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  • #1009



    Boa tarde pessoal!

    Tenho uma boa noticia, pelo menos para mim... huahuahaua. Meu carro não está com vazemanto nenhum no sistema de arrefacimento (falar bonito de vez em quando é bom hehehe)...

    Agora vou começar com as mudanças... helice, valvuala termostática, reza brava, ect...

    Alguem ja viu adaptada alguma ventuinha entre a grade e o radiador? Li isso pela net e fiquei meio na duvida se adiantaria... Dizem para ligar junto com o ar condicionado. Segue o link da ventuinha.

    Motor Helice Ventuinha C/ Defletor Radiador Ar Condicionado - R$ 79,99 en MercadoLibre

    Outra coisa que li foi que se a agua está borbulhando no reservatorio é sinal de que o cabeçote ja era. Isso tem algum fundo de verdade?

    A agua não chega a borbulhar no meu. Ela vai do radiador para o reservatorio quando esquenta e expande. Quando esfria volta para o radiador. Acho que isso é o normal, ou to errado?

    O problema que estou percebendo é que está esquentando e indo muita agua do radiador pro reservatório, ele transborda e vaza. Quando a agua volta pro radiador volta em menor quantidade, onde se perde agua e acaba aquecendo ainda mais o carro...




    Abraços

    Ilton Filho

  • #1010
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    Outra coisa que li foi que se a agua está borbulhando no reservatorio é sinal de que o cabeçote ja era. Isso tem algum fundo de verdade?
    Isso não tem um fundo de verdade, é realidade, porque se a água está borbulhando no radiador com a tampa aberta é porque está passando compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento e para acontecer isso só se a junta do cabeçote estiver danificada, cabeçote com torque incorreto, trincado, empenado, ou algum outro defeito que faça com que o sistema de arrefecimento esteja sendo pressurizado pela compressão do motor.

    A ventuinha entre a grade e o radiador, pode auxiliar na refrigeração, mas tem maior efeito em transito pesado e baixa velocidade e alta solicitação do motor, de todo modo se for bem instalada trará mais beneficios que pontos negativos.

    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    A agua não chega a borbulhar no meu. Ela vai do radiador para o reservatorio quando esquenta e expande. Quando esfria volta para o radiador. Acho que isso é o normal, ou to errado?
    Isso é normal pois se a água esquenta aumenta o volume, então ela vai para o reservatório de expansão, porém não deveria derramar, se estiver no nível correto ( o nível deve ser verificado com o motor frio).


    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    O problema que estou percebendo é que está esquentando e indo muita agua do radiador pro reservatório, ele transborda e vaza. Quando a agua volta pro radiador volta em menor quantidade, onde se perde agua e acaba aquecendo ainda mais o carro...
    Isso significa que seu sistema está com algum problema, não deveria acontecer isso.
    Já tentou trocar a tampa do radiador? porque se a tampa estiver ruim ela vai abrir com uma pressão menor fazendo com que o reservatório transborde e volte menos água para o sistema.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1011
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Já tentou trocar a tampa do radiador? porque se a tampa estiver ruim ela vai abrir com uma pressão menor fazendo com que o reservatório transborde e volte menos água para o sistema.

    + um item para a verificação...

    Abraço e bom dia
    Ilton Filho

  • #1012
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Isso não tem um fundo de verdade, é realidade, porque se a água está borbulhando no radiador com a tampa aberta é porque está passando compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento e para acontecer isso só se a junta do cabeçote estiver danificada, cabeçote com torque incorreto, trincado, empenado, ou algum outro defeito que faça com que o sistema de arrefecimento esteja sendo pressurizado pela compressão do motor
    Isso é a mais pura verdade. Aliás, passei por isso há poucos meses, quando refiz o cabeçote da Ranger. E os sintomas era exatamentes esses. Mas antes de ir até o cabeçote foi trocada tampa do reservatório de expansão, conferir a válvula termostática, acoplamento viscoso e bomba d'água.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #1013

    Desanimador

    Outra vez... Viajando, andei por volta de 70 Km, a uma velocidade de +/- 100km/h, derrepente a estrada ficou parada por causa de um acidente. Quando parei no transito a temperatura subiu. Ficava oscilando entre o meio e 3/4 acima do meio. Apesar de não ter chegado no vermelho, fiquei preocupado. Parei num posto e esperei o carro esfriar... mais 3 horas parado... Tava faltando 1,5 litro de agua no radiador e reservatório. Completei e peguei estrada de novo. Andei mais uns 60 km e quando cheguei no destino a mesma historia... +/- 1,5 de agua para completar quando o carro esfriou...

    Andei pela cidade, devagar, passeando, rodei até que bastante... uns 80 km pela cidade e a agua não baixou nada.

    Na volta a mesma historia da ida, mas ai parei por precaução no meio da viajem, esperei o carro esfriar pra completar a agua e retomar a estrada... quando cheguei em casa, agua baixa de novo...

    Conclusão: uma viajem simples de menos de 1 hora e meia demorou quase 5... desanimador...


