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Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: INTERCOOLER

  • #1
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    11/03/2005
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    INTERCOOLER




    olá amigos do forum,
    realmente este site so veio para contribuir com toda a nação 4x4, que pelo menos aqui no Ceara muito a cada dia.
    Mas a minha duvida e a seguinte: tenho uma PAJERO gls 1993, motor 2.5 diesel (mesmo da L 200), turbo intercooler de fabrica, so que o ventiladorzinho (que fica abaixo do intercooler) do meu intercooler não esta funcionando, sera que isso ocasiona algum problema? se não ocasiona problema, mas afeta muito o rendimento e o consumo do motor?
    outra coisa: noto que a PAJERO 1995 em diante tem aquela bolha no capo, para ajudar na refrigeração do intercooler creio eu, ja a minha não tem, seria bom adaptar uma? de qual carro daria certo? da L 200 sera?
    obrigado, aguardo a colaboração dos colegas 4x4

  • #2
    Banido
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    03/12/2004
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    Agradecimento: 1
    Problema? não nenhum (a não ser q a carbonização a longo prazo seja considerada como problema)
    Rendimento? piora
    Consumo? piora


    foto do motor com intercooler:
    http://motozurnal.centrum.cz/img/photo/4/4/657.jpg


    Bolha no capo? seria a tomada de ar no capo(scoop)? pq se for a tomada de ar frio p/ o intercooler entao ela realmente faz diferença.

    Tem várias tomadas para serem adaptadas no mercado, veja no ML talvez tenha alguma q atenda:


    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r-com-tela-_JM








    http://produto.mercadolivre.com.br/M...rbo-tuning-_JM





    valeu

  • #3
    Dero,
    Às vezes fico observando as gotas de água em cima do capô da minha Ranger, não só da Ranger, mas da maioria dos carros que tive. Só depois dos 80Km/H que elas começam a se mover e lentamente empurras pelo deslocamento do ar o que me faz questionar se realmente esses scoops melhoram o desempenho do intercooler mesmo ou se só fazem efeito estético.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Banido
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    03/12/2004
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    Agradecimento: 1
    Walter,

    Tb pensei nisso, até q uma vez vi uma matéria técnica sobre o rendimento do motor x temperatura do ar admitido, só então entendi q o q vale é diminuir a temp do ar admitido, partindo do principio q o motor compense p/ equilibrar a mistura ou esteja regulado para a mistura com ar mais frio como é o caso dos carros com intercooler.

    O q esse escoop faz é tornar possível a entrada de ar frio por depressão, uma vez q o cooler tem ventilador q puxa o ar para dentro.

    http://img28.imageshack.us/img28/3112/26yg.jpg

    http://www.nariwa.ne.jp/n2139/jikosh...jero.engin.jpg




    Sempre achei meio questionável a posição desse cooler sobre o motor (mesmo com ventilador) pq o motor irradia calor independente da passagem ou não do ar em sentido inverso, o ideal é na frente do cofre do motor, mas creio q ainda não chegaram a isso ou pq o rendimento não compensa ou pq falta espaço para um cooler de tamanho ideal.

    Existe tb a questão de indução de pressão no motor pela tomada de ar forçada (um "turbo natural"), tornado comum em várias motos de competição e mais conhecido pela sigla SRAD (Suzuki Ram Air Direct ) por causa da moto Suzuki, tudo bem q o ganho de pressão induzida pela velocidade de deslocamento é mínima, mas faz diferença, nesse caso seria obrigatória a tomada de ar ser feita pela zona de maior pressão. Hoje esse sistema é usado em todas as motos de alta performance e em alguns carros...

    http://www.motorcycle.com/mo/mcsuz/1.../jpgs/srad.jpg

    http://mtbike.co.kr/goods/images/suz...X-R1000_05.jpg



    Tem tb a tomada de ar frio ( por pressão negativa e não forçada) para admissão q é comum em vários carros hoje.


    Cada sistema tem uma característica.


    Hoje tanto se sabe sobre aerodinâmica e sobre dinâmica q tb me pergunto pq nossos carros não dispersam a água q fica sobre o capô e pq acumula no vidro trazeiro, tudo isso representa um desenho não aerodinâmico, não eficiente.


    Uma boa referência das Pajeros é o forum francês (http://le-pajero.com/forum/index.php)



    valeu

  • #5

  • #6
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    01/05/2005
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    o scoop original da l200 custa em torno de 100,00 na concessionária. Vale a pena. Eu adaptei na minha galloper que é igual a pajero do amigo.
    boa sorte
    Pajero Full 2014 Branca
    EX Pajero Dakar HPE 2013 Branca
    Ex : C/D-10; F1000-229D; F1000 4x4;Ranger 2.5L; Galloper; Ranger 3.0; Amarok HL

  • #7
    pessoal, os scoops são umas das tomadas de ar mais eficientes, pois eles pegam o que chamamos de "ar de impacto", diferentemente de alguns outros tipos de tomada de ar.

    Walter, pense por outro lado: se o ar tem força para arrastar gotas de água, é porque sua velocidade já é considerável... não se esqueça que, bem próximo a uma superfície (no caso o capô) a velocidade do ar é ZERO e, a uma distância mínima ela já é praticamente a velocidade do próprio carro...

    O ideal para a refrigeração do motor é ter, além das entradas de ar, uma saída, como nas Mercedes SLR e SL500... por permitir que o ar circule pelo cofre do motor, a extração de calor é MUITO mais eficiente!

    acho que minha explicação não foi lá muito clara, mas depois de algumas EISENBAHN... qualquer coisa perguntem

    abraços!

    ps: acho que posso falar um pouquinho sobre entradas e saídas de ar, afinal aerodinâmica é o meu trabalho

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