Postado originalmente por
mfdomingues
Galera das Tr's, bom dia
Estamos falando de turbinar o motor da Tr4 como o exemplo do vídeo em questão e ganhar alguns CVs, no caso do vídeo foram 60cv, ou seja, algo em torno de R$ 250,00 por cavalo extra no motor. Bom, ontem estava eu conversando com um amigo que trabalhou na Fiat e hoje tem uma oficina de preparação de veículos, e ele possui uma Sportage motor mazda FE (gasolina) e foi para os USA, onde estes motores são mais ou menos os equivalentes aos nossos VW APs e viu uma Sportage turbo em Nevada com cerca de 250cv, bom, eu então começou a preparar a dele para chegar próximo a isto (ele quer ficar com apenas 200cvs).
Então meu amigo fez o seguinte na dele, substituiu as bobinas, que originalmente são de 80/1 como em quase todos os carros por duas (sportage gasolina vão 2 bobinas) de 100/1, mais especificamente do tempra turbo, substitui os cabos de vela (senão a centelha vai furar o cabo), pelos cabos também do tempra turbo, colocou velas de Irido com gape de 1.4 (geralmente são de 1.0 ou 1.1 as originais) e remapeou a injeção, bom ele ganhou 20cv ao custo de R$ 61,25 por cavalo (950,00 + 500,00 + 1000,00) , agora ela foi de 128cv para 148cv conferidos no dina.
Outro up date que ele vai fazer agora é substituir a injeção, mas não vai usar a Fuel tech, vai usar uma da Hardware car
Hardware Car - Injeção Programável, gerenciador para motor turbo, booster eletrônico, controle de tração a Aspro-RF4 que é compativel com as sportages e custa R$ 1.200,00 com chicote e ignição embutida, ele estima chegar a mais 20cvs com essa injeção, sem contar que as retomadas e o torque pode ser configurado, resumindo (R$ 950,00 + R$ 1.200,00 + 1.000,00 = 3.150,00 / 40 CV = 78,75) ou seja, menos de 100,00 por cv ganho, sei lá vivemos pensando em grandes modificações que são complexas e custam caro enquanto podemos extrair uma performance razoável com pouco investimento, e um fator ainda que temos que levar em consideração, a opção de melhorar a injeção e ignição é totalmente reversível, vai vender o carro? coloca as peças originais e boa vende tudo no OLX e fica tranquilo, bem melhor que o turbo que será mais difícil de vender o carro e as peças.
Sei lá só uma idéia.