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Tópico: SPOA NA L200

  • #13



    Dero, acho que vc confundiu os nomes. Mas na minha essa brincadeira aumentou 1 polegada. O serviço acabou saindo de graça pq meu pai tinha comprado os pneus 31 e sem o calço fica apertado demais, então pra ñ perder o cliente o vendedor acabou fazendo esse serviço. Tem calços na roda de tras tbm, mas eu ñ tenho fotos.

  • #14
    Pessoal,

    que mal pergunte. Alguém sabe informar sobre o que a legislação de trânsito diz a respeito deste tipo de modificação?
    Fazer um Body lift é o sonho de consumo de quem gosta de 4x4, mas será que é permitido?
    Já pensou voce para em um sinal atrás de um Uno mille, o cara só vai ver seu para-choque e rodas!!!

    OBS: só estou perguntando .

  • #15
    Banido
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    Maverickturbo,

    Confundi mesmo

    Essa montanha de perguntas era para o Renato





    Flávio,

    O Código de Transito Brasileiro-CTB, prevê que as pick ups podem fazer alteração de suspensão e que essas alterações tem q ser submetidas ao órgão vistoriador para emissão do Laude de Segurança Veicular-LSV, após o qual as mudanças são transcritas para o CRLV pelo Detran (a redação nas observações do CRLV fica assim: "Veículo Modificado: veículo com suspensão alterada de acordo com o LSV nr.0000000000".

    Lembrando que a limitação a esse tipo de alteração está no fato de que os pneus NÃO pode sair do limite dos para lamas, por isso muitos aumentam os para lamas com alargadores de plástic, fibra e até no metal mesmo.

    Outra limitação (por Resolução do Contran) é a q diz q o diâmetro externo do pneu trocado pelo original tem q ser o mesmo. Mas isso é praticamente impossível qdo se trata de lift, onde justamente se quer ganhar um diâmetro maior.

    Muitas alterações de poucos cm passam desapercebidas pelos guardas q não conhecem os parametros de originalidade.

    valeu

  • #16
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Boa Vista/RR
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    Bom dia, desculpem estar me intrometendo aqui mas o assunto é interessante.

    Já vi muita gente trocando as bolas dizendo que L200 tem mola espiral na dianteira e que na trazeira a montagem dos feixes é spOa... Como já disseram acima, o sistema original é torção na dianteira e spua na trazeira.

    Muito show essa Dakota, ficou com cara de Ram
    Só não gostei dos braços longitudinais pois consumiram boa parte do vão livre

    Sobre a legislação o que tá no código é que no quesito suspensão UTILITÁRIOS NÃO TEM RESTRIÇÕES.

    []'s atrapalhando mais do que ajudando

  • #17
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    "
    Os americanos tinham molas dianteiras e amortecedores maiores e a trazeira feixes mais arqueados e amortecedores maiores.

    Os britânicos tinham uma super-hiper barra de torção com ancoragem bem mais alta na dianteira e só, na trazeira igual o kit gringo.

    Ambos com lift de 3´´ a 5´´ e valores proibitivos.

    Fiquei curioso sobre o kit.

    1) Aliás é um kit completo ou é reposicionamento de alguns componentes e adição de outros?

    2) A propósito qto vc tem de vão livre com esse kit? e qto tem de altura até o batente da porta?

    3) Vc instalou algum sistema de barra estabilizadora (escamoteável) nela? se não como está a dinâmica on road? (inclinação nas curvas e frenágens, dianteira e trazeira).

    4) Teve algum problema com torção exagerada no eixo trazeiro? ou com a luva do cardã? ou posicionamento do cardã?

    5) Teve algum problema na dinâmica da direção devido ao gradiente vertical da barra de direção?

    ufa "



    Vamos começar do início:

    1- Trata-se de um kit que eu produzi, onde você não fará nenhum tipo de solda, mantendo a originalidade da estrutura da sua camionete, sendo totalmente reversível posteriormente, permitindo até mesmo que esta unidade seja posteriormente instalada em outro carro similar.
    Consiste em um conjunto de peças que relocam todo o conjunto de fixação das balanças, e demais peças da suspensão dianteira.

    2- O vão livre ao qual você está preocupado, vai depender do ponto de referência que você tomar. Do chão até o diferencial só mudará com o aumento do diâmetro dos pneus, independentemente da altura da carroceria. Na dianteira, é possível ganhar alguns centímetros a mais , visto que o que seria o "peito de aço", pode sofrer alguma alteração em seu desenho, permitindo assim um ganho razoável no vão livre, mas basicamente segue a regra do eixo trazeiro. Em relação ao chassi, ouve um ganho de aproximadamente 50 cm, contando com o kit da suspensão mais os pneus.
    O batente da porta fica a exatamente 77 cm do chão.

    3- A barra estabilizadora é a original, e continua cumprindo muito bem o seu papel. A dinâmica on road está praticamente inalterada. Nos sistemas que utilizam bieletas, tal como a Ranger, é possível fazer um sistema que ao entrar em situação de off road pesado, é possível desconectá-la para permitir maior liberdade dos movimentos. No caso da Dakota, isso fica bem difícil, uma vez que a barra fica presa diretamente à balança.

    4- Com relação ao cardã, foi necessário confeccionar um novo, uma vez que a distância do eixo ao câmbio aumentou. Com relação à torção do eixo, foi neutralizada com a adição de uma barra longitudinal

    5- Barra de direção assim como todos os componentes da suspenção foi relocada, e trabalha na mesma relação de posicionamento como quando era original


    Espero ter assim exclarecido algumas de suas dúvidas.

