Olá!
Tenho uma Full HPE - 3.2 Diesel. Ano 2005. Veículo FANTÁSTICO. Mas qdo dá problema...putzzz, o bolso sofre!
{ Este é um relato para quem está com problemas no freio da Pajero Full, e já constatou que vai gastar mais de R$ 13.000,00 pra arrumar na concessionária }
Resolvi o problema com apenas R$ 67,00.
Vou descrever abaixo como descobri o que fazer; pois acredito que compartilhar essa solução é um caminho para conseguirmos "hackear" o sistema, e as vezes; até sair da MATRIX. Gostaria de ter lido um post assim no momento que me deparei com o problema, pois fiquei mais de 2 meses com o veículo parado na garagem até conseguir resolver.
Recentemente comecei a sentir que o freio estava perdendo pressão, eu pisava e as vezes ela não freiava direito; eu tinha que bombear umas 2 ou 3 vezes. E acontecia até de o pedal ir até o fundo e ela não parar. Estes sintomas começaram sutis e em num perído de 3 meses eu estava praticamente sem poder rodar com o veículo pois ficou perigoso d+. Não acendia luz alguma no painel, nem aviso sonoro. Nada. Também não era problema com o acumulador de pressão; ele estava funcionando corretamente.
Bom; é claro que como todos, fui na autorizada, depois em oficinas paralelas; pesquisei muito sobre o que era e a constatação foi o que já era certo. Minha "Bala de Prata" estava com problemas no tal do CILINDRO MESTRE DO FREIO.
O problema é que nesse veículo, a concessionária não troca só o "cilindro mestre", nem o reparo. Eles trocam o módulo todo; ou seja...o CILINDRO MESTRES + O ABS + ACUMULADOR DE PRESSÃO (que faz o papel do HidroVáculo). E isso custo em torno de uns R$ 13.800,00 (Data atualizada do orçamento 20.05.2018).
O conjunto é essa aí da imagem:


Ok, vamos ao mercado paralelo então; pois o custo da concessionária é quase 20% do valor de mercado do veículo, e esse custo não vai rolar. Com R$ 13.800,00 eu preferiria comprar um Uno Mille e desmontar a Pajero inteirinha pra vender as peças no mercado livre.
O custo no mercado paralelo (Ferro Velho, Desmanche, lojas de peças usadas, ebay, e até com um Severino aqui da região); era de aproximadamente R$ 4.000,00. Bom, aí já estava mais acessivel. Mas não teria garantia nenhuma que a peça ia funcionar como nova, pois eu compraria uma peça usada.
Então, na Internet; consegui somente o Cilindro Mestre (o que é raro encontrar) pra comprar pelo Mercado Livre, mas dei azar pois o sujeito já tinha vendido a semanas atŕas e tinha esquecido de tirar o anúncio.
Tinha voltado ao início da busca por peças de reposição...estava procurando no ebay, e em sistes internacionais de peças sobressalentes. Fora do Brasil, a PAJERO se chama MONTERO e no Japão, tem o nome de SHOGUM.
Bom, num site de um revendedor especilizado em PAJERO no Rio Grande do Sul, tinha como comprar apenas o REPARO DO C.M. Mas custava em torno de R$ 1.350,00 e levaria uns 60 dias pra me entregar pois viria do Japão.
Achei que ia demorar d+, que o custo era muito alto em relação aos KITś de Reparo de Cilindro mestre de outros veículos e fiquei frustrado. Na minha cabeça, um usuário não deveria ficar assim tão "refém" do sistema.
Comecei então a estudar como funcionava essa desgraça do Cilindro Mestre. Não sou da area de mecanica e tão pouco tinha desmontado alguma vez uma peça parecida.
Consegui alguns diagramas na internet que me mostravam como funcionava, vi um post aqui mesmo no 4x4Brasil de como retirar o conjunto do veículo e aí tomei coragem de meti a mão na graxa. (que que é um peido pra quem já tá todo cagado, né?).
Após desmontar tudo com bastante cuidado e separar as os módulos, sobrou na mesa apenas o tal do CM.


