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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    11/03/2005
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    L 200 - Motor Se Acabou C/ 35.000 Km




    Olá amigos do forum, possuo uma pajero 1993 com motor diesel 2.5 turbo intercooler de fabrica (mesmo motor da L 200), alguns dias atrás escrevi um tópico pedindo ajuda para retirar vazamentos do motor desse veículo. Mas qual não foi minha surpresa ao levar meu carro em um mecânico mais especializado, e ele me informou que o problema do meu carro, era que ele estava "jogando compressão" pra cima, e que o problema seria "no mínimo" com os anéis de segmento. Por isso o motor apresentava tantos vazamentos, não tinha junta que aguentasse, ta com vazamento até na junta do coletor, na turbina, etc. Depois de fazer uma "peregrinação" por 15 oficinas, inclusive a autorizada mitsubishi aqui de Fortaleza, e todos serem categóricos em afirmar que o motor precisava ser aberto, resolvi abri-lo.
    O resultado e que, não prestava praticamente mais nada, as camisas estavam ovalizadas e com rebarbas (arestas), os pistões (cilindros) com folga, os anéis ja eram, os casquilhos arranhados, etc.
    Minha grande dúvida: onde esta o motivo deste desgaste tão precoce? Já que fiz esse motor completo há menos de 2 anos, mandei encamisar o bloco, coloquei pistões e anéis de segmento novos, casquilhos novos, enfim, tudo novo. Quem se arrisca a me dar um diagnóstico? erro de montagem? erro de retífica? peças ordinárias? Ou esses motores realmente não prestam?
    p.s.: o motor não sofreu nenhum tipo de super aquecimento.

  • #2
    Citação Postado originalmente por fortal4x4 Ver Post
    Olá amigos do forum, possuo uma pajero 1993 com motor diesel 2.5 turbo intercooler de fabrica (mesmo motor da L 200), alguns dias atrás escrevi um tópico pedindo ajuda para retirar vazamentos do motor desse veículo. Mas qual não foi minha surpresa ao levar meu carro em um mecânico mais especializado, e ele me informou que o problema do meu carro, era que ele estava "jogando compressão" pra cima, e que o problema seria "no mínimo" com os anéis de segmento. Por isso o motor apresentava tantos vazamentos, não tinha junta que aguentasse, ta com vazamento até na junta do coletor, na turbina, etc. Depois de fazer uma "peregrinação" por 15 oficinas, inclusive a autorizada mitsubishi aqui de Fortaleza, e todos serem categóricos em afirmar que o motor precisava ser aberto, resolvi abri-lo.
    O resultado e que, não prestava praticamente mais nada, as camisas estavam ovalizadas e com rebarbas (arestas), os pistões (cilindros) com folga, os anéis ja eram, os casquilhos arranhados, etc.
    Minha grande dúvida: onde esta o motivo deste desgaste tão precoce? Já que fiz esse motor completo há menos de 2 anos, mandei encamisar o bloco, coloquei pistões e anéis de segmento novos, casquilhos novos, enfim, tudo novo. Quem se arrisca a me dar um diagnóstico? erro de montagem? erro de retífica? peças ordinárias? Ou esses motores realmente não prestam?
    p.s.: o motor não sofreu nenhum tipo de super aquecimento.
    Pode ter faltado lubrificação...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário
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    01/01/2007
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    OLÁ AMIGO

    35.000 km é muito pouca coisa...

    Se o motor se acabou porque tava fumando...e as camisas estavam gastas, e os anéis tbm, eu não arrisco palpite!

    Um dos fatores que muitos desprezam, mas que é de fundamental importância para a durabilidade de um motor é a válvula termostática, mas com 35.000 km até mesmo sem a válvula não seria normal acontecer isso...
    Outro fator de fundamental importância para a durabilidade do motor é o amaciamento! Durante o amaciamento deste motor, segundo a international deve se:

    Não ultrapassar 85% da rotação máxima!

    Quando em deslocamento, varie a rotação. Evite a velocidade constante durante longos períodos!

    Não submeta o motor a acelerações bruscas!

    mas, mesmo que vc tenha descumprido todas essas "regras de amaciamento" mesmo assim não se justifica um desgaste tão precoce.

    Outro fator que determina a durabilidade do motor, é a faixa de rotação em que é usado, se vc usar sempre na buxa (rpm alta) o desgaste é muito maior! mas novamente afirmo, somando tudo isso, ainda assim não se explica um desgaste tão precoce!

    quanto a erro de montagem...axo que não! se fosse muito justo ja teria engripado nas primeiras aceleradas, e o cilindro não riscou!

    quanto a peças de ma qualidade, não uso peças de segunda linha, logo, não sei se são boas, mas nada impede de peças originais, novas, apresentarem desgaste prematuro!

    por fim, se eu fosse vc, ligava na international e conversava com um técnico, e depois postava aqui o que ele te disse! assim vai enriquecer o nosso tão querido fórum!
    abraços amigo
    Maik

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    05/01/2004
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    pode ter sido vários fatores.

    Falta de amaciamento;

    Longos intervalos na troca de óleo e filtros;

    Peças de segunda linha...

    []'s

  • #5
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    25/12/2004
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    Ao meu ver, é puro pé frio!!! Para isso ocorrer em 35000km não pode ser denhum tipo de desgaste (a menos que ande sem filtro de ar e puxou areia), pode ser até anel quebrado. Um anel de compressão quebrado causa isso e começa de um dia pro outro. Vai ter que abrir o motor para ver, porém se for anel quebrado e se não riscou a camisa, troca os aneis desse pistão e não mexe em mais nada, porém tem que fazer novo período de amaciamento para garantir o reassentamento dos aneis trocados.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de CAVESO
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    04/10/2005
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    Um outro detalhe:

    Será que o cara trocou todas essas peças na hora de montar o motor?

    Pode ser que tenha trocado só os aneis de segmento, mantendo os mesmos pistões e outras peças.....

  • #7
    Usuário
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    09/01/2007
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    caro amigo podera ser falta de pressão do oleo provoca desgaste ou filtro de ar não esta a filtrar o ar, em relação a saida do oleo pelas juntas e pelo respiro da tampa podera ser os tempos de injecção muito avançada.

  • #8
    A L200 eu não duvido já que o câmbio é mais reduzido, mas na Ranger? A minha pelo menos depois do 3500 RPM não tem mais força pra nada. Só fumaça preta... Ainda mais com os 33”.
    L200 Triton AT 3.2 2010

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