x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    11/06/2016
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    35
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Ruídos e suspensão TR4




    Pessoal, boa noite, sou novo no mundo 4X4, acabei de sair de um Golf 1.6 sportline q deu perda total em um acidente e com dinheiro do seguro comprei uma TR4 2007/2007. Carro está com motor, cambio e tração checados e ok. Vamos as dúvidas:

    1- A Minha TR4 ta ''rolando'' muito em velocidades acima de 100km/h a ponto de eu ter q frear pq sinto q ela vai tombar ou rodar, é normal das TR4s essa instabilidade? Vi no fórum alguém falando de uma tal de ''bucha do tirante'' alguém pode explicar oq é?

    OBS: Como tô saindo de um Golf q tem uma puta estabilidade, posso até está enganado, mas a TR4 tá me fazendo medo kkkk

    2- Ela tá com 126MIL KM, segundo o antigo dono fez todas as revisões, mas como n da pra confiar, existe alguma observação na aquisição de uma TR4 usada q vc n sabe o histórico? Fora troca de óleos, filtros e etc?

    3- Andei lento aqui no fórum sobre a troca do óleo do câmbio e diferencial, no meu caso ela é manual, a troca se faz necessária no câmbio manual? Quanto aos diferenciais, dada a KM e eu n saber se o dono fez essas trocas, devo troca-lo imediatamente?

    4- Ela tá com pneus MUD, achei bastante ruidosos, porém estão novos no ''pelo'', o ruído é característico do pneu mesmo ou pode outro problema?

    5- Ela com uma barulho de algo batendo vindo da frente, não sei é suspensão ou buchas ou até mesmo coxins e antes de mandar pra oficina queria ter mais ou menos uma ideia.

    Por enquanto é só. Tô feliz c o carro, só tô tendo problemas com seguro, 4 seguradoras já rejeitou o seguro, fiz a pesquisa e ela nunca foi sinistrada/roubada/furtada ou foi a leilão, fora meu perfil q não é dos melhores, terei problemas em por ela no seguro?

    Desde já agradeço pela ajuda!!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    109
    Agradecimentos: 5
    Prezado, parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo 4x4.

    A resposta para a primeira pergunta é ajudada com a informação da quarta.

    Pneu mud é um excelente pneu para o barro. Para a melhor performance no asfalto, seria necessário um pneu para asfalto. Ele será mais aderente, silencioso, econômico e durável.
    Também existe pneus todo terreno AT que promete o melhor dos dois mundos, quebra um galho e não entrega o melhor de nenhum.
    Pneu mud é excelente para expulsar o barro e se autolimpar, além de tracionar nesse terreno, mas ele tem baixa aderência no asfalto, é bastante ruidoso, piora o consumo do carro e também se desgasta mais rápido.
    Além dessas características do pneu, a TR4 é um carro de centro de massa elevado, suspensão de curso ampliado e molas mais moles, além da tração traseira comumente usada. Eu não arriscaria abusar dela na estrada ainda mais quando se está acostumado com um hatch, que apesar da falta de motor, tem ótima estabilidade. Cada carro tem uma forma de condução e resposta, hatch, sedan, minivan, suv, jipe, pickup, cada um tem sua forma de ser dirigido.

    Dependendo do seu uso, compensa ter esse jogo de pneus para usar em trilhas e ter um jogo AT para o dia a dia. Dependendo da marca e modelo dos pneus mud, consegue-se um ótimo valor por eles.

    Caso não saiba se o óleo do câmbio e diferenciais foram trocados, vale a pena fazer a troca para garantir a boa conservação. Confira também o óleo da caixa de transferencia, direção hidráulica, fluido de freios e arrefecimento.

    Creio que a questão do seguro seja mais devido ao seu perfil e ao sinistro de perda total.

  • #3
    Usuário Avatar de Leo cascao
    Entrada
    15/12/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    43
    Agradecimento: 1
    1- A Minha TR4 ta ''rolando'' muito em velocidades acima de 100km/h a ponto de eu ter q frear pq sinto q ela vai tombar ou rodar, é normal das TR4s essa instabilidade? Vi no fórum alguém falando de uma tal de ''bucha do tirante'' alguém pode explicar oq é?

