Quanto ao escapamento - Acredito que para obter ganhos significativos de rendimento só mesmo partindo para um projeto mais elaborado como redimensionamento do coletor. O simples fato de ligar um cano direto eliminando o silencioso trará pouco ou nenhum resultado expressivo a não ser o incremento de alguns decibéis extras, que na minha opinião se não correspondem à expectativa de um apelo "esportivo" ao menos melhora e muito o ruído do motor que torna-se bem similar ao de um pequeno caminhão.

Fiz isto em uma das F-1000, por este motivo fiz o comentário acima, é claro que pela teoria o simples fato de eliminar curvas e cotovelos do escapamento já deveria surtir algum resultado, porém o que se observa na prática são alterações inexpressivas.
Desconheço as particularidades ou os "macetes" dos motores da Mitsubishi, porém pelo pouco conhecimento que tenho acerca dos mesmos (baseado na leitura dos tópicos deste fórum) creio que para modificar esta mecânica você deve ater-se ao bom senso sobretudo no que tange ao limite do motor. Inúmeros são os relatos de proprietários que mencionam aquecimento excessivo entre outros problemas, segundo os post´s devido ao nível de "preparo" realizado pela montadora sobre o motor ou ainda pela subdimensionamento de alguns ítens do conjunto, contudo também há muitos relatos que afirmam que o conjunto mais resistente da L-200 é justamente o que você tem em suas mãos, ou seja a versão original de 87 CV.
Como mencionei acima estou apenas "repetindo" o que li, portanto cabe a você obter o maior número de informações possíveis, avaliar aquilo que atende às suas expectativas, analisar o custo/benefício das mesmas para somente a seguir buscar com cautela mão-de-obra especializada para realizar as modificações necessárias.