x
Convex Datacenter

Tópico: L200 Esquentando

  • #1333



    Galera, me ajudem! Não aguento mais minha L200 esquentando nas minhas viagens. Final de semana passada viajei para a Serra. O ponteiro da temperatura chegou no vermelho. Tive que parar o carro para esfriar um pouco o motor e seguir viagem. O mesmo aconteceu no carnaval, quando viajei para outra serra, aqui no Ceará. Na estrada normal, em terra plana, eu soco o pé (140km ~ 150km nas ultrapassagens), direto com ar ligado, e ela não esquenta. Mas se ela ver subida longa, pede arrego! A válvula termostática ta boa. Tirei e testei. Tudo ok. Li vários relatos por aqui. Fiquei com uma dúvida. Pessoal, o consta nesse kit gelo? O que os mecânicos fazem no carro? O que eles trocam? Vale a pena fazer?

    Ps: meu carro é: L200 Sport HPE 2005 AT - torradeira por excelência!

    Eu gosto desse carro, sabem? É uma boa picape pra mim. Não queria trocá-la no momento, até porque não estou podendo. ;/

    Me digam uma coisa: há solução?

    Desde já agradeço. Abraço.

  • #1334
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #1335
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Leozin Ver Post
    Galera, me ajudem! Não aguento mais minha L200 esquentando nas minhas viagens. Final de semana passada viajei para a Serra. O ponteiro da temperatura chegou no vermelho. Tive que parar o carro para esfriar um pouco o motor e seguir viagem. O mesmo aconteceu no carnaval, quando viajei para outra serra, aqui no Ceará. Na estrada normal, em terra plana, eu soco o pé (140km ~ 150km nas ultrapassagens), direto com ar ligado, e ela não esquenta. Mas se ela ver subida longa, pede arrego! A válvula termostática ta boa. Tirei e testei. Tudo ok. Li vários relatos por aqui. Fiquei com uma dúvida. Pessoal, o consta nesse kit gelo? O que os mecânicos fazem no carro? O que eles trocam? Vale a pena fazer?

    Ps: meu carro é: L200 Sport HPE 2005 AT - torradeira por excelência!

    Eu gosto desse carro, sabem? É uma boa picape pra mim. Não queria trocá-la no momento, até porque não estou podendo. ;/

    Me digam uma coisa: há solução?

    Desde já agradeço. Abraço.
    Cara isso é o basico, Falta de area pra troca de calor, Radiador maior, e mais uma termostatica de temperatura mais baixa.
    O Ricardo Malta aqui do forum fez exatamente isso, aumentou o radiador, mas não ficou 100% exatamente por causa de ladeiras, e o problema era a FDP da VT que tava ruim.. e a dele também era uma L200 Sport AT 04/05.


    Só isso ai.. KIT gelo pode resolver, mas isso ai acima, é bem mais barato..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1336
    Olá pessoal! Mesmo tendo poucas participções nesse forum, costumo seus artigos sempre que possível. Graças às dicas e experiencias de voces consegui instalar o kit gelo by Ricardo Malta em minha L-200 Sport GLS, ano 2005. Comprei esse veiculo de alguem de procedencia que sempre fez as revisões em consercionária até o fim da garantia e, após, numa boa oficina. Apesar de não ser o modelo que mais é acometido pelos problemas de superaquecimento, a minha também tem apresentado alguns problemas dessa ordem.
    Resumidamente, O PRIMEIRO EPISÓDIO DE SUPERAQUECIMENTO ocorreu durante uma viagem, devido ao rompimento de uma mangueira que fica na parte de trás do motor. Percebi o problema porque o ar-condicionado parou de funcionar e parei o carro imediatamente. Com apoio de um amigo, trocamos a referida mangueira e segui viagem sem problemas. Ao chegar ao destino, procurei uma oficina especializada em 4x4, indicada por um amigo que possui L-200 a muito tempo. A avaliaçao o mecânico foi de que tudo estava em ordem, contudo ele me aconselhou a efetuar um limpeza, varetamento, no radiador e repor o fluido de arrefecimento. Fiz isso e retornei para minha cidade, rodando cerca de 550 km, sem nenhum problema.
    O SEGUNDO EPISÓDIO ocorreu também durante outra viagem. Dessa vez, o carro aqueceu quanto pegava transito engarrafado, quando passávamos numa cidade de médio porte, pórem sem atingir a faixa vermelha, subia até 3/4 da escala. O mesmo passou a ocorrer em velocidades de 120 km/h. Assim passei a viajar a cerca de 100 km/h e consegui chegar em casa sem maiores problemas. Levei o carro no dia seguinte ao mecânico e, dessa vez a causa foi a valvula termostática que travou e não abria. Subistitui a referida peça por outra original.
    O TERCEIRO EPISÓDIO ocorreu cerca de dois meses depois, quando recebi meu cunhado de férias aqui em Natal, que é trilheiro antigo e fomos curtir umas dunas. Nessa situação o carro aquecia nas subidas mais ingrimes, obrigando-me a parar de vez em quando para esfriar.
    Fiquei aborrecido com a situação e foi aí que, ao pesquisar sobre o problema descobri esse forum.
    Depois de ler muito sobre o assunto e avaliar as opiniões resolvi não vender o carro e tentar solucionar o problema.
    A primeira medida foi verificar o cabeçote e junta. O mesmo não apresentou trincas. Substituimoa a junta por uma original e mais alguns reparos de valvulas se nao me engano.

    Como o cabeçote não era a origem do aquecimento que ocorri em situações de grande esforço, resolvi instalar o kit by malta.
    Fizemos tudo conforme explicado no forum:
    1. troca do conjunto hélice e acoplamento viscoso
    2. alargamento da chapa traseira da bomba-dágua
    3. adoção de sistema selado, substituição da tampa do radiador por um modelo sem valvula, reservatório da Fiar Strada, manguiras, conexão em T, etc.
    4. manutenção da VT, original
    5. adicionalmente, reposicionei a placa dianteira no pará-choque liberando totalmente a entrada de ar inferior do mesmo e coloquei uma chave para ligar o eletroventilador quando o ar-condicionado não está ligado.
    Resultado: o carro continua esquentando quando muito exigido, por exemplo, em dunas quando não é possível rodar acima de 40 km/h. Depois de algum tempo o ponteiro sobe e fica em 3/4. Se eu continuar forçando muito aí chega ao vermelho e tenho que parar. Em viagem, em trechos com longas subidas, com o carro carregado e com o ar-condicionado ligado o ponteiro sobe para 3/4, mantendo-se nessa posição sem nunca atingir o vermelho até agora.
    Estou estudando alguma forma de melhorar o sistema de arrefecimento. O radiador dela me parece ser de latão ou ferro com uma só colmeia. Estou tentando encontrar um outro radiador que tenha as dimensões semelhantes ou pouco maior, devido a falta de espaço e que tenha uma melhor construção 2 ou 3 colmeias e de uma material de melhor condutibilidade termica cobre ou aluminio. Alguem já esperimentou algo assim? Parece-me que o colega SAPO-BOMBA já fez isso. Um abraço.

    P.S. valeu pela resposta Marcelo-HPE e AKGP.

  • #1337
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Olá Arnaldo ,
    Acho que vale apena vc monitorar a temperatura por um outro tipo de indicador mais preciso como um termometro analógico ou digital assim vc vai descobrir com quantos graus o poteiro começa a subir . e mesmo com o ponteiro subindo se o motor chegar a 105 °c e não passar daí o funcionamento está normal .

    Grande abraço .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #1338
    Usuário Avatar de Moipessoa
    Entrada
    01/04/2011
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    43
    Posts
    698
    Agradecimentos: 0
    conversando ontem com o mecânico, ele me falou que algumas Sport HPE que tiveram problemas de aquecimento e passaram pela oficina dele, ele fez 3 pequenos furos na passagem da VT, fazendo com que tenha fluxo de água mesmo antes dela abrir-se por completo, ou qdo era muito critico o problema, tirava a VT fora, mas que essa alternativa era a segunda opção, pois motor que trabalha em temperatura muito baixa, tem seu tempo de vida útil tb reduzido.

  • #1339
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    conversando ontem com o mecânico, ele me falou que algumas Sport HPE que tiveram problemas de aquecimento e passaram pela oficina dele, ele fez 3 pequenos furos na passagem da VT, fazendo com que tenha fluxo de água mesmo antes dela abrir-se por completo, ou qdo era muito critico o problema, tirava a VT fora, mas que essa alternativa era a segunda opção, pois motor que trabalha em temperatura muito baixa, tem seu tempo de vida útil tb reduzido.
    Tirar a VT não é solução, é o atestado de que o mecanico não sabia mais o que fazer com o carro.

    Citação Postado originalmente por arnaldocabral
    Estou estudando alguma forma de melhorar o sistema de arrefecimento. O radiador dela me parece ser de latão ou ferro com uma só colmeia. Estou tentando encontrar um outro radiador que tenha as dimensões semelhantes ou pouco maior, devido a falta de espaço e que tenha uma melhor construção 2 ou 3 colmeias e de uma material de melhor condutibilidade termica cobre ou aluminio. Alguem já esperimentou algo assim? Parece-me que o colega SAPO-BOMBA já fez isso. Um abraço.
    Existe a opção de mandar fabricar um radiador de cobre nas dimensões que você quiser com até 3 colméias, salvo engano. Mas como não sou daí, não dá pra indicar ninguém.
    Outra dica, que pode melhorar, é trocar a válvula termostática por uma de 76,5ºC, pois a original só começa a abrir com 88ºC (algumas com 93ºC).
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #1340
    Usuário Avatar de Moipessoa
    Entrada
    01/04/2011
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    43
    Posts
    698
    Agradecimentos: 0
    concordo. mas ainda tem mais uma oção: o dono do carro não queria gastar ($$$) pra fazer o serviço correto (instalar o "kit gelo", qdo for o caso)

  • #1341
    Fala Marcelo,
    Quanto ao monitoramento por um termomêtro do tipo que voce sugeriu, como seria a instalação? Há algum tipo especícifo para automóveis? Onde seria a instalação do sensor?
    Valeu novamente.

  • #1342
    Amigo Imperador,
    Existe alguma VT para Sport/Outdoor que comece a abrir com 76,5º? Eu só conheço a da L-200 quadradinha com essa especificação. Hoje consegui contato com uma empresa de SP que fabrica radiadores chamada MHM. Eles fabricam o radiador completo com 3 colméias (422x605 - 3 0B). A peça sem frete fica por cerca de R$ 1.200,00. Você conhece alguem que fabrique aí em Fortaleza? Sou cearence e de vez em quando vou à nossa terrinha. Valeu.

  • #1343
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por arnaldocabral Ver Post
    Amigo Imperador,
    Existe alguma VT para Sport/Outdoor que comece a abrir com 76,5º? Eu só conheço a da L-200 quadradinha com essa especificação. Hoje consegui contato com uma empresa de SP que fabrica radiadores chamada MHM. Eles fabricam o radiador completo com 3 colméias (422x605 - 3 0B). A peça sem frete fica por cerca de R$ 1.200,00. Você conhece alguem que fabrique aí em Fortaleza? Sou cearence e de vez em quando vou à nossa terrinha. Valeu.
    Eu não lembro se precisa de adaptação, mas o pessoal coloca essa da L200 quadradinha mesmo.
    Um dos que tinha essa válvula era o André Costalonga (até semana passada), quando ele trocou de carro.

    Aqui em Fortaleza eu conheço a Casa dos Radiadores na BR 116*. Nunca precisei fabricar um radiador mas tenho quase certeza que eles fazem esse tipo de serviço.

    Google Maps

    *Fica bem no começo (sentido interior) ou no fim (sentido capital) da BR116.
    Quem deve conhecer também alguém que faça isso em Fortaleza, é o pessoal da Sertões OffRoad (Av. Aguanambi, 999).
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #1344
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    A melhor coisa que eu fiz até hoje e nunca, NUNCA mais me deu aborrecimento, foi ter adaptado outro radiador no carro, não maior em dimensões mas maior em LITRAGEM e muito melhor em QUALIDADE do material.

    Hoje rodo tranquilamente usando válvula termostática, usando AC, pegando subidas e descidas que antes da troca do radiador, tinha que fazer com um olho na estrada e outro no ponteiro.

    Hoje eu viajo sem qualquer preocupação, guardo até uma válvula termostática reserva na caixa de ferramentas, pq é bem chato achar a válvula original de 76,5°c!
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comparativo: Hilux X Ranger X L200 X S-10
      Por Eduardo Eustaquio no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1317
      Última resposta: 17/03/2016, 12:02
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade