Bom dia amigos do fórum..
Estou com um problema em minha camionete e gostaria da ajuda de vocês..
Comprei à 2 dias uma Dodge Dakota ano 99, ela está com o motor da Mitsubishi Pajero, porém não tenho certeza qual a litragem do motor, só sei que o ano do motor é 2005 à diesel modelo PAJERO SPORT, TURBO..
O meu problema é o seguinte: Na rodovia, na descida e em lugares plainos, ela anda bem.. Porém quando tem uma subida, ela perde força como se fosse um caminhão carregado, tenho que reduzir p/ 4º marcha e bem frequente reduzir p/ 3º .. Em 3º marcha ela aceita a aceleração e ganha velocidade, porém, ao trocar p/ 4º marcha, ela muitas vezes mantem a velocidade e até mesmo perde a mesma.. Eu não sei o que poderia ser..
Uma observação importante: De manhã, na primeira partida do dia, e as vezes durante o dia também acontece, ter que ir lá no motor e bombar o diesel como se tivesse sangrando o diesel, bombo até ficar bem dificultoso e dentro do veículo existe um botão, que supostamente serve para aquecer os bicos antes da partida..
O antigo proprietário me informou de fazer essa "função" toda vez que ligar de manhã, bombar a bomba até ficar dura, e pressionar esse botão por aproximadamente 20 segundos, para que os bicos injetores se aqueçam..
O antigo proprietário, me informou instalar uma bomba elétrica de combustível.. Mas, será que tem necessidade disso sem tentar fazer algo antes da troca ? E será que a tal perca de velocidade, tem haver com isso ? Alguém talvez consiga me dar alguma ideia de o que fazer?
Moro em Umuarama - Paraná.. E aqui o povo fala que sabe mexer, mas a maioria são "mecânicos trocadores de peças."
Algumas ideias que tive ao ler alguns comentários pela internet são:
- Ferrugem no tanque ( ela era original a gasolina )
- Filtro de óleo sujo
- Diesel sujo com borra de "pixe" parece uma crosta preta ( já tive isso em um caminhão )
- Escapamento fechado, abafado ou com algum dano ( o carro é silencioso, barulho aparentemente normal )
OBS: Câmbio Manual, motor original de câmbio manual também.
Aguardo ajuda e dicas que talvez eu possa estar realizando em casa, pois o básico eu entendo, e tenho uma completa estrutura de ferramentas de manutenção em veículos..
Abraço pessoal, aguardo ajuda de vocês.. Obrigado por agora.