x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
    Usuário
    Entrada
    26/02/2009
    Agradecimentos: 0

Question Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama?

Acabei de comprar minha pajerinho io - sou neném em 4x4!
    Tenho uma serie de dúvidas e, ao que parece, esse FORUM tem muita experiência com PAJERO e com a IO.
    Vamos lá:
    1 - minha bixinha é AUTOMÁTICA.... isso impede alguma coisa (trilhas, etc...)
    2 - O tanque da IO é pequeno....(42 l ?) existe alguma modificação que eu possa fazer para instalar um tanque maior? Quanto maior?
    3 - O pneu original (215/65/16) foi trocado pelo ex-dono por um YOKOHAMA 215/70/16.... eu achei um PIRELLI 215/80/16 por R$ 450,00... Esse pneu serve na IO? Esse PIRELLI ATR é bom?

Acho que por enquanto é isso! Agradeço desde já a atenção!

Lama à vontade....

Oi Fábio blz?

Primeiramente parabéns pela aquisição e seja bem vindo ao mundo 4x4!

respondendo às perguntas:

1- A minha TR4 AT, vai na lama TODO fim de semana... pode usar sem dó!

2- AT ou MT é puro gosto.... as duas versões tem vantagens e desvantagens, apesar de para trilhas eu preferir MUITO mais a AT.

3- Tanque pequeno... Não sei para a IO, mas para TR4, vc tem a opção do "Long Range", um tanque extra ( com mais 35 Litros se não me engano) para aumentar autonomia do carro. Mas até hj não senti necessidade de colocar na minha não. Vá rodando... se for o caso depois vc instala. Acho que é de grande vantagem para quem pensa em fazer expedições.

4- Pneu... depois de muuuiiiita indecisão, acabei colocando o All Terrain da BF 225/75 R16 e ficou show! O carro fica com outro visual!!!
    No meu caso até hoje não raspou em nada, nem quando manobro...

No asfalto percebi um pouco a perda de aderência em relação ao Scorpion ATR, mas nada de grave... o BF All Terrain "canta" em situações que o outro não "cantava", ou seja, perde-se um pouco de tração.
    Em asfalto molhado não é melhor que o Scorpion ATR não, tendo em vista que a área de contato com solo do BF é menor do que a do Scorpion ATR. E o sistema de escoamento de água do ATR é melhor desenhado (jogando água pra fora)...
    Mas achei o Pneu BF mais robusto e muito mais resistente que o Scorpion ATR. O carro está mais estável em pisos irregulares e sinto menos os "baques" e solavancos, de buracos e asfaltos danificados.

No primeiro RAID que fiz com os pneus novos.. ( BF AT 225/75 R16) pude perceber que o carro mudou MUITO em relação ao Scorpion ATR originais que tinha antes.

- O carro em estrada de terra lisa, sai MUITO mais! escorrega pra valer.. tem que ficar esperto na hora de tirar tempo atrasado em RAID nos estradões.. O Scorpion ATR tinha melhor aderência nesse tipo de piso.

- Em valas, erosões, onde o RAID é mais técnico... o pneu se comporta MUITO melhor, perde MUITO menos tração, principalmente em piso com muita pedra e minério (que é o meu caso em BH e região). Sem contar que é perceptível o tanto que aguenta mais as pancadas, as pancadas ficam mais macias (não sei se só porque o pneu tem mais borracha por ser 75 ao invés do 70 que era a medida o Scorpion antes).

Visão geral: para trilhas, erosões, pedras, minério o pneu é MUITO BOM!!! Mas para estradões lisas de terra ou pedras escorrega bem mais, sai muito nas curvas em alta e a média deve ser baixada pois senão fica perigoso... nesse ponto é bem pior!!

Agora em LAMA... O BF sem comporta MUITO bem enquanto o Scorpion ATR é MUITO RUIM... qualquer barrinho, a lama gruda nos sulcos e não sai (o pneu não é auto limpante) e com isso vira pneu slick (igual pneu de F1) heheh.

Bom espero ter ajudado um pouco... com o tempo vai perceber que não existe "o melhor" e sim o melhor para vc, para sua utilização.

abs
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    26/02/2009
    Caro Lucão,

Agradeço suas respostas, é bom saber que AT não tem problemas para andar no barro!!!

A IO é um tanto diferente da TR-4.... ao que parece o pneu da TR-4 não cabe na IO!!! eu não sei se a opção "long-range" é disponível para a IO.

Alguém sabe se essa opção existe para a IO?

Agradecido, Fabio.

Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Uma dica Fábio, é enfrentar obstáculos (atoleiros, erosões etc.) com o câmbio fixo na primeira ou segunda marcha. Se vc deixa em Drive ele pode passar uma marcha superior num momento que atrapalhe. Outra dica é não ter preguiça de usar a reduzida nos obstáculos (2a reduzida melhor que 1a simples, ok?). Conserva sua transmissão.

E por fim não sei como é a Io, mas nas Full que eu tive a tendência do câmbio em Drive é usar marchas muito longas nas subidas íngremes. Eu costumo limitar manualmente para marchas mais curtas, garantindo um giro nas faixas de 2300-2800 rpm para o motor a gasolina ou 1800-2300 rpm para o diesel.

Abraços,

Paulo
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

Usuário
    Entrada
    28/02/2009
    Galera me bateu uma duvida que eu ouvir falar de um amigo, a tr4 e triton a outdoor AT, correm o risco de quebrar a caixa de marcha se cair nun atoleiro(nao aguentar o tranco)?

abs
    _____________________________-

J3FERSON

Usuário Avatar de mauarj
    Entrada
    08/02/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por J3ferson Ver Post
    Galera me bateu uma duvida que eu ouvir falar de um amigo, a tr4 e triton a outdoor AT, correm o risco de quebrar a caixa de marcha se cair nun atoleiro(nao aguentar o tranco)?

abs
    _____________________________-

J3FERSON
    J3ferson nunca ouvi falar desse detalhe que vc indicou, ja meti meu jipe em varios buracos de lama, erosões, e etc, e graças, nunca rolou estress, abs.

Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    Fabio,

Vamos lá: Minha IO vai pra lama todo final de semana, senão ela reclama, chora e tudo! No mínimo tenho que levá-la para passear nas dunas.

Saiba que a IO é exatamente o mesmo carro que a TR4, com pequenas vantagens e desvantagens, nas suas poucas diferenças.

A maior diferença entre os dois carros é a motorização, a IO é 1.8 117CV e a TR4 2.0 131CV, porém ambas 16 vávulas o que significa que vai te entregar o máximo de torque disponível em altas rotações (aprox 4,5mil RPM). Quando ao torque, a IO tem 17 e pouco e a TR4 18. Pouca diferença, mas tem.

A IO foi feita com chapas japonesas, muito melhor acabamento, bate menos que a TR4 e corrói menos.

De resto, os carros são iguais... Sempre procure as peças da TR para sua IO por serem muito mais baratas. Apesar de alguns mecânicos da MIT ainda insistirem em enganar os usuários, não desista.. Por exemplo, o jogo dos 4 amortecedores da IO na MIT custam na média de R$ 1.600,00, enquanto os da TR4 custam R$ 650,00 e são os mesmos. A minha IO por exemplo anda com amortecedores da TR4, que são mais bem calibrados e tem um curso um pouco maior, além de mais barato.

Fiz Lift de suspensão no meu carro, calcei as rodas originais com BF 235/70 R16. São pneus excelentes. Nosso amigo Lucão falou que a TR dele sai muito, a minha IO muito muito pouco. Claro que são pneus bem mais duros, têm borracha pra caramba ali e é muito protegido contra impactos, por isso é mais rígido. Não dá para andar na mesma calibragem que os ATR originais da TR4. Nessas estradas de pedra, chão batido, ando com 20 libras e é só sucesso. Não sinto tanto as pancadas e não escorrego, fico com uma área de tração enorme.

Nesse carnaval fiz a Serra da Mantiqueira com a minha IO. Foram 960km percorridos, sendo 500 de terra. Sem um susto, o carro foi muito robusto. Tive que usar a reduzida várias vezes.

Quanto a posição do câmbio, nosso amigo tem razão, para passar em atoleiros ou andar na areia: L reduzido. Lembre-se que nosso carro tem 4 marchas, então a L é enorrrme de longa, a 2 então nem se fala.

Areia, coloco 14 / 16 libras... depedendo se estiver muito fofa...

O tanque é muito pequeno mesmo. Penso em tentar achar alguma TR4 FLEX em Ferro Velho, com Perda Total, para comprar o tanque dela (73 litros se não me engano). Só estou estudando ainda se os encaixes são os mesmos. Acredito que sim!!!! Vamos ver................

Põe Pneu BF na tua. Você tem duas opções para usar com tuas rodas originais: 225/75 R16 ou 235/70 R16. Vai de gosto. A maioria coloca os 225, eu preferi os 235 (são 0,8 cm de diâmetro menores que os outros - muito pouca coisa).

No mais, curta o carrinho... é muito bom.

Tô postando algumas fotos da minha IO para você ver.

