Postado originalmente por
osarmento
Olá Pessoal,
Eu possuo uma Pajero GLS-B 95 4 portas V6 e estou vendo a dificuldade dos amigos aqui do fórum. Vou tentar acrescentar algumas informações, que espero sejam proveitosas:
1) A Pajero GLX do amigo Toscanob de Niterói possui um sistema de tração 4x4 part-time, como as L200. Isso significa que ele só deve engatar a tração em pisos de baixa aderância (cascalho, terra, lama, neve...). O fato ter engatado o 4x4 H em piso de alta aderância (asfalto, concreto, paralelepípedo) só é preocupante se for fazer uma curva de raio muito fechado. Nesse caso faria falta um diferencial central, como nas Pajeros GLS-B.
2) Andando em linha reta em 4x4 H, não deveria acontecer nenhum problema. Porém, em curvas, os tais estalos ouvidos podem ser de duas origens principais: Homocinéticas dianteiras desgastadas ou problema na corrente de transmissão (também chama de cadeia silenciosa) da caixa de transferência.
3) Eu sugiro fazer o seguinte teste: coloque o carro em um elevador ou em cavaletes e engate o 4x4 H. Com uma primeira engatada (tendo as 4 rodas desencostadas do chão, atenção ) acele levemente e vire a direção de uma lado para outro. No final de curso da direção (direita ou esquerda) se aparecer o barulho juntos as rodas dianteiras, muito provavelmente seja problema nas homocinéticas.
4) Mantendo uma aceleração constante, com o pé esquerdo pise levemente no freio. Isso vai simular resistência nas rodas, com se estivesse trafegando sobre um piso de alta aderência. Se o tal estalo aparecer de novo, fique atento de onde ele provem. Se for da caixa de transferência, a chance de ser da corrente é grande.
Diferentemente das Pajeros GLX, as Pajeros GLS-B possuem um sistema de tração Super-Select, que permite que se utilize 4x4 H mesmo em pisos de alta aderência, graças a um acoplamento viscoso, que faz as vezes de um diferencial central, como nos Land Rovers e Nivas (ambos 4x4 permanentes).
Se foi usado o 4x4 H inadvertidamente por uns breves momentos, mesmo em cusvas fechadas, o primeiro sintoma deve ter sido sentir a direção mais "pesada" e algum ruido de arrastamento de pneus. Isso não seria suficiente para causar um dano maior ao conjunto. Por isso, na minha opinião, deve ter sido um estalar de homocinéticas, já com algum desgaste, mas nada mais do que isso.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Sds a todos.
Octávio