x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário
    Entrada
    09/02/2009
    Agradecimentos: 0

Question Tr4 - automática ou mecânia

Gente, pretendo comprar uma TR4, solicito ajuda quanto a escolher entre a automática ou mecânica. Sugestões?

Citação Postado originalmente por Turbo4x4 Ver Post
    Gente, pretendo comprar uma TR4, solicito ajuda quanto a escolher entre a automática ou mecânica. Sugestões?
    Depende das suas necessidades; a mecânica é mais econômica e melhor pro fora-de-estrada.

Tenho uma mecânica e gosto muito.

Abs e sorte na compra.

A automática consome mais, mas é incomparavelmente mais confortável. Dizer que os Suvs manuais são melhores que os automáticos para fora de estrada é mito - o automático vai tão bem quanto, e é melhor em algumas situações.

Se pesar bem os prós e contras, vai acabar com o automático.

Faça o seguinte - ande com as duas, compare custos de manutenção (se for ficar com o veículo por um bom tempo ou comprar usado).

Sucesso na sua compra!

Citação Postado originalmente por Arqueiro Arq Ver Post
    a mecânica é mais econômica e melhor pro fora-de-estrada.

Que tipo de fora-de-estrada? Rally ou Trilhas? Se for para trilhas, expedições e passeios (o que é bem mais usual), a TR4 automática é, sem sombra de dúvidas, melhor que a manual.

1° - Não corre risco de molhar a embreagem num alagado e começar a patinar;

2° - No câmbio manual, você queima muita embreagem para sair de determinadas situações;

3° - Numa ladeira de lama, com pouca aderência ou em erosões, além de prestar a atenção nos obstáculos, tem que cuidar do pé na embreagem para não perder aderência com o solo - qualquer solavanco (e isso é normal) que o carro dê na trilha, seu pé pode escorregar do pedal e aí vc já sabe...ou desgoverna o carro ou ele morre;

4° - Se estiver num obstáculo e soltar a embreagem um pouco mais que o necessário, as rodas podem ganhar giro demais, cavocar e não tracionar - se soltar a embreagem menos que o necessário, o carro pode morrer (e isso numa descida, subida, alagado ou atoleiro é mto ruim, principalmente num comboio);

5° - No câmbio automático vc engata a 1ª (L) no manche de marchas, na alavanca de seleção de tração coloca na 4x4 bloqueada e reduzida, esqueça a embreagem e só controle a aceleração (isso num obstáculo forte, se for fácil, use a segunda reduzida).

A única coisa que a TR4 MT (manual) é superior a AT (automática) no off-road é o fato da primeira reduzida dela ser mais curta, logo, em descidas acentuadas, segura mais. Mas esse é um detalhe mínimo diante de todas as vantagens do câmbio AT.

São essas as principais diferenças que fazem o câmbio AT ser superior ao MT no uso fora-de-estrada.

Consumo: Depende do pé de cada um. Quando fui pra Fenajeep em SC, rodei mais de 490km (on-road) com um tanque (53Lts) e a luz da reserva ainda não tinha nem piscado, levando-se em conta que a reserva tem, salvo mal juízo, 8 ou 9 litros (o que me daria mais uns 80km de autonomia).

Outra coisa, a automática é mais econômica em estradas por possuir um escalonamento de marchas diferenciado (AT 4 marchas - 110km/h a 3.000 giros contra MT 5 marchas - 110km/h a 3.800/4.000 giros). Quanto maior a quantidade de rotações por minuto, maior é consumo.

Aliás, segundo o próprio João Roberto Gaiotto, no Curso de Condução 4X4 da DPaschoal, o câmbio AT é melhor que o MT para off-road.

Qualquer dúvida, posta aí...

Abs,
    4X4 Brasil
    Marcio Medina - TR4 AT
    Powered by SFI CHIPS + KAISER Locker + Kit 4WD EVO + OFFSHOX FX5 e FX7 + Rally Design Stradalle + Ramsey 12K + algumas coisas

Usuário
    Entrada
    09/02/2009
    Agradecimentos: 0
    Poxa, realmente seu tópico foi uma aula, Medina, valeu!!!
    Com certeza, frente ao que explanou e aliado que pretendo ter um carro para "saídas fora-de-estrada", mas que 85% do uso será urbano, realmente optarei pela automática.
    Além de tudo, na AT tem airbag duplo. Se quero segurança para mim, muito mais para as pessoas que eu gosto. Assim, aliado ao componente técnico, essa questão do ABS e do Airbag da AT é um fator fundamental no processo de escolha.
    Mais uma vez obrigado a todos que aqui postaram.

Citação Postado originalmente por Turbo4x4 Ver Post
    Poxa, realmente seu tópico foi uma aula, Medina, valeu!!!
    Com certeza, frente ao que explanou e aliado que pretendo ter um carro para "saídas fora-de-estrada", mas que 85% do uso será urbano, realmente optarei pela automática.
    Além de tudo, na AT tem airbag duplo. Se quero segurança para mim, muito mais para as pessoas que eu gosto. Assim, aliado ao componente técnico, essa questão do ABS e do Airbag da AT é um fator fundamental no processo de escolha.
    Mais uma vez obrigado a todos que aqui postaram.
    De nada, Turbo4x4!

Essa é outra coisa que deve-se salientar: a TR4 AT tem duplo Air-Bag e a MT não. Com certeza, muito mais segurança para a sua família.

Um ítem importante que esqueci sobre consumo: a TR4 (AT ou MT) é excessivamente "gastona" quando o elemento do filtro de ar está sujo.

Quando fui para um evento em Maricá-RJ, usei muito o carro num terreno de muita poeira. Não troquei o elemento e nem removi o excesso de pó. O resultado foi um consumo altíssimo que até me assustou. Chegando em SP, troquei o elemento e pronto...meu carro voltou a ter a mesma média de consumo.

Então, fica aí a dica pra vc e para os outros. A diferença de consumo é realmente GRITANTE!!!

Qualquer dúvida, estamos aí!

Abs,
    Marcio Medina - TR4 AT