Galera boa noite. Antes de mais nada parabéns a todos deste fórum, pois postam assuntos muito interessantes e há grande troca de idéias. Sou leitor recente deste forum, algo em torno de 4 meses, lendo vários ótimos tópicos e gostaria de algumas orientações. Peço desculpa desde já caso esse assunto esteja "repetido" ou muito semelhante, mas não vi muita coisa a respeito da Pajero Sport, especificamente.
Bem, possuo uma, ano 2003 modelo 2004, diesel, automatica 2.8. Na minha necessidade da troca de pneus, comecei a pesquisar sobre como suspende-la pois estava querendo por pneus 33" (R15). Fui a um mecanico de confiança e ele me orientou o seguinte : fazer ajustes na barra de torção (feito, ok) e na traseira, nada de calços, adaptações ou gambiarras e me indicou um local aqui no RJ para fazer as molas dentro do padrão original do carro (mesmo nro de anéis), porém com 3mm mais espessa, assim elas precisariam teoricamente de mais peso para cederem.
Depois disso, fiz as medições no carro e ganhei realmente bastante altura, fiquei realmente muito satisfeito pois facilmente posso retornar às configurações iniciais sem problema algum (caso queira), e o melhor foi que a "subida" não causou tanta rigidez ao carro, como ele havia dito que poderia acontecer.
Ilustrei da forma que pude as dimensões que consegui alcançar com essas mudanças e a minha dúvida é a seguinte: Posso por pneus 33"?? Alguem ja colocou pneus 33" em Pajero Sport do mesmo do meu ano (pois na Full pelo que li, dá) sem ter que fazer mudanças além das feitas até agora??
Se os pneus 33" entram, há alguma coisa que forçaria no carro?? Ou seja, seria necessária uma manutenção maior??
OBS : estou usando atualmente pneus michelin 31x10,5 R15. A dúvida é a diferenca de dimensão dos pneus 33 pros 31, se no espaço que tenho, ele entra sem problemas.
LINHAS VERMELHAS : altura do solo até a início da lataria
LINHAS AZUIS : espaço da altura entre pneu e a lataria
LINHAS AMARELAS : espaço horizontal entre os pneus e a lataria
LINHA VERDE : altura total do carro (por 5cm quase que nao entra na garagem rs)
Desde já agradeço a todos!