x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Ajuda - Botão Misterioso no Painel




    Pessoal,

    Comprei a pouco mais de 1 semana uma TR4 2005/2006... Muito bem conservada, sem detalhes.
    Porém uma coisa tem me deixado com uma interrogação na cabeça... Do lado esquerdo do painel, ao lado do botão do farol de neblina, o antigo proprietário instalou, meio na gambiarra, um botãozinho.
    Logico que apertei para ver o que acontecia, e descobri que ele liga a ventuinha do motor!
    Começou minha preocupação: Porque será teria sido feito isso? Defeito nos sensores provocando super aquecimento e, como solução barata foi feito esta ligação direta?
    Ou seria algum outro motivo?
    Tentei deixar o carro funcionando parado por vários minutos para ver se a ventuinha seria acionada.... Isso não aconteceu, mas tambem o ponteiro da temperatura não passou da metade em momento algum... Anda fazendo frio por aqui estes dias, talvez não esteja atingindo a temperatura mesmo....
    Se alguem já viu ou imagina para que serviria uma adaptação desta, gostaria que me informassem para que eu fique mais tranquilo.
    Uma dica que talvez ajude a desvendar o mistério: O antigo proprietário participou de alguns daqueles eventos da Mitsubishi (estilo de um rally), na categoria amadora (turismo).... Seria esta adaptação para ajudar em alguma coisa nessas provas?

    Agradeço por qualquer informação!

  • #2
    No meu tempo de A20, eu tirei a ventoinha e a polia e coloquei elétrica... E pra facilitar, eu instalei um botão pra aciona-la manualmente!!! Na A20 o ponto positivo é que a ventoinha funcionava em alta velocidade mesmo em marcha lenta, já que meu motor era fuçado de leve...

    Eu creio. Me corrijam caso esteja errado... Que serve pra mante-la ligada por periodos maiores do que se fosse, por acionamento automático... não necessariamente por super-aquecimento.

    A parte ruim é que tem que ficar eternamente esperto com o ponteiro de temperatura, pra criança não se tornar uma chaleira.. hehehe

    Abs

  • #3
    Realmente preocupante.... Acho que no começo da semana vou leva-lo ao mecanico para ver se ele descobre alguma coisa então.
    Sinceramente não é meu perfil ficar o tempo todo monitorando temperatura de motor.
    Abs.

  • #4
    Usuário Avatar de buchmann
    Entrada
    23/11/2007
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    636
    Agradecimentos: 0
    garoto.. você disse que a ventoinha não ligou em nenhum momento com o carro parado... isso é estranho.. mas com falou que esta frio deve ser por isso.. mas de uma volta mais forçada nela para ver se esquenta .. tenta pegar uma subida para ver se esquenta o motor.. se não.. no final da serra pare o carro e verifique se a ventoinha esta ligada..

    Eu desconfio que o antigo dono usava ela para trilhas e colocou isso para quando estava no meio do mato, como o objetivo de não esquentar o motor..
    ex-Pajero 99 3000 2p
    ex-Niva 93
    Defender SW 110 99 Verde teto Braco - Piriquito.

  • #5
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Eu desconfio que o antigo dono usava ela para trilhas e colocou isso para quando estava no meio do mato, como o objetivo de não esquentar o motor..
    Exatamente oq ia comentar

  • #6
    Citação Postado originalmente por agardim Ver Post
    Realmente preocupante.... Acho que no começo da semana vou leva-lo ao mecanico para ver se ele descobre alguma coisa então.
    Sinceramente não é meu perfil ficar o tempo todo monitorando temperatura de motor.
    Abs.
    Meu amigo, leva em um mecanico de confiança, pede pra ele verificar se o sensor de temperatura ainda continua funcional. E o acionamento por botão seja + pra trilhas mesmo...

    Abs

  • #7
    Obrigado pelas respostas pessoal.

    Buchmann, vou tentar sua dica neste final de semana. Vou dar uma forçada nele para ver se aciona a ventuinha automaticamente. Tem umas subidas grandes onde moro, talvez eu engate uma reduzida para forçar bastante e ver como se comporta.

    NilsinhoRox, tenho um mecanico de muita confiaça e vou levar sim 2a-feira. Mesmo que eu faça o teste e a ventuinha acionar normalmente, vou levar para que ele verifique se a forma como a ligação foi feita não pode ser prejudicial de alguma outra forma.

