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  • #1
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    "Pulo" ao engatar o cambio auto




    Pessoal,

    Gostaria de saber é uma "levantada" quando engatamos o "D" e uma "abaixada" quando passamos para "N" e outros movimentos do tipo quando mudamos as posições do cambio auto são normais na TR4 2006/07.

    Esse é meu primeiro jipe e primeiro carro auto.

    Só havia dirigido modelos esportivos automáticos, no exterior. Uma experiência bem diferente, acredito.

    Abraços!

  • #2
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    olha, se é normal eu não sei, é o primeiro carro auto que tenho que fazem estes movimentos que vc disse de forma tão acentuada...tenho uma TR4 AT 2010 e faz os mesmos movimentos que vc disse
    meu vectra (elite 2.4) era sutil, mas, claro, tinha tais movimentos...o airtrek tb, mas, em ambos, era aquele movimento característico de carros automáticos, nada parecido com a TR4
    abs

  • #3
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    Valeu Patto!

    Pelo menos tô sabendo que não sou o único a "pular"...

    Nas minhas outras experiências com carros auto tb nunca tinha visto "pular tanto".

    Se alguém tiver alguma explicação sobre isso seria interessante, cultura sempre é bom!

    Abraços!

  • #4
    Usuário Avatar de jpuerro
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    Fala pessoal!

    A minha TR4 2003 (da minha mulher na verdade..) pula deste jeito descrito, igualzinho!

    Meu velho tem uma Sport 2008 que nem mexe nestes engates

    Minha explorer V8 parece que nem engatou de tão sutil...

    Acho que é inato do cambio destes nosso jipinhos, que fora algums probleminhas são maravilhosos.

    abs joao

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por fpbastos Ver Post
    Valeu Patto!

    Pelo menos tô sabendo que não sou o único a "pular"...

    Nas minhas outras experiências com carros auto tb nunca tinha visto "pular tanto".

    Se alguém tiver alguma explicação sobre isso seria interessante, cultura sempre é bom!

    Abraços!
    Verificou o nível do óleo (alto ou baixo)?
    Verifique também a vida útil dele.
    Um pequeno tranco é normal, mas nada que faça você bater no carro da frente.

  • #6
    Usuário
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    08/08/2010
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    Glaicon,

    Não tem como bater não... o carro levanta e abaixa nas mudanças... essa é a característica.

    Quanto ao óleo, quando verifiquei estava normal pelo que diz o manual, não me lembro se mais pra alto ou mais pra baixo... isso influencia no tal "pulo" ?

    O carro tem 30000KM aparentemente reais... acabei de comprar o carro (2006/07).

    Abraço!

  • #7
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    Não esquenta! É assim mesmo. Este câmbio não é dos mais modernos que existem, contudo, é extremamente robusto. Este pulo se acentua devido à altura da carroceria e do solo, aliado ao tipo de suspensão. Às vezes, também, ele é um pouco vacilante.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por fpbastos Ver Post
    Glaicon,

    Não tem como bater não... o carro levanta e abaixa nas mudanças... essa é a característica.

    Quanto ao óleo, quando verifiquei estava normal pelo que diz o manual, não me lembro se mais pra alto ou mais pra baixo... isso influencia no tal "pulo" ?

    O carro tem 30000KM aparentemente reais... acabei de comprar o carro (2006/07).

    Abraço!
    Se a quilometragem é essa, o óleo ainda está bom.
    Para verificar o nível do óleo, deve-se estar com o carro aquecido e nivelado; passar a alavanca por cada marcha (P, R, D, 3, 2, 1), deixando engatada alguns segundos em cada uma delas.
    Depois, conforme a marca de veículo, voltar para P ou D e, com o motor ainda ligado, tiar a vareta, limpá-la e, aí sim verificar o nível.
    Óleo em excesso provoca espuma e gera falhas no câmbio.
    Óleo em falta provoca superaquecimento e algumas marchas nem engatam.
    Boa sorte.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Verificou o nível do óleo (alto ou baixo)?
    Verifique também a vida útil dele.
    Um pequeno tranco é normal, mas nada que faça você bater no carro da frente.
    Opa... Bom dia!!!


    Me identifiquei muito com esse post pq minha tr 2006 tbm tem esse pulos ao engatar as marchas. Como vcs tão dizendo que é normal agora to tranquilo.
    Mas com relação ao comentário do Glaicon. Esse óleo que vc faz referência é o óleo do câmbio/diferencial? Alguem sabe informar a vida útil desse óleo. Na autorizada me disseram que a troca deveria ser feita com 80.000km. Achei muito, mas isso consta até nos livros lá da loja.
    E esse óleo poderia provocar esse saltos do carro?

    Mais alguem no forum com tr4 AT apresentando essa característica?

    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por crmenguita Ver Post
    Opa... Bom dia!!!


    Me identifiquei muito com esse post pq minha tr 2006 tbm tem esse pulos ao engatar as marchas. Como vcs tão dizendo que é normal agora to tranquilo.
    Mas com relação ao comentário do Glaicon. Esse óleo que vc faz referência é o óleo do câmbio/diferencial? Alguem sabe informar a vida útil desse óleo. Na autorizada me disseram que a troca deveria ser feita com 80.000km. Achei muito, mas isso consta até nos livros lá da loja.
    E esse óleo poderia provocar esse saltos do carro?

    Mais alguem no forum com tr4 AT apresentando essa característica?

    Abraços
    É o óleo da caixa automática que, no caso da Tr4 deve ser de 6 a 8 litros, além do filtro.
    80.000 Km's é muita coisa. Troque com metade disto e terás os componentes do carro perfeitos por muito mais tempo.
    E boa sorte.

  • #11
    Já estou chegando aos 80.000 km destes tranquinhos, hehehehe, mas o câmbio do meu jeguinho até agora está aguentando firme e forte.

  • #12
    Usuário
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    UUffaa,, pensei que tava com problemas no cambio da minha IO 2000/2001, que tambem da esse "pulo" ao se engatar.....a propósito, a vareta do nivel do óleo da caixa é aquela que fica na parte traseira esquerda do motor ?

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