    Até logo.[/size]

  • #18
    Banido
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    Renato Fraga,

    Show de bola.

    O produto ja é comercial?

    Se sim estamos falando de qto pra vc instalar e para enviar o kit?





    Jipeiro_RR,

    Também não entendi o kit inglês com molas dianteiras, detalhes em:
    http://www.explorerprocomp.co.uk/aca...itsubishi.html






    O Kit gringo é assim descrito:
    "This Mitsubishi L200 95-04 2 inch Suspension Lift Kit fits the single and double cab models. Kit comes complete with heavy duty front torsion bars, rear leaf springs with urethane bushes, rear extended shackles, u-bolts, ES3000 shock absorbers and shock boots"
    Fotos:
    http://www.l200.org.uk/gallery/displ...lbum=23&pos=11


    valeu

  • #19
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    Como estava confuso fui na fote o "pai dos burros":

    "Uma suspensão deve englobar um amortecedor e uma mola. O elemento mecânico que desempenha o papel de "mola" pode ser uma mola helicoidal, uma mola de lâminas ou uma barra de torção. Todos eles desempenham a mesma função. No caso da barra de torção, é uma solução muito comum nos veículos todo-o-terreno. "
    http://www.xl.pt/autopedia/susp_dir/barra_torcao.shtml



    seta amarela:




    outra:
    "Molas de torção são aquelas cuja solicitação predominante é a da torção. A mola de torção mais simples é chamada barra de torção. É constituída por uma barra de seção circular de eixo retilíneo, presa por uma extremidade e sujeita na extremidade livre a um momento que age num plano normal ao eixo da barra. Age como mola quando coliga elasticamente dois órgãos mecânicos que devem submeter-se a afastamentos angulares elásticos relativos. O coeficiente de rigidez torcional é dado por Kt = Mt/j e representa o momento torçor necessário para que a seção da extremidade livre da barra gire de um ângulo j = 1 radiano; este é tanto maior quanto maior é o módulo de elasticidade transversal G do material e do momento de inércia polar Jp, da barra, e quanto menor é o comprimento l da barra. Demonstra-se, também, que a energia potencial elástica absorvida pela barra é igual a (1/2) Kt.j2. "
    Para pesquisa:
    http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/06_36.asp





    Vejam esse lift na barra de torção com reposicionamento dos suportes:
    http://abell.as.arizona.edu/~hill/4x4/realift.html






    Outra barra de torção





    Comparação entre tipos de suspensão:
    http://www.speedyautomotive.com/susp...20Bar%20System


    valeu

  • #20
    Dero

    Essa explicação de engenheiro matou a pau!
    Como a mola deve se comportar na elipse do circulo angular radial de torção superior mediana equalizada com o suporte dos tirantes do curso que somam as bieletas cicatrizadas nas bandejas radiais de curso ortogonais e paralelismo com a milimetragem de vão livre.

    Hhahahaha to quase lá hein!!

    Queria falar pro cara da DAKOTA pra ele aparecer no Pacaembú, de quinta feira a partir das 17:00, se ele morar em Sampa. Essa dakota tá de macho, e olha que nem é 4x4. Tem que ter bagos. Parabéns!

    OBS: chama aquele maluco que queria rebaixar a L200 com as rodas 22" e mostra essa dakota mutante!!!

    abraços

  • #21
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Citação Postado originalmente por Turtle
    Dero



    Queria falar pro cara da DAKOTA pra ele aparecer no Pacaembú, de quinta feira a partir das 17:00, se ele morar em Sampa. Essa dakota tá de macho, e olha que nem é 4x4. Tem que ter bagos. Parabéns!

    OBS: chama aquele maluco que queria rebaixar a L200 com as rodas 22" e mostra essa dakota mutante!!!

    abraços

    Obrigado pelos elogios, e também pelo convite, mas infelizmente não poderei comparecer ao Pacaenbú, pois moro em Bauru, no interior de São Paulo.

  • #22
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Turtle
    Dero

    Essa explicação de engenheiro matou a pau!
    Como a mola deve se comportar na elipse do circulo angular radial de torção superior mediana equalizada com o suporte dos tirantes do curso que somam as bieletas cicatrizadas nas bandejas radiais de curso ortogonais e paralelismo com a milimetragem de vão livre.
    tomara q o cara q for ler isso tudo nao tenha ejaculação precoce, senao.........

  • #23
    Usuário Avatar de JairoM
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    Dero,

    Visitei a pagina que vc mandou o link... sobre a L-200.

    Lá, tem L-200 cabine simples, o que nao existe no Brasil. Talvez, a foto com molas helicoidais deva ser pra ela mesma (a cabine simples).

    Repare que ao lado desta foto, tem outra onde não aparecem molas helicoidais...
    SPOA NA L200 Imagens Anexas SPOA NA L200-suspensionkit_mitsubishi_113.jpg 

  • #24
    Usuário
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    Relação diferencial Dakota com pneus 35"

    Renata Fraga:

    Por favor , gostaria de saber se voce alterou a relação do diferencial da sua Dakota para andar com os pneus 35" pois eles devem ter alongado bastante a relação prejudicando a força nas arrancadas.....
    Tenho uma Ranger com BF 33" e a relação alongou 14% deixando ela meio fraca para arrancar.

    Obrigado

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