Prezados colegas de fórum,
acabo de adquirir uma Pajero Sport 2008 AT a Diesel.
O carro é muito novo (70mil km) e foi de único dono. Porém, o antigo dono não ligava a tração do carro e com o efeito do tempo (penso), ela parou de funcionar.
A luz do painel pisca direto quando movo a alavanca da marcha (4H ou 4L) e a tração do carro não entra. Fiz um teste na areia da praia e constatei isto (só giram as rodas traseiras).
Levei o carro na autorizada Mitsubishi e o mecânico verificou todos os componentes (solenóide, interruptores, tubulação a vácuo, diferencial) durante 1,5 dias de avaliação pra achar o defeito. No final das contas, a concessionária me deu o diagnóstico de que a central de controle da tração (espec. MR222642) do carro está em curto circuito e por isso o carro não está tracionando. Esta central de controle fica abaixo do porta luvas, por dentro da carcaça, do lado direito (foto abaixo).
A explicação do mecânico da concessionária é que esta central de controle é que manda o pulso elétrico para a solenóide para depois acionar o sistema 4x4 do carro. Preço da peça: R$2.500,00!
Tirei o carro da concessionária e não fiz o serviço, devido alto preço. Dei uma pesquisada no ML e vi que alguns ferros velhos vendem a mesma peça por cerca de R$500,00.
PORÉM, ainda continuo na dúvida/desconfiança em acreditar que esta plaquinha/relé é fundamental para o carro a ponto de inutilizar toda a tração de um carro que tem acionamento mecânico (aparentemente).
Por isso estou sem saber se compro a peça e tento substituir, justamente por não ter certeza de que essa substituição irá resolver o problema do carro (parar de piscar a luz da tração e tracionar de fato). Pesquisei muito na internet e não achei nada detalhado sobre esta peça (MR222642).
Alguém do fórum conhece esta peça? Sabe qual sua função? Se ela de fato, quando quebrada, inutiliza o sistema de tração do carro?
Obrigado pela ajuda,
Duan Ferreira.