    Ando na minha à 120km/h sem problema. Mas claro, não é firme igual a um carro. O pneu que você usa piora a estabilidade sim e no asfalto molhado vai te dar uns sustos se não andar devagar. Vale a pena uma conferida nas 4 buchas do tirante. É uma causa comum de instabilidade. Eles são dois braços que ligam o eixo traseiro à longarina. Tente movê-los com uma alavanca. não pode ter folga.

    2- Ela tá com 126MIL KM, segundo o antigo dono fez todas as revisões, mas como n da pra confiar, existe alguma observação na aquisição de uma TR4 usada q vc n sabe o histórico? Fora troca de óleos, filtros e etc?

    Só ficar atento que nesse caso existe mais lugares para trocar o óleo. O resto fazer conforme manual.

    3- Andei lento aqui no fórum sobre a troca do óleo do câmbio e diferencial, no meu caso ela é manual, a troca se faz necessária no câmbio manual? Quanto aos diferenciais, dada a KM e eu n saber se o dono fez essas trocas, devo troca-lo imediatamente?
    Conferir se o óleo da caixa não está contaminado com água já que é carro que pode ter andando em lugares mais fundos que o normal e seguir o manual

    4- Ela tá com pneus MUD, achei bastante ruidosos, porém estão novos no ''pelo'', o ruído é característico do pneu mesmo ou pode outro problema?

    Se não é o pneu certo para seu uso, vai ter alguns contratempos mesmo...

    5- Ela com uma barulho de algo batendo vindo da frente, não sei é suspensão ou buchas ou até mesmo coxins e antes de mandar pra oficina queria ter mais ou menos uma ideia.

    Essa ai não dá para chutar de longe.


  • #4
    Usuário
    Entrada
    11/06/2016
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    35
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, muito obrigado pela ajuda!

    Quanto ao Pneu MUD da Pirelli, dei uma pesquisada e realmente não são legais p asfalto, vou tentar vende-los já que estão praticamente no ''pelo'' e comprar pneus mais adequados pra asfalto, já q o uso dela será 90% na cidade mesmo.

    Quanto a rolagem de carroceria, na oficina, ontem, foi constatado que a bucha do tirante superior, aquela q segura a barra da parte de cima, está no ferro, toda estourada, e tava dando folga no eixo. A brincadeira custou 400 Dilmas, em uma empresa especializada em suspensão, com a peça e mão de obra. Apenas uma estava estourada, entretanto, mandei trocar as duas. Do resto, bieletas e etc, estavam OK.

    Quanto ao óleo do diferencial acho q vou esperar um pouco, liguei pra CSS da minha cidade pra perguntar o valor desse serviço, quase tive um ''derrame'' com o preço (R$600,00+MO). Seria feita a troca do óleo do diferencial da frente, central, caixa de transferência e o traseiro, mais a mão de obra. Uma dúvida: esse serviço pode ser feito em outro local, ou é algo mais complexo e recomenda ser feito na CSS?

    O ruído vindo da frente, foi oq suspeitei mesmo, Coxim do motor estourado q tava pasando uma vibração irritante pra cabine também. Me vem uma dúvida: Na oficina eles disseram que tem a peça ''primeira linha'' não é original(troca só o refil), nesse caso a durabilidade chegaria pelo menos próxima a original? Nem na CSS aqui eles tem essa peça pronta entrega e não aguento mais o ''tuk-tuk'' batendo. kkkkk

    Até o momento foi a única despesa que o carro me deu. Quanto ao consumo, não achei ela beberrona taaaanto assim não, bebe mais que o 1.6 q eu tinha, mas facilmente justificável pelo peso do carro e por ser 4x4. O fato de n ser flex acho q ajuda também. Senti a embreagem pesada, mas parece que característica do carro msm, já que ela n patina e nem nada.

    Até agora as impressões que tive do carro foram ótimas, fora a manutenção pós compra, que era esperado, o carro me atendeu bem, pequena, prática e um ''trator''.

    Abraços!!

  • #5
    Usuário Avatar de Leo cascao
    Entrada
    15/12/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    43
    Agradecimento: 1
    .... liguei pra CSS da minha cidade...


