Postado originalmente por
Allan
Fabio,
Vamos lá: Minha IO vai pra lama todo final de semana, senão ela reclama, chora e tudo! No mínimo tenho que levá-la para passear nas dunas.
Saiba que a IO é exatamente o mesmo carro que a TR4, com pequenas vantagens e desvantagens, nas suas poucas diferenças.
A maior diferença entre os dois carros é a motorização, a IO é 1.8 117CV e a TR4 2.0 131CV, porém ambas 16 vávulas o que significa que vai te entregar o máximo de torque disponível em altas rotações (aprox 4,5mil RPM). Quando ao torque, a IO tem 17 e pouco e a TR4 18. Pouca diferença, mas tem.
A IO foi feita com chapas japonesas, muito melhor acabamento, bate menos que a TR4 e corrói menos.
De resto, os carros são iguais... Sempre procure as peças da TR para sua IO por serem muito mais baratas. Apesar de alguns mecânicos da MIT ainda insistirem em enganar os usuários, não desista.. Por exemplo, o jogo dos 4 amortecedores da IO na MIT custam na média de R$ 1.600,00, enquanto os da TR4 custam R$ 650,00 e são os mesmos. A minha IO por exemplo anda com amortecedores da TR4, que são mais bem calibrados e tem um curso um pouco maior, além de mais barato.
Fiz Lift de suspensão no meu carro, calcei as rodas originais com BF 235/70 R16. São pneus excelentes. Nosso amigo Lucão falou que a TR dele sai muito, a minha IO muito muito pouco. Claro que são pneus bem mais duros, têm borracha pra caramba ali e é muito protegido contra impactos, por isso é mais rígido. Não dá para andar na mesma calibragem que os ATR originais da TR4. Nessas estradas de pedra, chão batido, ando com 20 libras e é só sucesso. Não sinto tanto as pancadas e não escorrego, fico com uma área de tração enorme.
Nesse carnaval fiz a Serra da Mantiqueira com a minha IO. Foram 960km percorridos, sendo 500 de terra. Sem um susto, o carro foi muito robusto. Tive que usar a reduzida várias vezes.
Quanto a posição do câmbio, nosso amigo tem razão, para passar em atoleiros ou andar na areia: L reduzido. Lembre-se que nosso carro tem 4 marchas, então a L é enorrrme de longa, a 2 então nem se fala.
Areia, coloco 14 / 16 libras... depedendo se estiver muito fofa...
O tanque é muito pequeno mesmo. Penso em tentar achar alguma TR4 FLEX em Ferro Velho, com Perda Total, para comprar o tanque dela (73 litros se não me engano). Só estou estudando ainda se os encaixes são os mesmos. Acredito que sim!!!! Vamos ver................
Põe Pneu BF na tua. Você tem duas opções para usar com tuas rodas originais: 225/75 R16 ou 235/70 R16. Vai de gosto. A maioria coloca os 225, eu preferi os 235 (são 0,8 cm de diâmetro menores que os outros - muito pouca coisa).
No mais, curta o carrinho... é muito bom.
Tô postando algumas fotos da minha IO para você ver.
Abraçoo.