    To esperando a helice (11 pas) e a valvula idicada pelo Andre chegar para colocar no carro


    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    talvez a unica coisa que faria era colocar um reservatorio de expansão fechado, porque quando você tá viajando e a temperatura diminui ela joga agua pro reservatorio e como ele é aberto ele joga agua pra fora, se fosse o fechado ele guardaria a agua sem problemas.
    Andre, mas como pode ser feita a adaptação? Pois tem que mudar as disposição de entrada e saida das mangueiras... ou nao?

    Vi umas fotos aqui no forum do Kit gelo e ele tem o reservatorio fechado, certo? Esse reservatorio substitui o original ou é um segundo reservatório?

    Abraços e boa semana a todos

    Ilton Filho

  • #1014
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    Outra vez... Viajando, andei por volta de 70 Km, a uma velocidade de +/- 100km/h, derrepente a estrada ficou parada por causa de um acidente. Quando parei no transito a temperatura subiu. Ficava oscilando entre o meio e 3/4 acima do meio. Apesar de não ter chegado no vermelho, fiquei preocupado. Parei num posto e esperei o carro esfriar... mais 3 horas parado... Tava faltando 1,5 litro de agua no radiador e reservatório. Completei e peguei estrada de novo. Andei mais uns 60 km e quando cheguei no destino a mesma historia... +/- 1,5 de agua para completar quando o carro esfriou...

    Andei pela cidade, devagar, passeando, rodei até que bastante... uns 80 km pela cidade e a agua não baixou nada.

    Na volta a mesma historia da ida, mas ai parei por precaução no meio da viajem, esperei o carro esfriar pra completar a agua e retomar a estrada... quando cheguei em casa, agua baixa de novo...

    Conclusão: uma viajem simples de menos de 1 hora e meia demorou quase 5... desanimador...


    To esperando a helice (11 pas) e a valvula idicada pelo Andre chegar para colocar no carro




    Andre, mas como pode ser feita a adaptação? Pois tem que mudar as disposição de entrada e saida das mangueiras... ou nao?

    Vi umas fotos aqui no forum do Kit gelo e ele tem o reservatorio fechado, certo? Esse reservatorio substitui o original ou é um segundo reservatório?

    Abraços e boa semana a todos

    Ilton Filho
    Cara, tu já viu como fica a magueira que sai de cima do radiador? ela incha muito?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1015
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Cara, tu já viu como fica a magueira que sai de cima do radiador? ela incha muito?

    Fica normal. Apertei e parece fazia

  • #1016
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    Fica normal. Apertei e parece fazia
    E com o motor ligado já aquecido e acelerado a uns 2000 rpm? como fica? normal? já fez alguma coisa com a tampa do radiador? o pessoal das pajero 2.8 era a mesma coisa, sempre vazava a agua toda e batia o motor, era a tampa do radiador com pressão errada...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1017
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    E com o motor ligado já aquecido e acelerado a uns 2000 rpm? como fica? normal? já fez alguma coisa com a tampa do radiador? o pessoal das pajero 2.8 era a mesma coisa, sempre vazava a agua toda e batia o motor, era a tampa do radiador com pressão errada...

    a 2000 rpm nao apertei... vou fazer esse teste hoje. A tampa é nova... só se veio com defeito, o que pode acontecer com quem já ta todo cag*&%$# e na duvida

  • #1018
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    Fica normal. Apertei e parece fazia
    Muito pressurizada significa que está vazando compressão pro sistema de arrefecimento, e isto expulsa a água pra fora do radiador vencendo a pressão da tampa.

    Pouca ou nenhuma pressão significa que o sistema de arrefecimento não está vedando bem. Quanto menor a pressão, menor a capacidade da água de absorver o calor. Isso pode ser um vazamento ou a tampa não está vedando direito ou tem pouca pressão.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #1019
    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Muito pressurizada significa que está vazando compressão pro sistema de arrefecimento, e isto expulsa a água pra fora do radiador vencendo a pressão da tampa.

    Pouca ou nenhuma pressão significa que o sistema de arrefecimento não está vedando bem. Quanto menor a pressão, menor a capacidade da água de absorver o calor. Isso pode ser um vazamento ou a tampa não está vedando direito ou tem pouca pressão.

    Beleza... Muito bom ir aprendendo com vocês... Vou fazer esse teste e prestar atenção como está.

  • #1020
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Amigo lava o compartimento do motor (se necessário) e leva numa oficina especializada em radiador, lá pede para fazer o teste de vazamento que utiliza um sistema que vai no lugar da tampa do radiador, o correto é com o motor frio o cara pressurizar o sistema de arrefecimento com este equipamento e verificar a queda de pressão no manometro do equipamento, se estiver caindo a pressão é porque o sistema está vazando em algum lugar, com este teste já dá pra verificar 90% do sistema.

    Viajar com o veiculo assim é pedir para perder o motor.

    Outra coisa sua camionete não está normal (L200 esquenta, sim! mas não deste jeito e tambem não precisa ficar completando a água) você está tentando atenuar o aquecimento com adaptações de helice, válv. termostática, etc... Mas o caminho não é este pois sua camionete não está normal, desta forma você está tentantando combater o sintoma e não a causa.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

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