Primeiramente parabéns pela aquisição e seja bem vindo ao mundo 4x4!
respondendo às perguntas:
1- A minha TR4 AT, vai na lama TODO fim de semana... pode usar sem dó!
2- AT ou MT é puro gosto.... as duas versões tem vantagens e desvantagens, apesar de para trilhas eu preferir MUITO mais a AT.
3- Tanque pequeno... Não sei para a IO, mas para TR4, vc tem a opção do "Long Range", um tanque extra ( com mais 35 Litros se não me engano) para aumentar autonomia do carro. Mas até hj não senti necessidade de colocar na minha não. Vá rodando... se for o caso depois vc instala. Acho que é de grande vantagem para quem pensa em fazer expedições.
4- Pneu... depois de muuuiiiita indecisão, acabei colocando o All Terrain da BF 225/75 R16 e ficou show! O carro fica com outro visual!!!
No meu caso até hoje não raspou em nada, nem quando manobro...
No asfalto percebi um pouco a perda de aderência em relação ao Scorpion ATR, mas nada de grave... o BF All Terrain "canta" em situações que o outro não "cantava", ou seja, perde-se um pouco de tração.
Em asfalto molhado não é melhor que o Scorpion ATR não, tendo em vista que a área de contato com solo do BF é menor do que a do Scorpion ATR. E o sistema de escoamento de água do ATR é melhor desenhado (jogando água pra fora)...
Mas achei o Pneu BF mais robusto e muito mais resistente que o Scorpion ATR. O carro está mais estável em pisos irregulares e sinto menos os "baques" e solavancos, de buracos e asfaltos danificados.
No primeiro RAID que fiz com os pneus novos.. ( BF AT 225/75 R16) pude perceber que o carro mudou MUITO em relação ao Scorpion ATR originais que tinha antes.
- O carro em estrada de terra lisa, sai MUITO mais! escorrega pra valer.. tem que ficar esperto na hora de tirar tempo atrasado em RAID nos estradões.. O Scorpion ATR tinha melhor aderência nesse tipo de piso.
- Em valas, erosões, onde o RAID é mais técnico... o pneu se comporta MUITO melhor, perde MUITO menos tração, principalmente em piso com muita pedra e minério (que é o meu caso em BH e região). Sem contar que é perceptível o tanto que aguenta mais as pancadas, as pancadas ficam mais macias (não sei se só porque o pneu tem mais borracha por ser 75 ao invés do 70 que era a medida o Scorpion antes).
Visão geral: para trilhas, erosões, pedras, minério o pneu é MUITO BOM!!! Mas para estradões lisas de terra ou pedras escorrega bem mais, sai muito nas curvas em alta e a média deve ser baixada pois senão fica perigoso... nesse ponto é bem pior!!
Agora em LAMA... O BF sem comporta MUITO bem enquanto o Scorpion ATR é MUITO RUIM... qualquer barrinho, a lama gruda nos sulcos e não sai (o pneu não é auto limpante) e com isso vira pneu slick (igual pneu de F1) heheh.
Bom espero ter ajudado um pouco... com o tempo vai perceber que não existe "o melhor" e sim o melhor para vc, para sua utilização.
abs