    ​Esquece isso, olha qual o óleo certo no manual e vai em alguma troca de óleo

  • #6
    Usuário
    Entrada
    11/06/2016
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    35
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Galera, aproveitando o mesmo tópico, tenho uma dúvida nova e um problema novo (hehe)

    1-Segundo o Manual da minha TR4 2007/2007, o óleo recomendado é um 20w40 ou 20w50 (Castrol) e não especifica se é sintético ou mineral, até aí tudo bem, pretendo usar o mineral mesmo e trocar a cada 4000km junto com filtro (Curiosamente é o mesmo usado no uno) como sempre fiz com meu outro carro q tinha, entretanto, fuçando aqui os fóruns, parece que não existe um entendimento padrão da galera, alguns recomendam o 10w40 e alguns já disseram q usam 5w40 e parece que nas TR4 mais novas o óleo recomendado é um 10w30. Meu carro tem 126 mil rodados, mantenho o óleo que o dono antigo usava q era um 20w40 API-SJ ou devo mudar? Quanto a marca Shell, é boa? O óleo que está nela agora é um acdelco 20w40.

    2- A água do radiador dela está literalmente marrom com uma gosma, não sei é lama ou ferrugem(lembrando que é era carro de litoral), é sinal de problemas, ou basta uma limpeza mesmo? Ela não tá esquentando e nem vazando água. Me informei o antigo dono, ele disse que nunca mandou fazer qualquer limpeza no sistema. Pretendo mandar fazer a limpeza de todo sistema e adicionar água bidestilada e o aditivo, já que é um serviço relativamente barato caso seja só caso de limpeza mesmo.

    3-O filtro de combustível dela fica dentro do tanque, e parece que NUNCA foi trocado nesse meu carro, vi em alguns lugares que basta trocar apenas uma telinha, mas o mecânico que tá mexendo nela, disse não saber do que se trata, e que segundo ele tem q trocar a peça completa que custa salgados 350,00 não original e também não achei a peça original aqui na minha cidade nem na CSS pra ter uma base de preço, mas perguntei a um mecânico lá, ele disse q filtro só troca nas TR4 flex... Bom, sai com pé atrás de lá, isso procede??

    No mais, depois da troca das buchas e de um coxim do motor, nada de barulhos ou perda de estabilidade.. heheh
    Muitos falaram que a TR4 tinha um custo elevado de manutenção, mas não achei(Até agora), buchas originais me saíram 55 cada + 80 de M.O, alinhamento e balançeamento. Os coxins só foram trocados o refil saindo a peça por 90 (Na CSS só vende a peça completa), mandei trocar as pastilhas jogo de 4, saíram por 220 já com M.O (marca NAKATA), a troca de óleo dela se for o 20W40 shell mais filtro(ainda n mandei trocar) fica 96,00. Pra mim q sai de um Golf q só a troca de óleo era 250,00, tô achando a TR4 ótima. Só tô grilado com o filtro de combustível que achei salgado o preço (220,00 fora a M.O) :S

