x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
    Usuário
    Entrada
    11/03/2005
    Agradecimentos: 0

L 200 - Motor Se Acabou C/ 35.000 Km

Olá amigos do forum, possuo uma pajero 1993 com motor diesel 2.5 turbo intercooler de fabrica (mesmo motor da L 200), alguns dias atrás escrevi um tópico pedindo ajuda para retirar vazamentos do motor desse veículo. Mas qual não foi minha surpresa ao levar meu carro em um mecânico mais especializado, e ele me informou que o problema do meu carro, era que ele estava "jogando compressão" pra cima, e que o problema seria "no mínimo" com os anéis de segmento. Por isso o motor apresentava tantos vazamentos, não tinha junta que aguentasse, ta com vazamento até na junta do coletor, na turbina, etc. Depois de fazer uma "peregrinação" por 15 oficinas, inclusive a autorizada mitsubishi aqui de Fortaleza, e todos serem categóricos em afirmar que o motor precisava ser aberto, resolvi abri-lo.
    O resultado e que, não prestava praticamente mais nada, as camisas estavam ovalizadas e com rebarbas (arestas), os pistões (cilindros) com folga, os anéis ja eram, os casquilhos arranhados, etc.
    Minha grande dúvida: onde esta o motivo deste desgaste tão precoce? Já que fiz esse motor completo há menos de 2 anos, mandei encamisar o bloco, coloquei pistões e anéis de segmento novos, casquilhos novos, enfim, tudo novo. Quem se arrisca a me dar um diagnóstico? erro de montagem? erro de retífica? peças ordinárias? Ou esses motores realmente não prestam?
    p.s.: o motor não sofreu nenhum tipo de super aquecimento.

Citação Postado originalmente por fortal4x4 Ver Post
    Olá amigos do forum, possuo uma pajero 1993 com motor diesel 2.5 turbo intercooler de fabrica (mesmo motor da L 200), alguns dias atrás escrevi um tópico pedindo ajuda para retirar vazamentos do motor desse veículo. Mas qual não foi minha surpresa ao levar meu carro em um mecânico mais especializado, e ele me informou que o problema do meu carro, era que ele estava "jogando compressão" pra cima, e que o problema seria "no mínimo" com os anéis de segmento. Por isso o motor apresentava tantos vazamentos, não tinha junta que aguentasse, ta com vazamento até na junta do coletor, na turbina, etc. Depois de fazer uma "peregrinação" por 15 oficinas, inclusive a autorizada mitsubishi aqui de Fortaleza, e todos serem categóricos em afirmar que o motor precisava ser aberto, resolvi abri-lo.
    O resultado e que, não prestava praticamente mais nada, as camisas estavam ovalizadas e com rebarbas (arestas), os pistões (cilindros) com folga, os anéis ja eram, os casquilhos arranhados, etc.
    Minha grande dúvida: onde esta o motivo deste desgaste tão precoce? Já que fiz esse motor completo há menos de 2 anos, mandei encamisar o bloco, coloquei pistões e anéis de segmento novos, casquilhos novos, enfim, tudo novo. Quem se arrisca a me dar um diagnóstico? erro de montagem? erro de retífica? peças ordinárias? Ou esses motores realmente não prestam?
    p.s.: o motor não sofreu nenhum tipo de super aquecimento.
    Pode ter faltado lubrificação...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    01/01/2007
    OLÁ AMIGO

35.000 km é muito pouca coisa...

Se o motor se acabou porque tava fumando...e as camisas estavam gastas, e os anéis tbm, eu não arrisco palpite!

Um dos fatores que muitos desprezam, mas que é de fundamental importância para a durabilidade de um motor é a válvula termostática, mas com 35.000 km até mesmo sem a válvula não seria normal acontecer isso...
    Outro fator de fundamental importância para a durabilidade do motor é o amaciamento! Durante o amaciamento deste motor, segundo a international deve se:

Não ultrapassar 85% da rotação máxima!

Quando em deslocamento, varie a rotação. Evite a velocidade constante durante longos períodos!

Não submeta o motor a acelerações bruscas!

mas, mesmo que vc tenha descumprido todas essas "regras de amaciamento" mesmo assim não se justifica um desgaste tão precoce.

Outro fator que determina a durabilidade do motor, é a faixa de rotação em que é usado, se vc usar sempre na buxa (rpm alta) o desgaste é muito maior! mas novamente afirmo, somando tudo isso, ainda assim não se explica um desgaste tão precoce!

quanto a erro de montagem...axo que não! se fosse muito justo ja teria engripado nas primeiras aceleradas, e o cilindro não riscou!

quanto a peças de ma qualidade, não uso peças de segunda linha, logo, não sei se são boas, mas nada impede de peças originais, novas, apresentarem desgaste prematuro!

por fim, se eu fosse vc, ligava na international e conversava com um técnico, e depois postava aqui o que ele te disse! assim vai enriquecer o nosso tão querido fórum!
    abraços amigo
    Maik

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    pode ter sido vários fatores.

Falta de amaciamento;

Longos intervalos na troca de óleo e filtros;

Peças de segunda linha...

[]'s

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Ao meu ver, é puro pé frio!!! Para isso ocorrer em 35000km não pode ser denhum tipo de desgaste (a menos que ande sem filtro de ar e puxou areia), pode ser até anel quebrado. Um anel de compressão quebrado causa isso e começa de um dia pro outro. Vai ter que abrir o motor para ver, porém se for anel quebrado e se não riscou a camisa, troca os aneis desse pistão e não mexe em mais nada, porém tem que fazer novo período de amaciamento para garantir o reassentamento dos aneis trocados.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Um outro detalhe:

Será que o cara trocou todas essas peças na hora de montar o motor?

Pode ser que tenha trocado só os aneis de segmento, mantendo os mesmos pistões e outras peças.....

Moçada o problema pode ter sido o primeiro mecânico... eu estourei um motor com 10.000 km depois da retifica... os sintomas eram parecidos... vazava óleo pra tudo quanto era lado... ele havia sido retificado pela Marinelli Team, Ponto Assistêncial da Fiat em Contagem/MG... tirei o carro de lá depois de muita briga pois achei o serviço estremamente porco!!!

10 Mil Km depois, sendo que os primeiros 5 mil foram amaciando, a 3 biela começou a bater!!! Sorte minha... só porconta desta m#@$% é que ganhei meu processo contra a Fiat.

[]'s,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Eu consegui quebrar os anéis de dois cilindros da minha antiga Saveiro a álcool, fiz uma retífica geral, porém uns 6000 km após teve que voltar para a retífica para trocar os pistões pois ovalaram devido ao excesso de pau e rpm chegando a 7500rpm (num AE 1600, ou como prefirirem, CHT de VW). Não deu outra, vendi com 11000km após a retífica batendo uma biela...
    O HSD agüenta demais, pois quando piso fundo a rpm passa dos 4000 rpm e já rodei 40000 km em dois anos sem dar nenhum tipo de problemas.
    Eu não sei até que ponto é motor ou peças de baixa qualidade ou é mecânico ruim mesmo...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Bom no meu caso como estava com um processo tive de comprar todas as peças em concessionária e também arrumar o carro em concessionária ou ponto assistencial como foi o caso. Posso afirmar que foi problema de mecânico.

[]'s,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

Usuário
    Entrada
    11/03/2005
    ai pessoal. depois do motor desmontado, acionei a retifica que havia feito o serviço apenas de retífica do motor, não fez a montagem, e todo o meu problema desde o começo, sempre foi com o dono dessa maldita oficina, que além de ser um ladrão, ainda não sabe fazer o serviço. Pois segundo o dignóstico da retifica. o problema foi falta de lubrificação nos pistões, pois eles estavam com marcas escuras nas laterais, problema esse ocasionado pela quebra de uns bicos injetores que ficam dentro do motor e que jogam oleo exatamente dentro das camisas. e essa quebra ocorreu devido a um erro de montagem dos pistões, pois eles tem que encaixar perfeitamente nesse bicos, e só tem uma posição para isso. O pior e que o motor começou a apresentar vazamentos logo no começo (1 mês depois), mas eu por inexperiência com motores diesel, deixei pra la, ficava so observando o oleo para nao baixar. Agora depois de 1 ano e seis meses, mesmo tendo rodado apenas 35.000 km, o filho da puta não tem obrigação mais de cumprir garantia nenhuma. O jeito vai ser fazer o motor todinho de novo. Mas aguardo mais dicas dos amigos, se alguem discordar desse diagnostico tambem quero saber. pois vou fazer o motor todinho de novo, e nao quero passar pelos mesmos aborrecimentos. apesar de agora ter me certificado de que a oficina que estou sendo atendido agora, e muito bem conceituada aqui em Fortaleza. e o proprietario me garantiu que o motor vai ficar perfeito, e me deu garantia total. valeu abraço a todos

Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu consegui quebrar os anéis de dois cilindros da minha antiga Saveiro a álcool, fiz uma retífica geral, porém uns 6000 km após teve que voltar para a retífica para trocar os pistões pois ovalaram devido ao excesso de pau e rpm chegando a 7500rpm (num AE 1600, ou como prefirirem, CHT de VW). Não deu outra, vendi com 11000km após a retífica batendo uma biela...
    O HSD agüenta demais, pois quando piso fundo a rpm passa dos 4000 rpm e já rodei 40000 km em dois anos sem dar nenhum tipo de problemas.
    Eu não sei até que ponto é motor ou peças de baixa qualidade ou é mecânico ruim mesmo...
    ú! pé pesado em rapaiz?

o hsd só não foi pro saco ainda pq tem limitador d giro.. hahahaha

7500 num CHT original eh loucura! hahaha

[]

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Fortal, se a retífica já verificou e constatou eu concordo com o diagnóstico, realmente esses motores tem um esguicho abaixo de cada cilindro que jateia óleo lubrificante no fundo dos pistões e devido à posição que são fixados no interior do bloco o pistão tem uma cavidade que permite seu livre movimento sem haver contato entre essas peças, se a cavidade foi montada pro lado errado já era, de início os canos dos esguichos devem ter quebrado, consequentemente foram triturados dentro do motor e os pedaços ficaram passeando causando todo tipo de atrito entre os componentes e dificultando o sistema de lubrificação...

Acho q agora vc levou no lugar certo.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem