Postado originalmente por
dkrabbe
Fala senhores !!
Muito bom o tópico. Bom vamos lá com um pouco de história recente....
Em 2007:
Na categoria Graduados, o Fefé inflacionou o mercado das Pajero Full 3 portas (2002 para cima) ao vencer o campeonato e 3 provas naquele ano. Fefé na pilotagem e Breno Rezende na navegação juntamente com a Pajero Full pós 2002 foram a coqueluche daquele ano.....
Na categoria Turismo, o casal Franzoi faturou o campeonato com uma Pajero IO e em segundo ficou os irmãos Meinberg com uma Pajero Full anterior a 2002. Naquela época, na turismo, o pessoal ainda corria de HP48 e só tinha 4 malucos de Nav4Palm (no MMS). Marcello, Jorge Thirige, Eu e Renato Leal. A macro de visualização ainda era de segundo em segundo e tinha o problema de acerto da hora oficial, que ficava 0,5 segundos para antes ou para depois.....
Em 2008:
Na categoria Graduados, os irmãos Bortoluzes faturaram o MMS com uma Pajero TR4 mecânica normal. Não deram show, mas foram regulares o campeonato inteiro....
Na categoria Turismo, o campeonato ficou na mão da dupla Carlos André/Celso Guimarães correndo de Pajero TR4 mecânica normal e ganhando pela regularidade no campeonato, tendo como 2 lugar o Leonardo Maia com 3 vitórias numa Pajero Full
e em 3 lugar o vosso amigo que aqui lhes escreve com 1 vitória no campeonato e correndo com uma Pajero TR4 mecânica normal. Tivemos também naquele ano vitória da dupla Acyr/Fernanda Becker correndo de Pajero Full. Todos de Nav4Palm. A HP foi abolida neste ano, após todas as grandes implementações no software Nav4Palm pelo Marcello Ladeira
Em 2009:
Na categoria Graduados, a dupla Azzi/Theo Guardiano venceu o MMS com folga com uma Pajero Full anterior a 2002 e o 2 lugar também de Pajero Full (não sei o ano). Tivemos 2 vitórias (Kabashima e Bortolozes) de Pajero TR4 mecânica normal (entenda chipada ao menos), e depois 2 vitórias, uma dos irmão Turcatto e outra do Renan, correndo eles de TR4R.
Na categoria Turismo, o campeonato ficou na mão da dupla Cassio/Rui correndo de Pajero TR4 mecânica normal, 1 vitória do Marcello Ladeira de Pajero Full 2005 e 2 vitórias do Gustavo Braga (+ pai) correndo de Pajero Full anterior a 2002. Acredito que foram 3 vitórias da Full contra 4 das TR4 Mecânica Normal. Já estava me esquecendo que na Turismo são proibidas as TR4R e L200R.
Ainda em 2009, mas mudando de campeonato
Um outro fato interessante foi que os irmãos Bortoluzes faturaram o campeonato Brasileiro e o Paulista OffRoad (categoria Super Máster, 3km/h ainda + rápida que a Graduados) correndo de Tr4 mecânica normal. Esta prova é pauleira pura, porém muito menos precisa que o MMS, em que o braço do piloto e a experiência do navegador contam demais.
Fechando.....
1) Na minha humilde opinião, a TR4 mecânica normal, com pequenos ajustes de motor (chip) e de suspensão, pode ser uma grande alternativa as TR4R. A TR4R, ao meu ver, só se for sonho de criança ter um carro de Rally...dai gosto é gosto. Se eu tivesse $$ para ter um 3 carro e lugar na Garagem, com certeza teria esse sonho (rs), mesmo sabendo que a Tr4 normal com mudanças é melhor negócio que as Tr4R
2) A TR4 é uma boa alternativa também em relação as Pajero Full, para quem não esta a fim de gastar MUITO dinheiro, pois os custos de manutenção tendem a subir demais confome vai se subindo de categoria. Em contra-partida, o controle de tração e retomada de velocidade da Full fazem muita diferença e ao meu ver, para o "mesmo braço e mesma capacidade de navegação", ganha quem tem a Full. Vai dar um KCT na saída de curva com uma TR4 e vcs vão ver para aonde vai a metragem....
3) Com isso:
a) eu iria de TR4 mecânica, manual (obvio), chipada, supensão alterada enquanto tivesse sérios problemas de navegação.
b) eu iria de Pajero Full após 2002 se tivesse $$$$ e com os erros de navegação sanados....
Bom..espero ter contribido....postem o comentários de vcs...
Abs
DK