Haaaaaaaa bão ! neste caso não faço a menor idéia do que é.
Lucio, entrei no seu blog (uuuuiiiiiii).... já rodou longe, heim... não tem mais fotos ?
[]'s
Versão Imprimível
Se sua TR4 for automática te digo que é Over Drive com certeza.
Passa aí o endereço do blog pra eu ver as fotinhas também.
Abraços
Bão......... pelo menos não é O B Road....:twisted:
.....pela sigla.....acho q o Jester matou...pode ser o Over Drive.....:pensativo:
Lucio, se for isso é o botão q desativa ou ativa o Over Drive....imagina ele como uma 5ª marcha, e qdo vc esta subindo, a velocidade q vc mantem mais a inclinação, faz com q o cambio fique trocando as marchas toda hora, de 4ª pra 5º e de 5ª pra 4ª, dai vc desativa o Over Drive e segue tranquilo em 4ª marcha.....e sem fud... o cambio....:concordo:
O OD também é bom para ultrapassagens e reduzidas a 4a. pra 3a. e vice-versa.
Sem contar que na trilha, dificilmente vc vai querer que entre o OD.
Abs.
Overdrive para reduzir marcha? pelo que sei o overdrive é um conjunto "extra" de discos no câmbio, que é ativado quando o carro está em alta velocidade para se ter mais autonomia e uma boa velocidade de cruzeiro.
Para reduzir eu conheço o Kick Down, que funciona quando vc aperta o acelerador até "mais" que o fim, daih o cambio AT reduz uma marcha... pelo menos nos zukis é assim...
ABS....
Na verdade o OD não é para reduzir a marcha mesmo, pelo contrário. Em um CA de 4 marchas a 3a. quase sempre é 1:1 (assim como a 4a. no mecânicos de 5 marchas) e a 4a. (que é OD) pode ter 0.85:1 por exemplo.
Mas em uma estrada aproximando onde vc está rodando em OD (4 marcha) vc pode simplesmente desacionar o OD por este botão que a 3a. entra em seguida reduzindo o carro e mesmo em situação favorável a troca de marcha ascendente o OD não irá entrar por estar desativado.
Existem CAs que não tem o botão OD pq o seletor de marchar tem o P-N-D-3-2-1 que na posição 3 faria a mesma função.
O mesmo em uma ultrapassagem onde vc usaria o Kick Down (no popular tuchar o pé) e entraria uma 3a. (ou até segunda), mas dependendo da situação mesmo sem terminar a ultrapassagem o CA poderia mudar para a 4a. comprometendo a segurança (deixando o carro xoxo), com o OD desligado ou na posição 3, dependendo do modelo do CA, a 4a. não irá entrar.
O kick down é simples para reduzir quando a intenção é reduzir em uma situação de retomada de velocidade, em uma subida por ex. Mas em declive, a forma mais segura é fazê-lo por seletor.
Claro agora ?
Abs
Amigos Ricardo e Carlos, preciso escanear umas fotos e colocar lá....,
Leo valeu pela dica, preciso treinar um pouco e tentar colocar na prática seu ensinamentos...obrigado....
Aqui no Brasil o CA não é devidamente explorado. Aí existem muitas falácias, dicas furadas, etc e que no final desmotivam que tem ou quem teria.
Mas sabendo usar um CA se pode tirar mais proveito dele do que de um mecânico.
Acostumando com eles e sacando essas dicas na prática e na trilha, duvido que alguém queira um mecânico novamente, eu não quero.
Abs.
Tive um vitara automático e não tenho dúvidas que um carro com câmbio automático é muuuuuito melhor em todos os aspectos pra situações off road, o controle do carro é muito mais preciso... pena não ter encontrado uma pajero AT em boas condiçoes aqui em BH... fiquei com a manual mesmo... sinto saudades do cambio automático... rsrsrsrs...
a única desvantagem na minha opinião é o custo de manutenção... que convenhamos é bem maior que o do cambio mecânico... tive que refazer o cambio do vitarinha que é bem silmples e foi uma boa grana... além da dificuldade de encontrar mão de obra especializada e peças...
Concordo contigo sim, mas tem um detalhe, sabendo usar e conservar um CA ele dura MUITO mesmo. Óleo correto na período certo, troca do filtro, etc, ajudam muito. Se tiver que abrir é caro e falta mesmo mão de obra, mas isso é por que não é popular no Brasil. Nos EUA tanto peças quanto manutenção são baratas. Por ex. vc encontra um master kit que vem tudo no CA + o conversor de torque por um pouco mais que 300 dolares....
Aqui, isso vai fácil pros 2 mil reais....aí é dose.
Mas o segredo é cuidar. :concordo:
Abs.