Postado originalmente por
normando
Olá Blue Bus,
Tenho também uma GLX diesel, ano 94. Há três anos o motor pifou, comprei outro 4M40 mas com turbo e intercooler. Ficou sobrando motor porque o câmbio da GLX é muito curto, na estrada então... Estudei várias formas para alongar o câmbio, que acho é o que você está fazendo agora. Bom, há uns 2 meses, o meu câmbio começou a roncar, acho que foi porque não aguentou a potência maior do motor. Não pensei duas vezes, ao invés de mandar consertar, comprei um usado da GLS-B e coloquei lá. Ficou uma maravilha! O que acontece?
O diferencial do seu carro tem a relação de 4.875:1 e o da GLS é 4.625:1, portanto mais longo que o da GLX.
O câmbio do seu carro, cujo modelo é o V5MT1 ou V5M21, tem a quinta marcha com a relação 0,829 enquanto que o da GLS-B (modelo V5M31) tem a quinta marcha com 0,761. Isso tudo você pode confirmar olhando dentro do capô na plaqueta de identificação, tem tudo lá Motor, Tipo de Cambio e relação do diferencial.
O miolo do diferencial não dá pra trocar, já peguei no desmanche vários modelos, inclusive da L200 para comparar. Até já tinha negociado um par da L200 com 37/8 mas o tamanho da carcaça é diferente, pequeno e o da GLS é grande. Acho que se der é o da Galloper com feixe de molas mas ainda não experimentei porque não encontrei mas ainda estou pesquisando mas já estou muito contente com o resultado do novo câmbio com a quinta marcha alongada. Agora, com o novo câmbio, melhorou muito porque alongou a quinta, em10%.
Antes com o câmbio antigo, a cada 1.000 RPM, correspondia a 31.57 km/h em 5a.
Agora com o novo câmbio, a cada 1.000 corresponde a 35,33 km/;h em 5a.
Antes a 95km/h (com GPS) com 3.000 RPM ( 101 km/h no velocímetro) em 5a.
Agora a 106 km/h (com GPS) com 3.000 RPM. (112km/h no velocímetro) em 5a.
Quais são as dificuldades para adaptação desse câmbio.
1- Precisa pegar um câmbio completo com a embregem. A embreagem do antigo é de empurrar esse é de puxar, precisa trocar todo o conjunto, inclusive o volante do motor + Platô, disco+ atuador + burrinho, tubos do óleo de embreagem, etc. Mas não se preocupe, é tirar um e encaixar o outro, nada de serrar, cortar, soldar, amarrar.
2- O eixo cardan também precisa pegar os dois e fazer um, além de ter que encurtar, a ponta precisa ser do novo e a parte do diferencial do antigo. Isso é fácil de fazer.
3- Precisa trocar a engrenagem que aciona o velocímetro. A sua é de 27 dentes, a que vem nesse novo câmbio é de 25 e precisa por uma de 29 dentes para marcar corretamente, difícil encontrar mas achei em Vitória da Conquista, por 150 reais + sedex.
O resto é só vantagem.
Dá pra por 4x4 em movimento, ganho do diferencial central com trava. O que não dá pra travar são os diferenciais ( diant +tras) porque daí precisaria substituir o diferencial dianteiro e traseiro).
Se quiser mais detalhes onde encontrar isso e quem faça em SP, entre em contato. Abraços.