    Abraço a todos!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    109
    Agradecimentos: 5
    Prezado, que bom que a troca das buchas eliminou os barulhos e instabilidade.
    No manual da minha 2010 flex, tem uma tabela pra escolha do óleo, que leva em consideração a temperatura ambiente. Esse óleo multiviscoso 20w40 pode ser substituído por um 10w40 se mora em região que esfria muito, ou até mesmo o 5w40. A medida 20W é a viscosidade na partida a frio, uma 10W não fará mal. Quanto ao API SN, só pode usar um SJ, SL, SM, SN, sempre com a segunda letra maior que o J, nunca inferior.
    O filtro de gasolina que vai dentro do tanque é caro mesmo, mas também sei que demora muito pra trocar. Consulte o manual. A minha flex eu troco a cada 10 mil e sendo o mesmo de corsa e celta deve custar uns R$15,00. Tem discussão sobre esse filtro dentro do tanque.
    Fluido do radiador deve ser trocado a cada dois anos. Confere o tipo exato do aditivo e faça a troca sim. Existe tambem um aditivo de limpeza que você o coloca no sistema, roda por uns dias com o carro é ele limpa totalmente. Depois ele é drenado junto com todo o fluido e coloca o novo normalmente.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    11/06/2016
    Local
    Petrolina/PE
    Idade
    35
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edmarcio Ver Post
    Prezado, que bom que a troca das buchas eliminou os barulhos e instabilidade.
    No manual da minha 2010 flex, tem uma tabela pra escolha do óleo, que leva em consideração a temperatura ambiente. Esse óleo multiviscoso 20w40 pode ser substituído por um 10w40 se mora em região que esfria muito, ou até mesmo o 5w40. A medida 20W é a viscosidade na partida a frio, uma 10W não fará mal. Quanto ao API SN, só pode usar um SJ, SL, SM, SN, sempre com a segunda letra maior que o J, nunca inferior.
    O filtro de gasolina que vai dentro do tanque é caro mesmo, mas também sei que demora muito pra trocar. Consulte o manual. A minha flex eu troco a cada 10 mil e sendo o mesmo de corsa e celta deve custar uns R$15,00. Tem discussão sobre esse filtro dentro do tanque.
    Fluido do radiador deve ser trocado a cada dois anos. Confere o tipo exato do aditivo e faça a troca sim. Existe tambem um aditivo de limpeza que você o coloca no sistema, roda por uns dias com o carro é ele limpa totalmente. Depois ele é drenado junto com todo o fluido e coloca o novo normalmente.
    1- Moro no nordeste, no sertão de PE, aqui quando esfria muito é uns 24º e máximas passam de 40º tranquilamente todos os dias(no verão bate 44º!!!), ou seja, o inferno na terra kkk. Eu vi essa tabela no manual também, mas abaixo da tabela de temperaturas tem uma especificação 20w40 ou 20w50 como recomendado. Por aqui ser quente, acho ficarei com o 20w50 mesmo e botar um militec, falando em militec, alguém já usou na TR4? Usava no meu carro anterior, não melhorava em consumo, mas eu sentia o motor mais silencioso. Esse óleo da Shell é bom? Sei que a MIT hoje adota o Lubrax, nesse caso é melhor Lubrax ou Shell mesmo?

    2-Velas iridium na TR4 é uma boa? Tô pensando em comprar.

    3- O radiador vou mandar fazer uma limpeza naquelas máquinas, a coisa ta feia, parece q tem barro, ferrugem ou algo do tipo e uma gosma presa no fundo.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    04/02/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    109
    Agradecimentos: 5
    Apesar de ser de SP capital, rodei quase o Brasil todo. Realmente em PE é quente, mas quando você conhece o amazonas, acre e Cuiabá, aí sim você verá o que é calor. Teoricamente o óleo atendendo as normas sae e API correto, não tem diferença. Na prática eu costumo usar o Castrol magnatec, na penúltima troca comprei um havoline. Coincidentemente coloquei um filtro de óleo duvidoso e o mesmo começou a vazar com 4 mil km. O que me chamou atenção mesmo foi esse óleo havoline com 4 mil km estar com o aspecto de queimado e bem sujo. Trocando o óleo Castrol com 5 mil km, ele não costuma apresentar esse queimado. Voltei a usar o Castrol e verei o comportamento agora.
    Nunca utilizei velas de iridium mas dizem ser muito boas e duráveis.
    Faz a limpeza sim. Geralmente é solta uma mangueira do sistema pra drenar e colocada uma mangueira com água pra lavar todo o sistema, até que a água saia cristalina. Certifique-se de trocar toda a água, do motor, radiador e tanque de expansão. Provavelmente o dono anterior completava o radiador com água, em vez de fluido próprio.
    Boa sorte e aproveite o carro

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ruídos de suspensão Pajero Sport 08
      Por Mattana no fórum Mitsubishi
      Respostas: 5
      Última resposta: 03/09/2010, 19:20
    2. ruidos no som
      Por Angelo Avelar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 19/01/2009, 11:21
    3. Diferencial Traseiro: Ruídos
      Por Sergio Furnas no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 13
      Última resposta: 10/06/2008, 09:57
    4. Traçao 4x4, ruidos e trancos!!
      Por LskMaduc no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 04/01/2008, 16:56
    5. Ruídos Estranhos - Troller
      Por EUGÊNIO1979 no fórum Troller
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/05/2005, 12:37

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade