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  • #1

    Quantidade de Gás do Ar Condicionado




    Prezados boa noite!

    Gostaria de uma orientação se possivel.
    Resolvi fazer uma manutencao geral no ar condicionado da minha Pajero Sport 03/04 pois em dias de calor, achei que estava gelando de forma insuficiente quando comparei ela a outros carros que tive. Ainda alem, meu compressor arma e desarma com muita frequencia.

    Pois bem, revisei tudo, troquei o filtro secador, pressostato, pus novo gás e ficou a mesma coisa. Arma e desarma com frequencia e nao gela legal.

    Me falaram que o termostato poderia estar desarmando (uma caixinha branca que fica atras do porta luvas), arrumei um outro para testar e continuou a mesma coisa.

    Chequei o rele e esta tudo ok tambem.

    Dai pesquisando e pesquisando, inclusive no manual de reparo da Pajero Sport, e numa determinada pagina vi o seguinte (figura em anexo) :
    - quantidade de gás no sistema : 600-650 g

    FIQUEI ABISMADO. è isso mesmo?? no carro de voces é esta quantidade?? Seja em Mitsubishi ou toyota etc?? Pois no que ouço por ai, eles colocam geralmente 250g.

    Sei que a carga de gas insuficiente tambem pode fazer o compressor armar e desarmar a todo momento, mas essa quantidade procede? Na loja puseram 300g e nao passaram disso com medo de danificar o sistema...

    Se alguem tiver conhecimento que possa me ajudar sobre essa quantidade fico muitissimo grato.

    Grande abraço a todos!


    Editado: agora lendo ja nem sei mais... se ele se referiu os 300 a pressao ou quantidade de gas... me perdi...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ar.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Banido
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    19/11/2009
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    Olá Amigo,
    sou novo aqui no forum, comprei minha mitsubishi ha uns 6 meses, e tive o rompimento da tubulação do ar condicionado. Ao ser trocada a peça na Raion-RJ o Ar condicionado não voltou a ser o mesmo, parece que estava 50% do que era antes.
    Levei o carro de volta e colocaram mais pressão de gás no sistema, pelo que soube, perto do limite (não sei os números) e voltou a gelar!!!

    acredito que seu problema seja igual ao meu, POUCA Pressão no sistema.

    Abraço.

  • #3
    Nao saberia me informar a pressao colocada ou a quantidade de gás??

    Obrigado

  • #4
    Banido
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    19/11/2009
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    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por tbdelia Ver Post
    Nao saberia me informar a pressao colocada ou a quantidade de gás??

    Obrigado
    Olha, acho q foi acima de 180bar com o carro desligado. (posso estar muito enganado ) liga p/ uma autorizada Mit e pergunta q eles falam na hora.

  • #5
    Banido
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    03/04/2008
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    Citação Postado originalmente por tbdelia Ver Post
    Prezados boa noite!

    Gostaria de uma orientação se possivel.
    Resolvi fazer uma manutencao geral no ar condicionado da minha Pajero Sport 03/04 pois em dias de calor, achei que estava gelando de forma insuficiente quando comparei ela a outros carros que tive. Ainda alem, meu compressor arma e desarma com muita frequencia.

    Pois bem, revisei tudo, troquei o filtro secador, pressostato, pus novo gás e ficou a mesma coisa. Arma e desarma com frequencia e nao gela legal.

    Me falaram que o termostato poderia estar desarmando (uma caixinha branca que fica atras do porta luvas), arrumei um outro para testar e continuou a mesma coisa.

    Chequei o rele e esta tudo ok tambem.

    Dai pesquisando e pesquisando, inclusive no manual de reparo da Pajero Sport, e numa determinada pagina vi o seguinte (figura em anexo) :
    - quantidade de gás no sistema : 600-650 g

    FIQUEI ABISMADO. è isso mesmo?? no carro de voces é esta quantidade?? Seja em Mitsubishi ou toyota etc?? Pois no que ouço por ai, eles colocam geralmente 250g.

    Sei que a carga de gas insuficiente tambem pode fazer o compressor armar e desarmar a todo momento, mas essa quantidade procede? Na loja puseram 300g e nao passaram disso com medo de danificar o sistema...

    Se alguem tiver conhecimento que possa me ajudar sobre essa quantidade fico muitissimo grato.

    Grande abraço a todos!


    Editado: agora lendo ja nem sei mais... se ele se referiu os 300 a pressao ou quantidade de gas... me perdi...

    bom, antes de qualquer coisa....
    antes de colocar gas, o sistema foi submetido a pressão pra checar se não há vazamento?

    Ar condicionado é algo facil de mexer, acontece que é um mercado prostituido, está cheio de trambiqueiros e gente que não sabe o que está fazendo.

    Abraços

  • #6
    Banido
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    19/11/2009
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    é falta de gás mesmo, segunda liga para uma mit qualquer pergunta a quantidade de gás , volta no seu meca e completa.

  • #7
    Vou ligar para eles e posto aqui o veredito!
    obrigado pela atencao de voces

    Abraços

  • #8
    Pessoal boa tarde

    O negocio e o seguinte.
    Revisei TODO o sistema de ar condicionado do carro.
    Fiz limpeza inclusive de caixa que fica atras do airbag do passageiro
    (tinha MUITA sujeira).

    Coloquei primeiramente a quantidade de gás "padrão" que dizem
    colocar na grande maioria dos carros (200 psi), ja que a maioria
    dos lugares os manometros nao possuem escala em Kpa como
    diz o manual do carro.

    O carro continuou armando e desarmando com frequencia nas
    velocidades 1 e 2 e gelando o suficiente quando o dia NAO esta
    MUITO quente. Mediram a temperatura da serpentina la dentro
    e me mostraram o seguinte: o carro mantem o ar gelando até
    que a serpentina chegue a -7 graus, quando chega a esse valor,
    o compressor desarma e arma novamente quando a temperatura
    da serpentina sobe pra 2 graus. E dai fica armando e desarmando
    entre esses valores para nao congelar. Quando o ar é colocado
    nas velocidades 3 ou 4, a quantidade de ar que se passa por ali
    é bem maior entao a serpentina demora mais a chegar a -7 graus,
    assim o compressor demora mais a desarmar. Até ai OK, mas quem
    vai ficar andando com o ar praticamente no maximo pra ter um
    ar fresco????

    Dai argumentei o seguinte : poderiam arrumar um manometro
    na escala de Kpa para colocar a quantidade de gas descrita no manual?
    Me falaram : "olha, nunca pus essa quantidade de gás num carro,
    acho muito alta, se quiser eu ponho mas fica a seu criterio e me
    isento de responsabilidade." Todos, absolutamente todos os lugares
    que eu fui falaram a MESMA coisa.

    Decidi por o que esta no manual, arrumaram um manometro na
    escala em Kpa e Psi depois de muita insistencia, e colocaram gás
    ate os valores de 250kpa em baixa e 2250kpa em alta, sendo que o
    compressor desarma quando atinge 2500kpa em alta.

    Isso equivale a:
    PSI Kpa
    ------------------
    180 1241
    200 1379 >> esse tava antes, sendo que o manual fala em
    225 1551 2350kpa ~ 2942kpa
    250 1723
    275 1896
    300 2068
    325 2240 <<< esse que está atualmente no carro
    350 2413

    O ar condicionado CONTINUA armando e desarmando nos MESMOS
    valores de temperatura descritos acima, porem agora gela MUITO
    MAIS nesse pequeno intervalo (coisa de 15-15 segundos). Fiquei
    muito satisfeito dessa forma.

    Mas gostaria de saber se o compressor normalmente trabalha nesse
    intervalo de arme-desarme, sendo que se coloca na veloc minima
    do ventilador ele arma-desarma com frequencia e se colocar
    na veloc max do ventilador demora bastante a desarmar.
    E se coloquei carga demais no sistema.... se alguem puder me
    esclarecer ou medir em seus carros pra saber ficaria grato!

    Abraço a todos




    EDITADO
    conversao feita em http://www.asten.com.br/conversao.php no 3o quadro...
    4X4 Brasil Razão: complemento

  • #9
    Banido
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    19/11/2009
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    Citação Postado originalmente por tbdelia Ver Post
    Pessoal boa tarde

    O negocio e o seguinte.
    Revisei TODO o sistema de ar condicionado do carro.
    Fiz limpeza inclusive de caixa que fica atras do airbag do passageiro
    (tinha MUITA sujeira).

    Coloquei primeiramente a quantidade de gás "padrão" que dizem
    colocar na grande maioria dos carros (200 psi), ja que a maioria
    dos lugares os manometros nao possuem escala em Kpa como
    diz o manual do carro.

    O carro continuou armando e desarmando com frequencia nas
    velocidades 1 e 2 e gelando o suficiente quando o dia NAO esta
    MUITO quente. Mediram a temperatura da serpentina la dentro
    e me mostraram o seguinte: o carro mantem o ar gelando até
    que a serpentina chegue a -7 graus, quando chega a esse valor,
    o compressor desarma e arma novamente quando a temperatura
    da serpentina sobe pra 2 graus. E dai fica armando e desarmando
    entre esses valores para nao congelar. Quando o ar é colocado
    nas velocidades 3 ou 4, a quantidade de ar que se passa por ali
    é bem maior entao a serpentina demora mais a chegar a -7 graus,
    assim o compressor demora mais a desarmar. Até ai OK, mas quem
    vai ficar andando com o ar praticamente no maximo pra ter um
    ar fresco????

