Postado originalmente por
Walter da Camper
Estou achando bem caro esse orçamento.
Tem 3 itens que se referem à mão-de-obra:
1 - Descarbonização da turbina : R$ 780,00 (de material vai gastar no máximo uma lata de descarbonizante)
2 - Multi Teste : 200,00 (simplesmente andar com o carro e ver o comportamento)
5 - Mão de Obra : 792,00 (considerando que os procedimentos acima, esse aí se refere apenas a trocar 2 sensores).
A válvula solenóide da turbina (marrom) custa entre R$ 89 e 130 reais no ML, e vários anunciantes tem mais de 100 ítens vendidos, por isso não deve ser peça falsificada.
Eu, no seu lugar faria o seguinte: compraria o solenóide marrom e faria a troca em casa mesmo. Se o funcionamento melhorar, mandaria em uma oficina comum para descarbonizar a turbina e faria o isolamento da válvula EGR, de modo a evitar nova carbonização. Acredito que só isso já resolveria o problema.
Por outro lado, se vc não gosta de mexer por conta própria e se sente mais seguro levando o carro numa oficina especializada, exija deles que o problema seja solucionado dentro do preço da mão-de-obra orçada, pois é comum oficinas darem um diagnóstico, trocarem peças caras, não resolver o problema e ir trocando mais coisas às expensas do cliente.
Se eles se dizem especializados e te deram um diagnóstico, tem a obrigação de assumir a responsabilidade pela eficácia desse diagnóstico.