Era hora de abri-lo pra ver o que estava dando errado.
Aí tive dificuldades pra retirar o reparo. Não sabia como desmontar. Tinha medo de estragar algo. Encontrei um documento na Internet que parece ser fornecido pela MIT, e explicava como diagnosticar defeitos da parte do freio e como solucionar a maioria deles. Dentro do documento, tem alguns diagramas físicos e lógicos do sistema de freio que é conhecido nele como HBB - Hard Break Booster.
Segue link do documento:
http://faq.out-club.ru/download/paje...003200-35A.pdf
ou
http://manual.pajero4x4.ru/?wpfb_dl=8286
E se por acaso os links estiverem quebrados, porcure no Google por:
BASIC BRAKE SYSTEM 35a pajero montero
foi assim que encontrei o manual.
Bom, enfim consegui tirar o pistão que ficava dentro desta peça (CM). E depois de lavar tudo com agua no tanque e fazer uma análise cuidadosa (com minha enorme experiência nesse tipo de mecanismo,rsss) percebi que a BORRACHINHA que é responsável por segurar/empurrar o fluído pra dar pressão estava rasgada na sua borda. Um rasgadinho de uns 3 ou 4 milimetros. (infelizmente não tenho a foto da borrachinha rasgada, pra postar).
Vou colocar foto da peça original que consegui num site:

Fui em várias lojas, perguntando se tinha. Procurei na internet, por tudo que pode imaginar; mas só encontrava isso pra comprar em sites RUSSOs ou AUSTRALIANOS (não sei porque).
Uma dica: Não use borracha de sistemas hidráulicos, pois o material se deteriora facilmente com o fluido de freio.
Aí, depois de mais uma semana e pouco me batendo. Desisti de procurar e ia mesmo encomendar na Australia. Só que percebi que nas especificaçẽos do modelo do reparo pra vender no site, dizia que a sua medida era de 22.23mm para aquele modelo de Pajero. Então comecei a procurar por veículos que tinham cilindro mestre com dimensões similares, para poder comprar a peça aqui no Brasil e quem sabe adapatar; já que a peça original custava em torno de 90,00 dólares; levaria quase 2 meses pra chegar e eu nem tinha certeza se iria funcionar.
Bom, descobri que a L200, a Hilux e até Gol usam o reparo do cilindro mestre com medida 7/8". (não são todos os modelos, mas alguns anos tem).
Em resumo, como não encontrei nem da L200 e nem da Hilux pra comprar aqui na cidade; acabei colocando uma borrachinha de reparo do GOL (Aquele GOL BOLA, tão famoso do passado).
A borrachinha me custou 17 pila (isso mesmo R$ 17,00). Comprei usado numa mecanica que tinha ela lá jogada na bancada. E paguei R$ 50,00 pro torneiro mecanico dar uma ajustada no pistão para que ela encaixasse em problemas, pois o diametro interno era um pouco diferente da original e ele teve que fazer uma luvinha pra ficar bem ajustada.
Segue foto do pistão com a "borrachinha" adaptada.


Montei tudo, com muito cuidado. Segui as instrução do manual 35A no que diz respeito a reativar o sistema.
Custei um pouco pra sangrar os freios, e ajustar o acumulador de pressão pois tem que fazer o processo com calma e cuidado.
obs.: O acumulador de pressão é a parte mais critica, pois o motor elétrico dele fica trabalhando meio que direto, qdo vc remonta. Então tem que ficar sangrando, ligando, desligando, pisando no freio até conseguir fazer ele calibrar. (É só seguir o manual 35A).
Mas no final deu tudo certo.
Pra não dizer que ficou em estado de novo; o freio ficou um pouco mais pesado (duro) na hora de frear; nada que atrapalhe a condução, só ficou um pouco mais pesado. Tem que fazer algum ajuste. Mas como eu vou encomendar a borrachinha original e esperar ela chegar e depois trocar tudo; não vou nem mexer nisso agora.
Caso se perguntem sobre o ABS e controle de estabilidade. Tudo 100%. Na verdade, a impressão que tenho é que o ABS funciona melhor agora do que funcionava antes. Não sei, talvez seja só impressão.
Bom, é isso. Espero que este relato ajude aos Irmãos de Armas que estão passando por dificuldades parecidas.
Já estou rodando com a minha querida Full a umas 2 semanas, quase todos os dias. Devo ter feito mais de 1000 km já, e tá tudo certo! Se pisar no freio, ela ancora no chão sem o menor remorso.
Como disse, não sou da área. Não entendo muito de sistemas mecânicos. Só que não me rendi aos critérios do sistema, e encontrei um caminho alternativo para a auto-suficiencia; pelo menos nesse caso.
É um prazer poder dividir esse conhecimento.
Sucesso a todos.