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  • #1

    Desligar Air Bag - Pajero Full 2001




    Colegas, boa noite.

    Devido a utilizar o carro em competições, em que existe aparelhos de navegação localizados no lado do passageiro (e com grandes restrições de serem colocados em outros lugares), tenho forte interesse em desligar o Air Bag do passageiro nestas situações.

    Alguém já fez este serviço?

    Se sim, devem ser desligados ambos (motorista e passageiro)?

    Se sim, é possível colocar uma chave "on / off". Tô lendo bastante material a respeito e nos EUA já existem lei que permite se instalar esta chave "on / off" para situações em que o passageiro corra risco de vida caso o Air Bag seja acionado, mesmo que estas chaves não venham instaladas originalmente pela fábrica.

    Abraços

    Daniel Krabbe
    4X4 Brasil
    PAJERO FULL GLS 2001 GAS. POWERED BY REIKO
    RODAS L2OORS, PNEUS BF MUD KM2 / AMORTEC. KYB BY EUA / PROTEÇÕES ROAD TECH

  • #2
    DK já vi em carros aqui no Brasil essa possibilidade de ligar e desligar o airbag do passageiro... se não me engano a Dakota tinha e ela era ligada/desligada com a chave do próprio veículo... acho isso mais prudente do que apenas remover o Airbag... vamos ver se essa semana arrumo tempo aqui em BH para pesquisar isso.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #3
    Citação Postado originalmente por dkrabbe Ver Post
    Devido a utilizar o carro em competições, em que existe aparelhos de navegação localizados no lado do passageiro (e com grandes restrições de serem colocados em outros lugares), tenho forte interesse em desligar o Air Bag do passageiro nestas situações.
    eu achava que o pajero ja vinha de série com a chave para desativar o airbag... achava até que ja era obrigatória nos states...


    Se sim, devem ser desligados ambos (motorista e passageiro)?
    nunca vi desativarem o airbag do motorista, só o do passageiro...

  • #4
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    Citação Postado originalmente por dkrabbe Ver Post
    Colegas, boa noite.

    Devido a utilizar o carro em competições, em que existe aparelhos de navegação localizados no lado do passageiro (e com grandes restrições de serem colocados em outros lugares), tenho forte interesse em desligar o Air Bag do passageiro nestas situações.

    Alguém já fez este serviço?

    Se sim, devem ser desligados ambos (motorista e passageiro)?

    Se sim, é possível colocar uma chave "on / off". Tô lendo bastante material a respeito e nos EUA já existem lei que permite se instalar esta chave "on / off" para situações em que o passageiro corra risco de vida caso o Air Bag seja acionado, mesmo que estas chaves não venham instaladas originalmente pela fábrica.

    Abraços

    Daniel Krabbe
    Olá Daniel,

    A melhor opção seria mesmo a colocação de uma chave para inativar o air bag LD. Como já foi comentado, diversos modelos comercializados no mercado norte-americano vinham com chave própria para desativar apenas o airbag no lado do passageiro.

    Já viu se há fusíveis para os airbags? Se sim, basta retirá-lo. Uma luz de advertência deve acender no painel.

    Tenho o manual de serviço completo, incluindo o sistema SRS (airbags) da Pajero Sport. Lá aparecem a localização de todos os componentes. Pode ser uma referência para vc tentar achar os mesmos itens na sua Pajero Full. Está em PDF. Tentei extrair somente o capítulo 52B, mas não consegui. Alguma dica de como fazer isso?

    sds,

    Octávio

  • #5
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    Olá Daniel,

    Dê uma olhada nesse link:

    http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/52.pdf.

    Repare que há conector elétrico no módulo do airbag do lado passageiro. Talvez se vc "chavear" esse conector vc consiga desativá-lo.

    ATENÇÃO: Antes de tentar qualquer coisa leia atentamente as precauções ao mexer nos sistema de airbags. Há riscos envolvidos. Tá avisado, ok?

    Boa sorte,

    Octávio

  • #6
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Pois bem conforme já observaram anteriormente, a Dakota realmente possui uma chave para desligar o air bag do lado direito. Ao que eu sei, toda pick up cabine simples dotada de duplo air bag obrigatóriamente deve ter esse interruptor, pois dependendo da estatura do passageiro, principalmente crianças, o air bag pode ser perigoso.

    Se não estouo enganado, nas Rangers STX também tinha algo do tipo.

