Postado originalmente por
osarmento
Olá Pessoal,
Acabei resolvendo o problema do sode-e-desce das travas das portas da minha Pajero. Para aqueles que ainda estão sofrendo com o problema, repasso a seguir a receita para reparar o módulo de controle das travas, que fica localizado na porta do motorista:
1) Remover o painel de acabamento da porta do motorista. É bem fácil de sair, basta tirar os dois parafuso da alça no apoio de braço, um parafuso atrás da alavanca cromada da trava e empurrar levemente os miolinhos das duas travas plásticas. É preciso tb remover o acabamento interno do espelho para tirar o painel.
2) Feito isto, é só ir puxando com os dedos o painel pelas bordas para soltar as travas plasticas em toda a volta.
3) Descolar o filme plástico contra poeira. É uma cola danada (tipo uma borracha derretida). Basta remover apenas um pedaço junto ao canto inferior esquerdo, para ter acesso ao módulo de controle.
4) Solte a trava do arame que liga o pino-trava ao módulo (peça verde).
5) Solte os dois parafusos de fixação do módulo à porta (chave 10 mm).
6) Solte a fiação elétrica.
Como o módulo nas mãos, agora vem a parte mais crítica: Descolar a tampa traseira do módulo. Ela é colada, mas não é impossível de remover. Com um estilete e uma chave de fenda bem fina, vá forçando a tampa. Uma hora ela sai.
Sem a tampa é possível ver o mecanismo,
Cuidado!!!!, pois são engrenagens plásticas bem pequenas. Na parte superior, presa ao eixo que conecta ao arame da trava da porta, há um setor (parte de uma engrenagem) que comanda a coisa toda. Em cada um dos lados da carcaça há um batentinho de borracha, que muito provavelmente deverá estar "bichado". É a falta de um, ou dos dois, que faz a coisa ficar "louca". Eles servem com fim de curso do sistema, e sem eles o motorzinho fica sem saber o que fazer, ai vem o sobe-e-desce.
No meu caso, eu cortei dois pedacinhos quadrados (6 x 6 mm por 4 mm de espessura) de borracha dura e colei com SuperBonder em cada lado na carcaça. Antes de fechar o módulo, usei graxa branca para lubrificar as engrenagens. Nem colei a tampa novamente, pois a própria montagem evita que ela se abra. Coloquei no carro e testei o sistema. Funcionou perfeitamente.
AMOARA: Espero que vc obtenha o mesmo resultado do que eu. Não sei quanto deve custar esse módulo na concessionária, e nem fui ver para não passar nervoso.
Saudações a todos.