Exatamente isso foi o que me alegou o meu amigo pra adaptar o MWM na Mazda depois que o motor original superaqueceu.
Versão Imprimível
Tudo o que você explanou no tópico aconteceu.E mais .... o Mancal pegou retífica 0,100 e o Virabrequim 0,75 , ou seja , acho que chegou ao fim.O motor foi encamisado e ainda rodei depois da retífica 1200 Km , aí quando acelerava eu ouvia aquele barulho de serrote dentro do motor.O Carro está na oficina e o mecânico vai abrir o motor para ver o que aconteceu.Mesmo que ele consiga deixá-lo bom outra vez , já vou correr atrás de outro motor.Abraços
Pois , é ! Segundo o dono do motor é perfeitamente compatível.É claro que é um motor mais potente , mas como disse anteriormente , sou leigo pacas em se tratando de motores.Amanhã é que irei levar o assunto aos esperts daquí de Fortaleza e colher opiniões.Caso haja compatibilidade entro em contato com meu colega de Curitiba para levar um mecânico de confiança e averiguar essa máquina in loco.Já conversei com o proprietário via Orkut e o carro tem procedencia.Abraços
Colocando minha colher torta neste tópico , um amigo me aconselhava a comprar outra Pajero.Alegou que eu poderia comprar uma 02/03 , os juros de financiamento estão bons , prazo estendido e etc... No que eu respondÍ : Eu quero é a minha.Modéstias a parte eu poderia estar montado em outra mais nova , mas o sentimento que eu tenho pela minha 97/98 , não tem tradução.Acho que vocês bem sabem o que eu estou tentando dizer.
Abraços
Bom dia Leofor,
Permita-me trazer algumas informações importantes para vc. Eu estive consultando os manuais oficiais de motores da Mitsubishi e vi as versões do motor 6G72 que é o V6 3.0. Existe com essa denominação dois tipos: um de 12 válvulas, que é o seu, e um 24 válvulas. E está bem claro no manual que existe versões diferentes do mesmo motor para aplicação em veículos com tração traseira (ou 4x4) e em veículos com tração dianteira.
Qual a razão disso? É fácil entender.
Nos veículos com tração dianteira, o caso do carro de Curitiba, a montagem transversal exige uma série de componentes diferentes como coletores de admissão e escape, posição do filtro de ar, mangueiras e, principalmente a ausência de ventilador viscoso, como existe na sua Pajero.
Esse detalhe por si só faz toda a diferença, pois o trem de acionamento por correias diferem radicalmente, como tive a oportunidade de verificar.
Outro aspecto, que pode ser que complique a sua vida ou impeça a montagem, são os conectores e layout do chicote elétrico. Não tenho como afirmar com 100% de certeza, mas se os periféricos forem diferentes (alternador, sensor de posição da borboleta, etc) vc não terá como usá-los.
Importante tb é saber se a furação da flange de fixação do motor ao câmbio é igual. Estive reparando que em algumas versões do 6G72, a posição do motor de arranque é diferente. Já imaginou a trabalheira?
Bem, meu objetivo foi alertá-lo antes de vc tomar a decisão de compra. Afinal seus custos já estão lá nas nuvens e um adapatação complicada poderia atrapalhar mais do que ajudar.
Boa sorte,
Octávio
Agradeço muito a atenção dispensada e o trabalho em pesquisar paa me ajudar.Acabo de chegar da oficina e mostrei ao mecâncico as fotos do motor que eu imprimí.Ele me falou de uma provável imcompatibilidade.Bom , amanhã ele reabrirá o motor para ver o que de fato aconteceu depois de retificado e montado.Segundo ele pode ser algum casquilho ou outro componente desalinhado e me garantiu que me entregará o carro bom.Eu sei que esse bom é por pouco tempo pois já está na última retífica , não sendo mais o carro confiável de outrora que já me levou junto com a familia a tantos passeios pelo nordeste , bem como aos lençóis maranhenses , viagens inesquecíveis de milhares de quilometros.Anotei a especificação que você passou (6G72 / V6 3.0 /12 Válvulas) e irei começar a árdua tarefa da procura.Quem sabe até a autorizada Mitsubishi não tenha um bloco com virabrequim novo ? Até a eles irei recorrer , apesar de saber que a facada vai ser grande.Forte abraço e obrigado mais uma vez.
Leopoldo Guimarães
Olá Leofor,
Normalmente os ruídos do tipo que vc relata se devem à problemas de montagem com casquilho de biela ou bronzina de mancal. Às vezes os parafusos de biela precisam ser substituídos pois literalmente "esticam" depois do uso. Os torques de aperto de tais parafusos/´porcas geralmente são acompanhado de ângulos de torção (critério "torque mais ângulo") o que garante cargas iguais a todos os parafusos.
Se o seu mecânico não fez isso, pode estar ai o problema. No caso das porcas de biela, é preciso apertá-las inicialmente com 34 N.m e depois aplicar ângulo de 90 a 100 graus em cada porca. Segundo o manual, um teste para saber se os parafusos estão alongados é colocar as porcas girando com os dedos. Se tiver dificuldade de fazer isso, os parafusos devem ser substituídos, pois passaram da "zona elástica de trabalho" e apresentam deformação permanente dos filetes.
Espero que a solução esteja por ai. Só, por uma questão de tranqüilidade sua, peça para o seu mecânico te mostrar a causa do problema e a solução adotada. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas e cismas sobre o problema !!!!!!!
Acho que o fato do seu virabrequim ter atingido 0,75 mm de desgaste não significa necessariamente que o seu motor esteja condenado, pois como vc mesmo disse, o seu uso não é abusivo. Curiosidade: ele achou casquilhos e/ou mancais de virabrequim com essa medida??????
Sds,
Octávio
LeoFor pense também na oportunidade de instalar o motor 3.5, acredito que você ganhe significativamente em termos de desempenho e tenha pouco problemas quanto a compatibilidade com os demais itens.
Verifique nesta loja se eles tem o motor que você precisa: www.spimports.com.br e analise também a oportunidade do motor do OSarmento.
abs,