Pessoal,
Estou numa saga já faz uns 2 meses. Li vários posts aqui e ainda não encontrei exatamente o que acontece com meu carro
Comportamento:
- Em subidas e aclives leves (em rodovia) o carro perde desempenho: cai de 100km/h para 90.. 80, dependendo da extensão do aclive
- No aclive, com o pé a meio acelerador, mantém os 80km, mas se apertar levemente, a rotação não muda nada e solta fumaça preta visível no retrovisor (o para-choque do carro tá sujando de fuligem).
- Em regime de força (puxando reboque o carro fumaça muito)
- Subidas de serra (imigrantes, por exemplo, o carro não passa de 80km). Se apertar volta a marcha (automatica), mas logo devolve para a quarta e continua sem força... (não adianta pisar... tem que ir devagar mesmo, ou apertar o OVER DRIVE OFF e subir de terceira)
- Carro pega fácil
- Carro aparenta potencia no plano (arranca normalmente)
- Se pisar solta mais fumaça que o normal de um carro diesel (parado se acelerar suavemente, levanta cortina de fumaça - quando frio principalmente - não é sempre, quero dizer)
- Garagem com cheiro de diesel... (parece estacionamento de aparecida do norte com um monte de ônibus ligado)
O que já fiz:
- Motor retificado em 2018 (completo). Atualmente com 30 mil km. Rodou muito bem até aparecer essa questão da força.
- Limpeza da BI e teste dos bicos injetores - Regulagem de ponto (vários cenários - mais ou menos adiantado)
- Troca da válvula VGT marrom (voltei a original pq ficou pulsando - testei a original na bancada e parece ok)
- Remoção da Turbina para troca do tubo de refrigeração (água)
- Sistema VGT aparentemente ok (livre)
- Turbina com folga longitudinal no eixo e sinais de óleo no sistema de intercooler e mangueiras - vejam a foto
Dúvidas:
- O mecânico sugeriu trocar a BI para fazer um teste - ele tem uma disponível... não sei se devo investir nisso (mão de obra)!
- Estou pensando em trocar/ retificar a turbina, mas sinceramente não estou seguro ainda pra fazer isso. No scanner a turbina está marcando 194kpa, o que levou o mecânico a estrangular a mesma naquele parafuso de regulagem da VGT - vejam na foto.
- Tiro o módulo HPE? (já li isso aqui)
Alguém já sofreu com isso?
(Pajero Sport Automática ano 2010, Motor 4D56, Turbo Diesel, HPE)