    Dai argumentei o seguinte : poderiam arrumar um manometro
    na escala de Kpa para colocar a quantidade de gas descrita no manual?
    Me falaram : "olha, nunca pus essa quantidade de gás num carro,
    acho muito alta, se quiser eu ponho mas fica a seu criterio e me
    isento de responsabilidade." Todos, absolutamente todos os lugares
    que eu fui falaram a MESMA coisa.

    Decidi por o que esta no manual, arrumaram um manometro na
    escala em Kpa e Psi depois de muita insistencia, e colocaram gás
    ate os valores de 250kpa em baixa e 2250kpa em alta, sendo que o
    compressor desarma quando atinge 2500kpa em alta.

    Isso equivale a:
    PSI Kpa
    ------------------
    180 1241
    200 1379 >> esse tava antes, sendo que o manual fala em
    225 1551 2350kpa ~ 2942kpa
    250 1723
    275 1896
    300 2068
    325 2240 <<< esse que está atualmente no carro
    350 2413

    O ar condicionado CONTINUA armando e desarmando nos MESMOS
    valores de temperatura descritos acima, porem agora gela MUITO
    MAIS nesse pequeno intervalo (coisa de 15-15 segundos). Fiquei
    muito satisfeito dessa forma.

    Mas gostaria de saber se o compressor normalmente trabalha nesse
    intervalo de arme-desarme, sendo que se coloca na veloc minima
    do ventilador ele arma-desarma com frequencia e se colocar
    na veloc max do ventilador demora bastante a desarmar.
    E se coloquei carga demais no sistema.... se alguem puder me
    esclarecer ou medir em seus carros pra saber ficaria grato!

    Abraço a todos




    EDITADO
    conversao feita em http://www.asten.com.br/conversao.php no 3o quadro...
    Não ti falei, é isso mesmo "pouca pressão"
    o meu é exatamente desse jeito, fica armando e desarmando, isso é normal senão acontece condensação e fica pingando agua dentro do carro que nem os da RENAULT.


  • #10
    315-325 psi de gás
    e o ar condicionado esta gelando muitissimo bem.
    Abraços

  • #11
    ressussitando o tópico e pra não abrir outro...

    estou com um suposto problema no meu carro(PAJERO SPORT 2007)

    o ar gela bastante, ao ponto de embaçar os vidros traseiros a noite, só que de manhã e a tarde eu noto que independente da situação o compressor ar e desarma, ao ponto de perde o rendimento, principalmente na estrada andando a 130km/h~140km/h, quando passa pra 150km/h~160km/h o compressor simplesmente não funciona, e como eu ando em lugares bastaaaante quente (FORTALEZA, MOSSORÓ, RECIFE...) na estrada fica inviável poder andar nessa velocidade, e andando a 100km/h ele fica normal sem problemas, se baixo pra 120km/h ja começa a armar e desarmar, independente da posição do acelerador, pode tirar o pé que o compressor não volta.

    na cidade fica melhorzinho, mas continua armando e desarmando, mas não chega a perder o rendimento dentro do carro. agora na estrada esta inviável andar com ele.

    ja verifiquei tudo, inclusive o compressor é novo, o gás esta a 350psi na alta, ja mandei olhar tudo e dizem que o ar não tem defeito, inclusive o teste do termometro no difusor de ar esta dando 9º C de meio dia no calor de Fortaleza(35ºC +-)

    o rendimento esta perfeito mas o que esta me incomodando agora é isso, esta inviável de andar de tarde nas estradas, tem que ser de noite, pois tenho um pé meio que pesado e o ar nao funciona nessa determinadas velocidades

    espero que alguem me ajude, não aguento mais gastar dinheiro em vão e não obter soluções!!

    Fico no aguardo,
    abraços!
    Pedro Henrique


    EDIT: Ah sim, a velocidade não influencia, pode estar no 1, 2, 3 ou 4
    outra que eu notei, quando eu estava passando por Mossoró ontem, de repente choveu e volto a fazer o sol de 40ºC, nessa chuvinha que eu peguei, o ar passou um bom tempo funcionando direto e gelando muito(coisa de 20mim) e depois voltou a entrar e sair, mesmo andando nas velocidades citadas, depois que digamos "esquentou" o compressor voltou a mesma palhaçada como se tivesse esfriado o sistema e depois esquentou e começou a desarmar e armar...

    sera que aquele eletroventilador da frente esta com defeito??? influencia alguma coisa no ar aquele eletroventilador?? fiquei pensando nisso depois que eu passei pela chuva!!

    me ajudem, não admito AR de carro meu não gelar, sou muito calorento

    ABS
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Na L200 (na Pajero 2.5 provavelmente é igual) existe um sensor de temperatura do motor exclusivo para o ar condicionado.
    Se a temperatura estiver acima do normal o ar não irá funcionar.
    Andando nesta velocidade é bem provável que a temperatura do motor suba.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

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