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Convex Datacenter
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  • #1
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    (DIY) Tratamento acústico TR4




    Boa noite,

    Peguei uma Pajero Tr4 e o som original é uma mer**. Como sou um duro ferrado e não tenho um puto pra comprar nada a vista, peguei um Kit Audiophonic Club Kc 6.3 em 12x no ML mas se fosse mexer teria que mexer uma vez só.

    Comprei manta asfáltica Viapol, a única que constava como utilização para isolamento térmico e acústico de carros, e mais barata que outras marcas. Saiu R$60 o rolo de 30cmx10m com 1mm de espessura.

    Comprei nessa medida pois nela o m2 saia mais barato, mas acabei gostando muito da praticidade muito boa de aplicar essa medida.

    Primeiro passo foi desmontar a porta que na Tr4 é absurdamente fácil e rápido, o que é bom e ruim (explico no final).

    Soltar o parafuso do puxador, enfiar o dedo e empurrar a trava do comando do vidro eletrico, e puxar pra cima. A moldura da maçaneta sai puxando a parte de cima pra cima, e depois a de baixo empurra pra baixo. Feito isso são só grampos, só puxar com jeito que a porta sai.

    Flickr

    Porta original
    Flickr

    Limpei com um pano úmido, depois pano seco e por ultimo pano com álcool de posto e outro pano seco.

    Cortei três faixas de aprox 87cm de comprimento e fiz os recortes da maçaneta e dos reforços internos.
    Dobrei elas para passar pelo vão da porta já com a ponta do plástico solta
    Flickr
    Flickr

    Feito isso fui para a parte externa, cortando a manta em pedaços menores e colando aos poucos, tomando o cuidado de não travar o movimento da maçaneta.
    Flickr

    Também deixei os parafusos à mostra para alguma eventual manutenção não ser (tão) problemática.
    https://flic.kr/p/29FUoLB

    https://flic.kr/p/29FUkat

    Nos buracos, coloquei pedaços de manta ao contrário e sobrepus a manta por fora, em 3 camadas.
    https://flic.kr/p/28iZzXi

    Aproveitei e passei uma nova fiação para os auto-falantes (cabo comum 2x2,5mm), e passei espuma nos chicotes, além de fixar os crossovers nas portas.

    Porta passageiro (assusta com as arruelas não, fiz os baffles no outro dia e instalei, a porta do motorista já está com ele na foto)
    https://flic.kr/p/29FUkat

    Porta Motorista
    https://flic.kr/p/26W5BH7

    Aproveitei para colar feltro por dentro dos forros de porta e também dentro dos acabamentos plásticos que ficam perto do pé.
    https://flic.kr/p/KW2uu2

    Mas esqueci de tirar foto com o feltro colado. dá mais trabalho que a manta, é uma mer** de cortar o feltro.
    https://flic.kr/p/26W5M8u

    Ah sim, os tweeters foram nos locais originais, travados por trás com bastante feltro.

    O resultado, pra mim, foi simplesmente sensacional.
    Na acústica, agora vem muito médio grave das portas, dependendo da música o baixo fica com muita força.
    Subgrave tem um tiquinho, não muito, mas dá pra escutar se usar as funções tipo loudness. Não uso.
    O carro ficou MUITO mais silencioso. A diferença é gritante. Problema que outros barulhos que não apareciam agora aparecem e vou ter que continuar o trabalho kkkk
    Mas estou muito satisfeito.
    Mit L200 Triton HPE Aut 2008
    facebook.com/rodasebotas
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  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Muito interessante o seu trabalho. Obrigado por compartilhar no forum.
    Mas vou dar um palpite:
    Quando se fala em revestimento acústico, existem 2 finalidades distintas:
    1-Isolar a entrada ruídos externos.
    2-Melhorar a acústica interna eliminando as ressonâncias causadas pela reflexão do som nas paredes de um ambiente ou caixa.
    A manta asfáltica é mais apropriada para a finalidade 1 e os materiais absorsivos (feltro, espuma, carpete) fazem melhor efeito para a finalidade 2. Por isso muitos estudios de som utilizam uma espuma no formato de caixa-de-ovo, evitando a exposição de superficies lisas e reflexivas.

    Pelo que entendi você fez a modificação visando a finalidade nº 2, ou seja, melhorar a resposta do alto-falante da porta nas baixas frequências. Nesse caso, acredito que o resultado que obteve foi mais pela adição do feltro do que pela manta, pois sendo aluminizada, sua superfície lisa reflete o som.
    A manta-asfáltica fez o carro ficar mais silencioso, mas se vc quiser ouvir o som da corda mais grossa de um baixo de 5 cordas, terá que adicionar mais feltro ou espuma dentro da caixa acustica formada pelo interior da porta.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Muito interessante o seu trabalho. Obrigado por compartilhar no forum.
    Mas vou dar um palpite:
    Quando se fala em revestimento acústico, existem 2 finalidades distintas:
    1-Isolar a entrada ruídos externos.
    2-Melhorar a acústica interna eliminando as ressonâncias causadas pela reflexão do som nas paredes de um ambiente ou caixa.
    A manta asfáltica é mais apropriada para a finalidade 1 e os materiais absorsivos (feltro, espuma, carpete) fazem melhor efeito para a finalidade 2. Por isso muitos estudios de som utilizam uma espuma no formato de caixa-de-ovo, evitando a exposição de superficies lisas e reflexivas.

    Pelo que entendi você fez a modificação visando a finalidade nº 2, ou seja, melhorar a resposta do alto-falante da porta nas baixas frequências. Nesse caso, acredito que o resultado que obteve foi mais pela adição do feltro do que pela manta, pois sendo aluminizada, sua superfície lisa reflete o som.
    A manta-asfáltica fez o carro ficar mais silencioso, mas se vc quiser ouvir o som da corda mais grossa de um baixo de 5 cordas, terá que adicionar mais feltro ou espuma dentro da caixa acustica formada pelo interior da porta.
    Fala Walter!

    Concordo com vc. Mas a gente não pode se esquecer que, no fim das contas, estamos em um carro, mais especificamente um jipe hehehe.

    A idéia do tratamento com manta asfáltica é aumentar a rigidez da chapa externa da porta (eliminando vibrações do auto falante e ressonâncias do fluxo aerodinâmico e vibrações do funcionamento do veículo), e na chapa interna, selar a porta, deixando assim com um funcionamento semelhante a uma caixa acústica selada. Normalmente não se usa defletores de onda dentro de caixas acústicas, nem absorvedores de onda, a menos que considerados nos cálculos. O efeito, na prática, é de um aumento de capacidade de volume da caixa... mas o volume exigido por um midbass é baixo então não faria diferença.

    O segundo ponto é que espuma ou feltro dentro da porta, é pedir pra molhar e ficar fedido/podre.

    Então solução perfeita não existe. Esse tipo de tratamento é utilizado a muitos anos por quem curte áudio de qualidade e estou plenamente satisfeito com o resultado.

    Considerando que estamos num 4x4 que pode acabar inundado num rio, o ideal mesmo era nem usar feltro. usei de teimoso mesmo, mas se molhar vou ter que tirar tudo e botar pra secar.
    Mit L200 Triton HPE Aut 2008
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  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Me lembro que nos anos 80 os projetos de caixa acústica usavam material absorvente forrando todo o interior da caixa, tanto no conceito "bass reflex" (com duto), como no chamado "suspensão acústica" (sem duto). De fato, estou "um pouco" desatualizado com as novas tendências.

    Citação Postado originalmente por RAlves Ver Post
    ... Normalmente não se usa defletores de onda dentro de caixas acústicas, nem absorvedores de onda, a menos que considerados nos cálculos. O efeito, na prática, é de um aumento de capacidade de volume da caixa... mas o volume exigido por um midbass é baixo então não faria diferença.

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