Apresentação: Novo na Lista... leciono no IFET Sul de Minas (antiga EAF de Muzambinho)/Muzambinho/MG

Principal objetivo: Obter ajuda na escolha de um off-road
Olhei muitos tópicos sobre minhas dúvidas mas sempre comparando carros mais novos, mas como os carros que procuro são mais velhos....

Carros em vista: L200 HPE 2002; Hilux SR5 2000 ou Hilux SW4 1998, todos com preços parecidos... 42 mil, a l200 sairia por 44 mil ( preferida )

Uso futuro: tenho uma moto para uso diário, moro no interiro de Minas, perto da Canastra, sempre fiz as trilhas de moto, mas pretendo usar esta caminhonete para estas trilhas, leves, de pedra, sem muito barro e fazer logas viagens como para chile ou lençois maranhenses, com familia. acampar ( por isso preciso de espaço, impossível com moto)

Teóricamente os 3 carros são bons mas vejo muita reclamação com relação as L200, muito cabeçote trincado e comentários de que o motor 2.5 é pequeno.

Acho que os principais tópicos a serem analisados seriam:
1. Robustes - motor, cambio, suspenção
2. Preço de manutenção, principalmente peças, pois o mecanico é bem mais barato que em São Paulo.
3. Conforto para passageiros.

mas o que me preocupa mesmo é o motor...
Estes problemnas são resultado de uso muito agressivo (alto giro por periodos prolongados) ou o motor realmete é fraco e normalmente é utilizado em alto giro?
Não adianta dizer pra usar um carro sem ar condicionado.
Ou se utilizar sempre na faixa dos 3.ooo giros e utilizar o HPE mais pra ultrapasagens... ele terá vida longa?

Agradeço desde já a todos.
Qualquer luz será bem vinda e convido a todos a fazerem um paseio na Canastra, que conheço muito bem ( não só o Parque, que é a menor parte do complexo), ando lá a mias de 15 anos de moto, conheço muita cachoeira que muitos passram ao lado sem saber.

Hélio