    Recentemente procurei um auto elétrico solicitanto exatamente para colocar um interruptor no air bag do motorista afim de evitar que o mesmo acione inadvertidamente quando eu estiver fazendo minhar trilhas.

    Apesar de não ter feito ainda o serviço, a idéia foi de associar o air bag do motorista ao interruptor já existente. Assi, ao virar a chave, desligarei ambos didpositivos. Ao menos fica um serviço mais limpo.

    Quando fizer tal operação tentarei ducumentar para postar aqui.

    Abraços

  • #7
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pois bem conforme já observaram anteriormente, a Dakota realmente possui uma chave para desligar o air bag do lado direito. Ao que eu sei, toda pick up cabine simples dotada de duplo air bag obrigatóriamente deve ter esse interruptor, pois dependendo da estatura do passageiro, principalmente crianças, o air bag pode ser perigoso.
    é obrigatório nos estados unidos, mas no brasil não acredito que seja... no youtube tem uns videos em que aparecem crash-tests simulando o uso de um "bebê-conforto" no banco da frente... a propósito: continua proibido levar crianças com menos de 10 anos no banco dianteiro?

  • #8
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Daniel,

    Dê uma olhada nesse link:

    http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/52.pdf.

    Repare que há conector elétrico no módulo do airbag do lado passageiro. Talvez se vc "chavear" esse conector vc consiga desativá-lo.

    ATENÇÃO: Antes de tentar qualquer coisa leia atentamente as precauções ao mexer nos sistema de airbags. Há riscos envolvidos. Tá avisado, ok?

    Boa sorte,

    Octávio
    Fala Octávio !!

    Vou dar uma olhada em casa com calma no link que vc postou. Me preocupa MUITO ter os intrumentos de navegação arremessados contra a Mônica. Enquanto não resolver este assunto, nada de correr ou treinos inclusive.

    Sei que mecher no sistema de Air Bag é MUITO perigoso (tem de estar com a chave desligada e tudo mais...lí todas as 12 páginas do manual sobre o assunto e algumas delas mais de uma vez). A Virage MIT aqui de S.J.Campos inclusive não meche neste sistema e com isto ontem mesmo já mandei um e-mail para o SAC da MIT sobre este assunto, dizendo que tem de desativar, pois é uma incoereência ter este sistema ativo em provas do MMS. Para ratificar esta minha posição, mandei para o DETLEF também.

    Vamos conversando, vendo as opções e ver no que vai dar.....

    Abs

    DK
    PAJERO FULL GLS 2001 GAS. POWERED BY REIKO
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  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    é obrigatório nos estados unidos, mas no brasil não acredito que seja... no youtube tem uns videos em que aparecem crash-tests simulando o uso de um "bebê-conforto" no banco da frente... a propósito: continua proibido levar crianças com menos de 10 anos no banco dianteiro?
    Pois bem, eu acredito que aqui no Brasil deva ser obrigatório também, bem como na maioria dos países que comercializam Pick Ups cabine simples com duplo air Bag.

    Vejam que essa regra se vale apenas para veículos dessa configuração.

    De resto, é obrigatório o transporte de crianças no banco trazeiro no respectivo acessório de retenção em acordo com a estatura e idade dessa criança. Excessão é feita para as pick ups que não possuem o banco trazeiro e por isso a necessidade da inutilização do air bag, mas não dispensando o dispositivo de retenção adequado.

    Lembrem-se que o air bag pra funcionar devidamente , deve contar com o uso do cinto de segurança. Ao ser projetado é levado em consideração a estatura de uma pessoa mediana, a partir de uma certa idade provavelmente maiores de 10 anos.

    Portanto, num carro equipado com ari bag mais do que nunca, crianças no banco de traz.


    E motoristas de pequena estatura devem avaliar bem o riso e o benefício de adquirir um veículo dotado de air bag.

    Abraços

  • #10
    Octávio pelas informações que me foram passadas o fuzivel delisga outras coisas além dos airbags, portanto não é a melhor saída.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #11
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Pois bem, eu acredito que aqui no Brasil deva ser obrigatório também, bem como na maioria dos países que comercializam Pick Ups cabine simples com duplo air Bag.

    Vejam que essa regra se vale apenas para veículos dessa configuração.

    De resto, é obrigatório o transporte de crianças no banco trazeiro no respectivo acessório de retenção em acordo com a estatura e idade dessa criança. Excessão é feita para as pick ups que não possuem o banco trazeiro e por isso a necessidade da inutilização do air bag, mas não dispensando o dispositivo de retenção adequado.
    alguns esportivos com apenas 2 lugares tb tem essa chave para desativar o airbag (mas quem vai usar uma ferrari para levar o filho para a creche? a namorada de um jogador de futebol ou de um traficante colombiano???)... fora isso, ja vi diversos modelos com airbag duplo de diferentes categorias, incluindo "soccer-mom vans" e modelos compactos (golf, audi a3), com essa chave... acredito até que nos states seja obrigatório em todas as categorias...


    Lembrem-se que o air bag pra funcionar devidamente , deve contar com o uso do cinto de segurança.
    ainda tem quem diga que um airbag padrão americano, que costuma ser maior e inflar mais rápido, dispensa o uso do cinto de segurança
    teve até um caso em que uma criança de 4 anos morreu depois do acionamento do airbag de uma dodge caravan pq estava sem cinto...


    Ao ser projetado é levado em consideração a estatura de uma pessoa mediana, a partir de uma certa idade provavelmente maiores de 10 anos.

    E motoristas de pequena estatura devem avaliar bem o riso e o benefício de adquirir um veículo dotado de air bag.
    a partir de 2014 não vão mais poder escolher carro novo sem airbag
    aí o jeito é trocar o volante, como alguns anões e obesos fazem...

  • #12

    Air Bag passageiro desligado

    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Daniel,

    Dê uma olhada nesse link:

    http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/52.pdf.

    Repare que há conector elétrico no módulo do airbag do lado passageiro. Talvez se vc "chavear" esse conector vc consiga desativá-lo.

    ATENÇÃO: Antes de tentar qualquer coisa leia atentamente as precauções ao mexer nos sistema de airbags. Há riscos envolvidos. Tá avisado, ok?

    Boa sorte,

    Octávio
    Fala meninos,

    Após este (grande) link postado pelo Octávio, resolvi verificar "in loco" como era o conector do Air Bag do passageiro.

    Antes de tudo, abro um parêntesis e informo aos que (ainda) não me conhecem que se existe um cara que lê tintim por tintim (por isto o Octávio posta..rs) e tenta fazer os itens com a maior segurança possível, eu sou um deles, obviamente assim como muitissimos colegas aqui do Fórum. Caso alguém queira se aventurar a fazer o mesmo procedimento abaixo (muitos devem ter esta necessidade), apesar de MUITO simples, por favor leia todas as informações do manual assim como todas as recomendações do link acima. Em caso de dúvidas, é não mecha !!! Pode ser que alguma informação abaixo tenha escapado e não nos responsabilizamos, ok?

    Procedimento (favor consultar o manual e o link acima)

    1 ) Desligar o carro e deixar a posição da chave em "LOCK". Nenhuma luz no painel deve ser observada. Se estiver, NÃO MECHA!!

    2 ) Aguardar 1 minuto. Os Air Bags costumam reter energia por um período de tempo (segundo link).

    3 ) Remover os 6 parafusos do porta luvas logo abaixo do Air Bag (necessário chave Philips)

    4 ) Puxar o porta-luvas para fora

    5 ) Abrir o segundo porta-luva, facilitando o acesso ao conector

    6 ) Levantar a trava verde do conector

    7 ) Com um alicate de bico fino, puxar o conector para baixo (evite ao máximo estar localizado de cara com o Air Bag...nunca se sabe...)

    8 ) Proteger o conector com uma fita. Caso os contatos toquem em alguma parte metálica do carro, uma "corrente parasita" pode vir a acionar o Air Bag em qualquer situação, que seria MUITO PIOR do que o risco de vir a ter uma colisão em provas.

    9) Virar a chave para a posição "ON". A luz do SRS deve se manter acesa.

    Abraços

    Daniel Krabbe

    ps1: o próximo passo é pensar num conector que fique instalado no console do carro e que permita ligar e desligar com menor esforço, se bem que este procedimento não demorou 5 minutos

    ps2: acho incrível um carro como a Pajero Full, com computador de bordo, bússula, ABS, sensor de deslizamento nas rodas etc etc não venha a ter um conector num sistema desses
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Desligar Air Bag - Pajero Full 2001-retirar-6parafusos.jpg   Desligar Air Bag - Pajero Full 2001-levantar-conector.jpg   Desligar Air Bag - Pajero Full 2001-puxar-conector.jpg  
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