    De resto, acho que voces tem razão: Sei que o antigo dono participava de provas de regularidades na categoria Turismo, e talvez seja este o motivo do tal botão.
    Segundo um conhecido meu aqui que mexe um pouco com mecanica de carro, ele tambem tem essa opinião. Ele acha que o botão foi adaptado pelo antigo dono para que quando ele fosse participar de provas que exigissem mais do motor, ele deixava a ventuinha ligada direto. Perguntei pra esse meu conhecido qual o objetivo de se fazer isso, e ele acredita que, mantendo o motor mais refrigerado o tempo todo ao invés de deixar aquecer muito para depois acionar automaticamente, reduz desgastes do motor. Espero que seja só isso mesmo! Se for, até gostei da idéia! Vou manter o botão! Só que ai no caso vou trocá-lo, pois o acabamento que foi feito deixou muito a desejar!

  • #8
    Usuário Avatar de Syd
    Entrada
    07/08/2008
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por agardim Ver Post
    Pessoal,

    Tentei deixar o carro funcionando parado por vários minutos para ver se a ventuinha seria acionada.... Isso não aconteceu, mas tambem o ponteiro da temperatura não passou da metade em momento algum...

    Agradeço por qualquer informação!
    Pessoal, o fato da indicação não ter passado da metade não quer dizer nada. Tem muito mecâmico (mágico) por aí que resolve pane de aquecimento excessivo baixando a temperatura indicada. Eles colocam um resistor no circuito para indicar menos. Não estou dizendo que este é o caso. O melhor seria revisar o sistema de arrefecimento inteiro pra rodar mais tranquilo.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Syd Ver Post
    Pessoal, o fato da indicação não ter passado da metade não quer dizer nada. Tem muito mecâmico (mágico) por aí que resolve pane de aquecimento excessivo baixando a temperatura indicada. Eles colocam um resistor no circuito para indicar menos. Não estou dizendo que este é o caso. O melhor seria revisar o sistema de arrefecimento inteiro pra rodar mais tranquilo.
    Justamente esse é meu medo! Melhor verificar mesmo. Tambem fiquei preocupado em deixar o carro funcionando parado por muito tempo por não saber ao certo o que esta acontecendo. As vezes o ponteiro esta lá parado no meio, mas a temperatura pode estar atingindo um ponto critico e eu não estar vendo isso.
    Não sei até onde posso ir caso a indicação não esteja correta.

  • #10
    A todos que contribuiram com dicas, minha satisfação final sobre o assunto. Level hoje a um mecanico de confiança, ele deu uma olhada na ligação, fez vários testes, e concluiu que está tudo funcionando normalmente. A ventuinha está ok, ligando quando atinge a temperatura mais alta e tudo mais.

    Ele disse que a pessoa que adaptou esta chave no painel para acionar a ventuinha automaticamente, pode ter sido por 2 motivos:

    1) Em trilhas de lama, onde usa-se reduzida por muito tempo, ele poderia deixar ligado direto de modo a não correr o risco de dar super-aquecimento e ele ter que parar o carro, o que significaria perder a prova.

    2) Talvez ele deixasse ligado direto em trilhas e, na hora de enfrentar um lamaçal mais pesado ou atravessar algum trecho alagado, ele desligasse a ventuinha para não correr o risco de pegar lama e água nela girando e assim fizesse uma lambuzeira maior ainda dentro do motor.

    Abraço a todos!

  • #11
    Usuário Avatar de Syd
    Entrada
    07/08/2008
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por agardim Ver Post
    A todos que contribuiram com dicas, minha satisfação final sobre o assunto. Level hoje a um mecanico de confiança, ele deu uma olhada na ligação, fez vários testes, e concluiu que está tudo funcionando normalmente. A ventuinha está ok, ligando quando atinge a temperatura mais alta e tudo mais.

    Ele disse que a pessoa que adaptou esta chave no painel para acionar a ventuinha automaticamente, pode ter sido por 2 motivos:

    1) Em trilhas de lama, onde usa-se reduzida por muito tempo, ele poderia deixar ligado direto de modo a não correr o risco de dar super-aquecimento e ele ter que parar o carro, o que significaria perder a prova.

    2) Talvez ele deixasse ligado direto em trilhas e, na hora de enfrentar um lamaçal mais pesado ou atravessar algum trecho alagado, ele desligasse a ventuinha para não correr o risco de pegar lama e água nela girando e assim fizesse uma lambuzeira maior ainda dentro do motor.

    Abraço a todos!
    Acho que existe uma 3ª hipótese:
    Talves ele quisesse ter controle manual para ligar a ventoinha caso ela não ligasse no automático, simplesmente.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Syd Ver Post
    Acho que existe uma 3ª hipótese:
    Talves ele quisesse ter controle manual para ligar a ventoinha caso ela não ligasse no automático, simplesmente.
    Também pode ser! Usado em casos de emergencia em que o automatico de algum tipo de pane.... seria um famoso "plano B".

    Abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade