Postado originalmente por
Cristiano Vasconcelos
Estou com um problemão. Ao voltar de uma viagem, percebi um barulho estranho ao colocar a alavanca da marcha na posição D (Drive) e ao começar a sair com minha Pajero (como se estivesse passado sobre um sonorizador no asfalto). Cheguei em uma oficina com o carro andando e após um teste com o chefe de oficina conduzindo o veículo, o mesmo disse que era caixa de marcha. Botou o carro no elevador e com o carro suspenso (sem peso) girou o motor e engatou novamente o D (Drive), voltando o carro a fazer o mesmo barulho que tinnha ouvido antes. Ante tal barulho, tornou a dizer que era problema na caixa de marcha e resolveu abrir a parte anterior da mesma (acho que a parte da transmissão) sob o argumento de que poderia ser algo como uma "luva". Abriu, fez alguns movimentos na engrenagem e voltou a fechar, com a explicação que era na parte da frente (caixa de marcha) e que tal serviço ele não fazia e que deveria levar o veículo para uma autorizada. Ocorre que, ao tentar sair com o veículo para a autorizada, o mesmo, assim que eu engatava a ré ou posicionava a alavanca no D (Drive) o motor morria (apagava). Tive que rebocar o veículo até a autorizada. Lá, o chefe da oficina, sem abrir a caixa de marcha, afirmou-me que o problema era no Conversor de Torque, peça que me disse ser muito cara e me aconselhou a comprar uma caixa de marcha usada e inteira. Minha dúvida é se o diagnóstico está correto e se, de fato, terei que comprar a caixa de marcha toda, que ele me disse que fica em torno de de R$ 5.000,00. O que vocês acham? O que devo fazer?