Os amortecedores do Tr4 sao barulhentos mesmos, mas se seu carro estiver na faixa dos 40mil km deve estar na hora de trocar pq é oq dura o amortecedor desse carro se comparado com os 95mil km dos amortecedores KYB do iO, visto que os da Tr4 são Cofap e a gás.
Os amortecedores dianteiros da minha TR4 estão fazendo barulho também. Na concessionária informaram que não precisaria trocá-los pois estão com boa pressão e que, se os trocasse, o barulho poderia voltar. No entanto, é muito desagradável andar com um veículo fazendo barulho em qualquer buraco. Para pagamento à vista, a concessionária pede R$ 402,00 pelo par dianteiro: R$ 156,00 cada um + R$ 90,00 de mão-de-obra.
Durante a verificação, o mecânico da concessionária retirou a barra que une as duas torres dos amortecedores no compartimento do motor. Ele queria verificar se havia sido colocado uma arruela em um dos três parafusos prisioneiros que estão em cada torre pois sem ela haveria barulho: a minha já tinha.
Este tipo de problema deixa-me um pouco preocupado quanto a resistência do veículo pois esta TR possui apenas 20.500Km e o outro proprietário nunca chegou perto de trilhas ou submeteu o veículo a estresses maiores que passar por um quebra-molas.
Nao adianta trocar pelo original que vai continuar o mesmo barulho...www.motorsimports.com.br liga lá e ve quanto que sai o KYB Excel-G, paguei R$200 no par do Pajero Full.
Fora isso precisa ver se o carro realmente está com 20mil km, pq mesmo concessionário volta, e volta MUITO a km dos carros.
Abs
Caro Letto, não digo que fico preocupado....pois tive um IO 99, e foi uns dos melhores que carros que já tive (sem barulho algum). E costumava ir constantemente ao sitio, nada radical, mas estrada de chão era comum........mas que relamente é desagradavel o "TOK", isto é.
Lúcio
Vou tentar "não ouvir" muito estes barulhos, visto que eles diminuem à medida que os amortecedores vão esquentando. O pior é logo pela manhã, os primeiros metros rodados.
Esta agora é muito boa, ocorreu nesta manhã:
Logo que comprei a TR4, fiz geometria e balanceamento. Foi diagnosticado que a as buchas do setor de direção estavam com folga, fazendo com que o setor mudasse de posição e deixando o carro sem alinhamento correto. Na concessionária comprei as buchas novas (R$ 70,00 as duas) e as levei ao local onde sempre faço geometria, onde foram substituídas. O carro ficou bom. Passados alguns dias, observei que o alinhamento do volante não estava correto, mas eu não conseguia diagnosticar com precisão o que estava ocorrendo. Fui hoje novamente à oficina onde faço geometria e constatamos que as novas buchas do setor estavam com folga. Fui à concessionária e expliquei o que estava acontecendo pois considerei muito estranho o problema das buchas novas. O atendimento, como sempre, foi ótimo e a explicação para o problema foi super-honesta: a Mitsubishi sabe deste problema e recomenda a colocação de borracha sobre as buchas para que elas fixem melhor o setor de direção. Estou satisfeito com o atendimento mas muito desapontado com a suspensão dianteira da TR4 pois considero um desrespeito ao cliente estes problemas nos amortecedores e nas buchas do setor de direção. Além de gastarmos tempo e dinheiro para deixar o carro em boas condições acabamos descobrindo que a fábrica já sabe destes problemas e não os resolve.
Pois é Letto fico preocupado também. Estou pensando em comprar uma TR4 Flex, não por ser flex, mas sim porque fiquei animado com o tanque maior do modelo flex. Estava lendo em outros tópicos e já vi neguinho reclamando do carro. Vi, não me lembro onde, reclamação sobre o piloto automático que não funciona.
Veja o relato do LGVM de Mairiporã - SP:
"Meu TR4 saiu da concessionária desbalanceado, na 1a viagem é que percebi, a 120 tremia todo. Levei na concessionária e balancearam, agora minha esposa viajou c/ ele e disse não ter ficado 100% ainda. Vou levar lá de novo esta semana. Me disseram que é comum isso no TR4, alguns voltam umas 4 vezes antes de ficar bom. Procede esta informação? Vcs tiveram este problema?"
Substituí os amortecedores dianteiros por novos e, para minha incredulidade e do consultor, o barulho continuava, mas um pouco menor. Apenas o mecânico não se alterou: ele já havia dito que o problema ocorre em todos os amortecedores. O pessoal da concessionária ficou tão estarrecido que me deixaram testar uma TR4 zero quilometro: nesta o barulho era bem menor, mas estava lá também. Acabaram me dando um desconto e fiquei com os novos.
Comigo parou o barulho trocando do original Cofap pros Kayaba/KYB dos MMC importados...
Nelson
Onde conseguir estes amortecedores?
Levei a TR4 para a concessionária ontem para que, com apoio da engenharia, eliminassem os ruídos da suspensão dianteira. Após um dia e meio de tentativas, peças trocadas e dinheiro gasto inutilmente, continua o problema. O pior é que estes ruídos aparecem também nas TR zero km. Já estou até pensando em vender e comprar uma Tracker. Restará avisar a outros interessados que, como eu, foram seduzidos pela propaganda da Mitsubishi, sobre os barulhos da suspensão dianteira na TR4.