Abraçoo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama?-img00156.jpg   Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama?-dsc00779.jpg   Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama?-dsc00928.jpg   Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama?-dsc00924.jpg  
    Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama? Imagens Anexas Pajero Io Automatica.... Vai Na Lama?-dsc00973.jpg 
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

Usuário
    Entrada
    26/02/2009
    Citação Postado originalmente por Allan Ver Post
    Fabio,

Vamos lá: Minha IO vai pra lama todo final de semana, senão ela reclama, chora e tudo! No mínimo tenho que levá-la para passear nas dunas.

Saiba que a IO é exatamente o mesmo carro que a TR4, com pequenas vantagens e desvantagens, nas suas poucas diferenças.

A maior diferença entre os dois carros é a motorização, a IO é 1.8 117CV e a TR4 2.0 131CV, porém ambas 16 vávulas o que significa que vai te entregar o máximo de torque disponível em altas rotações (aprox 4,5mil RPM). Quando ao torque, a IO tem 17 e pouco e a TR4 18. Pouca diferença, mas tem.

A IO foi feita com chapas japonesas, muito melhor acabamento, bate menos que a TR4 e corrói menos.

De resto, os carros são iguais... Sempre procure as peças da TR para sua IO por serem muito mais baratas. Apesar de alguns mecânicos da MIT ainda insistirem em enganar os usuários, não desista.. Por exemplo, o jogo dos 4 amortecedores da IO na MIT custam na média de R$ 1.600,00, enquanto os da TR4 custam R$ 650,00 e são os mesmos. A minha IO por exemplo anda com amortecedores da TR4, que são mais bem calibrados e tem um curso um pouco maior, além de mais barato.

Fiz Lift de suspensão no meu carro, calcei as rodas originais com BF 235/70 R16. São pneus excelentes. Nosso amigo Lucão falou que a TR dele sai muito, a minha IO muito muito pouco. Claro que são pneus bem mais duros, têm borracha pra caramba ali e é muito protegido contra impactos, por isso é mais rígido. Não dá para andar na mesma calibragem que os ATR originais da TR4. Nessas estradas de pedra, chão batido, ando com 20 libras e é só sucesso. Não sinto tanto as pancadas e não escorrego, fico com uma área de tração enorme.

Nesse carnaval fiz a Serra da Mantiqueira com a minha IO. Foram 960km percorridos, sendo 500 de terra. Sem um susto, o carro foi muito robusto. Tive que usar a reduzida várias vezes.

Quanto a posição do câmbio, nosso amigo tem razão, para passar em atoleiros ou andar na areia: L reduzido. Lembre-se que nosso carro tem 4 marchas, então a L é enorrrme de longa, a 2 então nem se fala.

Areia, coloco 14 / 16 libras... depedendo se estiver muito fofa...

O tanque é muito pequeno mesmo. Penso em tentar achar alguma TR4 FLEX em Ferro Velho, com Perda Total, para comprar o tanque dela (73 litros se não me engano). Só estou estudando ainda se os encaixes são os mesmos. Acredito que sim!!!! Vamos ver................

Põe Pneu BF na tua. Você tem duas opções para usar com tuas rodas originais: 225/75 R16 ou 235/70 R16. Vai de gosto. A maioria coloca os 225, eu preferi os 235 (são 0,8 cm de diâmetro menores que os outros - muito pouca coisa).

No mais, curta o carrinho... é muito bom.

Tô postando algumas fotos da minha IO para você ver.

Abraçoo.

Caro Allan,

Muitissimo agradecido com as dicas e respostas!

Ainda tenho algumas dúvidas quanto ao lift de suspensao - algo que o pessoal parece gostar de fazer na IO.

A dúvidaara usar os amortecedores da TR4 é necessario fazer o calço?

Usuário Avatar de Allan
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por FABIO LOBO Ver Post
    Caro Allan,

Muitissimo agradecido com as dicas e respostas!

Ainda tenho algumas dúvidas quanto ao lift de suspensao - algo que o pessoal parece gostar de fazer na IO.

A dúvidaara usar os amortecedores da TR4 é necessario fazer o calço?
    Fala Fabio,

Sim, os calços são necessários.

Os amortecedores de TR4 têm o mesmo tamanho dos da IO, são somente mais bem calibrados (mais firmes) e têm um curso maior.

Na traseira, sugiro colocar os amortecedores de L200 quadradinha. Eles têm curso maior que os da TR4.

Boa Sorte.

Abraçoo.
    Allan Barreiros na Tranquilidade Suíça.
    TR4 Frex 2012.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem