Sou novo, e estou a comprar uma Triton GLX ou GLS 2013-2017. Queria saber quais modelos vem com o diferencial autoblocante LSD. Serve para algo ou para andar em caminhos escorregadios com subidas vou precisar um bloqueio total?
Já tive duas Hilux do modelo anterior que tinham esse modelo de bloqueio, o LSD, e até por sua natureza que não trava as planetárias 100 por cento, em reduzida ou velocidades baixas não se nota quase diferença. Mas em rotações mais altas ele funciona bem, obrigado a roda que não tem aderência a começar a patinar também. Na minha opinião ajuda muito na traseira. Não sei qual modelos de Triton que usam esse bloqueio.
Sou novo, e estou a comprar uma Triton GLX ou GLS 2013-2017. Queria saber quais modelos vem com o diferencial autoblocante LSD. Serve para algo ou para andar em caminhos escorregadios com subidas vou precisar um bloqueio total?
Sobre o diferencial LSD, pode ter certeza que serve sim. Abaixo vou lhe deixar um texto que achei um tempo atrás. Na prática o LSD é muito bom *antes* da enrascada o bloqueio após. Existem veículos que simulam isso de forma eletrônica.
Texto:
"A proporção significa a diferença entre os torques transmitidos a cada semi-eixo. Um LSD 3:1 significa que ele admite que uma roda receba, no máximo, três vezes mais torque que a outra. Se a roda esquerda estiver patinando, mas ainda houver um pouquinho de aderência, ela está recebendo algum torque, e a roda direita receberá três vezes mais (assumindo que não esteja patinando também...). Se uma roda estiver erguida do chão, ou estiver patinando num piso realmente liso, ela está absorvendo torque praticamente zero. A outra roda recebe três vezes zero de torque, ou seja, nada, e aquele eixo está "morto" em termos de tração. É por isso que LSD não serve para certos tipos de off-road, como andar sobre pedras, onde uma ou duas rodas ficam soltas no ar ("ficar em X"). O LSD não sabe lidar com situações de "torque zero" num lado. Também é por isso que funciona o truque de puxar um pouco o freio de mão. Criando um torque "artificial" na roda que está patinando, consegue-se um torque três vezes maior (se o LSD for 3:1) na roda oposta. Isto pode ser suficiente para tirar o veículo da enrascada. Um diferencial convencional, aberto, possui proporção de 1:1. O mesmo torque é aplicado nos dois lados. Já o diferencial bloqueado possui proporção infinita, pois o torque de um lado não afeta o do outro, mesmo que seja zero."