
Postado originalmente por
marcio medina
falae, galera!!!
quem não foi, perdeu! Brincadeiras a parte, a galera detonou e mostrou o verdadeiro espírito de colaboração. Todos entraram e saíram da trilha com td em ordem, salvo poucas baixas no cj5 do ronaldo (pra variar).
As 21:00hs da sexta-feira (25/09), todos se reuniram na concentração. O ponto de encontro foi o de sempre. Um pequeno problema no cj5 do ronaldo atrasou a saída do comboio mas, as 22:30hs saímos para a trilha. Brincadeiras, muita lama, fotos e descontração marcaram a primeira parte dessa noite que ainda prometia muito. Depois de alguns kms rodados, a galera faminta e louca para esticar as pernas. Um churras as 2:30hs da madruga contemplava uma trilha trilha que, até aquele momento, faltava pouco para terminar.
No meio do platô em que confraternizávamos, a poucos metros da "churrasqueira", era a entrada da trilha do peri. Até aquele momento, não era planejada para a noite. Um bom bate-papo regado a carnes, bebidas e risadas fez com que os amigos ronaldo e o marcio (kaiser) se arriscassem. O caio desceu a pirambeira a pé, avaliou a situação e deu sua opinião. Diante disso e, conhecendo todo o grupo de guerreiros que estavam envolvidos no grupo, os dois carros desceram. A verdade é que ambos "naufragaram" num mar de lama. Os carros nem se movimentavam... Parecia que estavam "concretados" no atoleiro. Nem os creepy crawler 38" do cj conseguiram fazer nada diante daquela situação. Nesse momento a equipe se reúne e elabora a primeira estratégia que ajuda o cj a sair do atoleiro, mas não resolve o problema: Com o bendix quebrado e sem bateria, o jeep do ronaldo tornou-se um peso morto numa situação que já era complicada. Fazer a tonka pegar, só se fosse no tranco (coisa impossível de se fazer alí).
Então resolvemos partir para a segunda parte: Tirar o troller da kaiser do buraco. Alí quem falou alto foram os bloqueios e o guincho. Um trabalho exaustivo contando comigo e com o caio, enquanto o marcio acelerava o brinquedo e operava o guincho. Os pontos de ancoragem eram trocados de 10 em 10 metros sempre patescados. A trilha estava realmente pesada. Depois de muitas patescadas e tendo que atravessar novamente o mesmo atoleiro, finalmente o troller sai da enrascada. Resta apenas o carro do ronaldo. Nesse momento o relógio já marcava 8:00h da manhã.
Com o ronaldo e a érica no meio do vale, a equipe estava reunida no platô tomando um fôlego e arquitetando mais uma maneira de tirá-los de lá, foi quando apareceu o companheiro anderson (rolo 4x4) com seu cj5 ap 2.0 turbo calçado com uns mudzillas e recheado de equipamentos de resgate. 20 minutos de conversa com a equipe e ele desceu de ré, junto com o caio, eu, césar e hebert para fazer o resgate. Três cintas foram necessárias para alcançar o carro do ronaldo. Engate feito, agora é só puxar! Aceleração forte e constante, o guincho trabalhando a todo vapor e, de repente, além do guincho superaquecer, a bobina também apresenta uma pane. Agora voltamos a ter dois carros no buraco. Toalha molhada e um tempinho amenizam a situação mas não solucionam.
é hora de pensar em outra tática. Foi aí que o grupo achou por melhor colocarmos mais um carro na trilha para efetuar o resgate. Então embiquei a minha tr4, e elaboramos uma boa ancoragem, tendo em vista que estávamos com 2 jeeps pesadíssimos num atoleiro bem difícil. A savana do caio ancorou meu carro e o troller do marcio ancorou a savana. Não foi suficiente. Foi preciso todos os carros acelerarem para trás e o troller, além de servir de ancoragem, usava o motor+guincho para puxar a savana que me ancorava. Somados os 3 carros, eram mais de 510 cavalos vapor de potência e 75kgf de torque, sem contar as mais de 30.000lbs de guinchos (12.000 do meu, 12.000 do marcio e mais 9.500 do anderson). Motores despejando potência, rotações elevadas, guinchos em trabalho constante, a galera usando toda a técnica e, finalmente, os carros saem.
Todos comemoram o trabalho em equipe e não deixam de tirar um sarro com o amigo ronaldo. Os participantes, homens e mulheres, pilotos e zecas, naquele momento estavam lá para uma só coisa: Ajudar aquele que precisava. Depois de trabalhos intensos e ininterruptos, percebemos a importância de ter carros equipados e provisões suficientes para qualquer imprevisto. Não faltou água, combustível, ferramentas, lanternas nem comida, que aliás, sobrou para fazermos um churras depois do resgate. Nessa brincadeira já passamos das 11:30hs da manhã. Fizemos mais um churras para almoçar, bater papo e avaliar tudo que foi feito.
Depois de uma noite como essa, nossa equipe mostrou toda sua solidez, espírito de equipe e independente do carro, da trilha, das situações climáticas e do nível de dificuldade, que estamos aqui e em qualquer outro lugar, unidos para qualquer parada! Não existe trilha e nem distância para aqueles que realmente são dispostos. A dificuldade é apenas um pequeno ítem que ajuda a nos unir cada vez mais.
Agradecimentos especiais ao anderson, que saiu da sua cama, em seu "vigésimo sono" para nos ajudar. Caio, césar, e hebert "guerreiros" que não pararam e nem pediram água quando a situação parecia piorar a cada minuto. Mário que não mediu esforços, entrou de corpo e alma na lama, rasgou a roupa e cavou até dizer chega. Ronaldo que, mesmo com seu carro na pior, ainda ajudava os outros. Marcio da kaiser e esposa que não deixaram a peteca cair e ainda nos auxiliaram no resgate do cj. Rê, minha amada esposa que, além de compartilhar tudo isso comigo, me ajudou muito em todos os momentos e operou a tr4 na hora do resgate enquanto eu patescava todo o sistema e auxiliava todos no resgate.
Parabenizo a todos, mesmo os ausentes, por fazerem parte de um time que já faz parte de nossas histórias pelo resto da vida. Cada momento é para ser vivido como se fosse o último, por isso não podemos medir esforços quando acreditamos em algo. Pode ser que amanhã todos não estejam presentes ou vendam seus 4x4, mas a lembrança de tudo que compartilhamos, sem dúvidas, continuará!
Grande abraço e até a próxima!!!