SW 110 99 Verde teto Braco - Piriquito.

  • #9
    Como sua intenção não é trilha e sim algumas aventuras, tanto a V6 quanto a TR-4 te atenderão muito bem.
    A TR-4 tem como vantagem ser um pouco mais econômica que a V6 e com o mesmo valor você consegue uma mais nova, porém o espaço interno é bem menor e o porta malas bastante pequeno.
    A V6 é bastante espaçosa, parece um onibus com muito conforto, os 6 canecos pesam na hora de abastecer, mas é bem mais robusta que a TR4

    São veículos bastante distintos que diferem muito em tamanho, motorização etc, então o melhor é vc experimentar ambas e ver qual mais te agrada.

    Concorndo com o Paulo: só o fato de sair de um VW já vale a pena
    CJ5 63 "Abobora": Vortec 6cc / Mamute 37" / 100% blocado / Ensimec /Ekron /e outras firulas
    Troller "Abobrinha": Resgate de shopping / ARB / 35"

  • #10
    Usuário Avatar de fedao2004
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    Amigo...pajero é um baita carrão, em termos de consumo não é tão gastadora assim, acho que só deves cuidar o motor, verifique antes de comprar se o seu motor é standart, se nunca foi aberto, motores recondionados não ficam mais tudo aquilo.
    Comprei a minha sabendo que o motor era "novo", não andei meio ano e o motor se foi..quando abrimos ele aí que veio o desespero...tava todo fud..., resultado, se fosse comprar tudo novo na agencia passaria de 15 latinhas, e isso era por cima, acabei comprando um motor usado standart por 9 latinhas e mais 1800 em óleos, embreagem, e mais outras coisas que fiz..
    única dica que tenho pra dar...o resto é show
    Se o motor ja foi recondicionado parta pra outra..
    abraço

  • #11
    Usuário Avatar de djalmab
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    Meus comentario,a TR4 tambem e gastadora pra caramba (bebe quase o mesmo que a pajero ) e alem do mais tem um tanque de gasolina pequeno que da uma pequena autonomia.. Quanto a quilometragem eh possivel sim, a minha eh 98 e tem 104K KM e ta zerada. Se quise dar dar uma olhda veja em http://pajeroglsdjalmabritto.shutterfly.com/.

    Outro ponto, pecas para a Pajero ( seja 3.0 ou 3.5) sao BEM mais faceis do que a TR4 pois ambos os veiculos foram produzidos nos EUA, assim importar qq coisa eh rapido e barata. Importei todas as mangueiras para a revisao de 100K KM e saiu por 200 dolares. Uma manqueira na MIT ( unico fornecedor das TR4 ) ficaria por mais de 500 reais. Assim em geral eh mais facil manter uma pajero do que um TR4 e/ou iO...

    qq coisa me procure via MP.. tenho pajeros a quase 10 anos....

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